TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (DA)

Por:   •  26/11/2018  •  Artigo  •  3.168 Palavras (13 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACON - (FACULDADE DE CONCHAS)

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (DA)

                                     

JULIANA ALVES DE OLIVEIRA

A PEDAGOGIA WALDORF NA ALFABETIZAÇÃO DO SURDO

Bofete

2016

[pic 2]

JULIANA ALVES DE OLIVEIRA

A PEDAGOGIA WALDORF NA ALFABETIZAÇÃO DO SURDO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Conchas, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva (DA), sob a orientação do Ms. Prof.º Adriana do Carmo de Jesus.

Bofete

2016

RESUMO

Neste artigo vamos compreender a pedagogia waldorf, no processo de aprendizagem de crianças surdas, assim, podendo apresentar características diferenciadas utilizadas no contexto escolar. Portanto, aprender como desenvolver as metodologias, didáticas e técnicas no ensino fundamental ciclo I para realizar o ensinamento da Língua de Sinais, Língua Portuguesa e Lógico Matemática e proporcionar um desenvolvimento enriquecedor do alunado com deficiência auditiva. Podendo, o surdo adquirir a compreensão na Língua de sinais e ser alfabetizado na Língua Portuguesa, assim, tendo o processo de alfabetização simultâneo em duas línguas, junto a teoria da Pedagogia Waldorf que proporciona um currículo escolar mais formativo, construtivo e qualitativo na vida do educando surdo e ouvinte.

PALAVRA-CHAVES: Deficiência Auditiva. Pedagogia Waldorf. Escola. Formação.

ABSTRACT

In this article we will understand Waldorf pedagogy, in the learning process of deaf children, thus, being able to present differentiated characteristics used in the school context. Therefore, learn how to develop the methodologies, didactics and techniques in elementary school cycle I to carry out the teaching of Sign Language, Portuguese Language and Mathematical Logic and provide an enriching development of pupils with hearing impairment. The deaf may acquire understanding in Sign Language and be literate in the Portuguese Language, thus having the simultaneous literacy process in two languages, together with the Waldorf Pedagogy theory that provides a more formative, constructive and qualitative school curriculum in the life of the Educating deaf and hearing.

KEYWORDS: Auditory Deficiency. Waldorf Pedagogy. School. Formation.

INTRODUÇÃO

Neste artigo vamos compreender a pedagogia waldorf, no processo de aprendizagem de crianças surdas, assim, podendo apresentar características diferenciadas utilizadas no contexto escolar. Portanto, aprender como desenvolver as metodologias, didáticas e técnicas no ensino fundamental ciclo I para realizar o ensinamento da Língua de Sinais, Língua Portuguesa e Lógico Matemática e proporcionar um desenvolvimento enriquecedor do alunado com deficiência auditiva.

Segundo Santo (1996) a Pedagogia Waldorf tem aspectos que assimila na escola com metodologias e didáticas inseridas no contexto do alunado surdo e ouvinte, assim, podendo realizar a proposta de trabalho no ensino fundamental de conteúdo que podem ser desenvolvidos especificamente para cada aluno. Portanto as metodologias como exemplo de Língua Portuguesa e Lógico Matemática são desenvolvidas atividades relacionadas no contexto escolar e social do alunado surdo e ouvinte.

Assim podemos ter um entendimento com tudo, tende o trabalho em conjunto com a vida fora ou dentro da escola do alunado surdo e ouvinte. Portanto o ensino aprendizagem de pessoas com deficiência auditiva deve ser diferenciados e integrador, assim, podem ser enriquecedores para o desenvolvimento sociocultural e histórico da criança surda.

Para Santos (1996) o princípio de tudo é que em algumas escolas, com as públicas tem à continuidade do professor em sua sala de aula como no ensino fundamental, assim, podendo atingir a proposta da Pedagogia Waldorf, assim, tendo um convívio a mais com alunado surdo e podendo desenvolver melhor sua aprendizagem. Portanto ao desenvolver os aspectos do processo de ensino aprendizagem do aluno surdo ou ouvinte devem ser desenvolvidas suas características físicas, mental, emocional e espiritual podendo assim proporcionar as relações sociais e inclusão dos educandos.

Assim compreendemos como os conceitos educacionais, tende seu papel importante no processo de alfabetização do alunado com deficiência auditiva no ensino fundamenta, podendo ter desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e ambiental escolar. Portanto, a proposta de ensino aprendizagem dos docentes junto a teoria da Pedagogia Waldorf tem um currículo escolar mais formativo, construtivo e qualitativo.

Segundo Trevisan, Mosquera, Pereira, (Orgs) (2011) compreender que alfabetização de surdos tem uma série de competências linguísticas e metalinguísticas oroaurais e sinalizadas. Portanto, esse processo de ensino aprendizagem é crucial para que o sujeito adquira o vocabulário receptivo visual, assim, adquirindo os sinais de Libras tais como as habilidades de realizar a comunicação de Língua de Sinais e também, podendo compreender a Língua Português e fazer as leituras orofacial.

Portanto compreendemos que todo o processo de ensino aprendizagem do surdo tem duas competências realizadas, tais como, linguísticas e metalinguísticas. Podendo, o surdo adquirir a compreensão na Língua de sinais e ser alfabetizado na Língua Portuguesa, assim, tendo o processo de alfabetização simultâneo em duas línguas, junto a teoria da Pedagogia Waldorf que proporciona um currículo escolar mais formativo, construtivo e qualitativo na vida do educando surdo e ouvinte.

FORMAÇÃO DO DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO SURDO

Compreendemos como é o papel do professor no processo de ensino aprendizagem da criança surda e proporciona metodologias, didáticas e técnicas diferenciadas para que haja um desenvolvimento cognitivo, motor e social. Portanto o trabalho desenvolvido no contexto escolar é importante para construção histórico-social do alunado surdo e ouvinte.

Segundo Campos (2013) a explicação que podemos entender da postura do professor em sala de aula, apresenta um caráter cultural e social, à docência caracteriza por um tipo de trabalho envolvendo um sujeito com outros sujeitos. Portanto, o docente tende se conscientizar com o seu modo de ensinar os alunos surdo e ouvinte, assim para que haja um desenvolvimento em sua autonomia e criticidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com