TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS AS TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, DESTACANDO OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS ANOS.

Por:   •  27/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

QUAIS AS TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, DESTACANDO OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS ANOS.

  1. Resposta:

O processo de ensino-aprendizagem historicamente evoluiu com a sociedade, e as várias tendências pedagógicas demonstram que o papel da escola, o conteúdo de ensino e os métodos de ensino sofreram alterações. E, nas últimas décadas ocorreram mudanças significativas no que tange as tecnologias e consequentemente mudanças no uso e aplicação destas tecnologias no contexto escolar. Neste sentido corrobora Gomes que diz:

 “O grande desafio aos educadores do século XXI é discutir e refletir sobre possibilidades e resultados do uso das TIC’s, pois já não cabe mais uma educação tradicional e tecnicista, onde o professor é transmissor e o aluno expectador do processo de ensino-aprendizagem.” .GOMES (2020.pag .152)

O uso da tecnologia na educação mostra-se extremamente eficaz e cada vez mais seus benefícios são estudados e aprimorados. Celulares, tablets, games, softwares e aplicativos ... são recursos usados no aprendizado para jogos, vídeos ou até mesmo pesquisas em classe, e apresenta uma infinidade de aplicações no contexto escolar. As crianças e adolescentes acabam tendo contato com estes recursos tecnológicos desde idades tenras, e são chamados de “nativos digitais” definidos também como sendo a geração que nasceu e cresceu com recursos tecnológicos já consolidados na sociedade.

 Observa-se a tendência é que estas tecnologias sejam cada vez mais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, MOTIEL ANDRADE (2020-pag.129) afirmam   “com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos, juntamente com a tendência do mundo de tornar-se cada vez mais informatizado, torna-se inevitável ressaltar a importância da informática aplicada ao ensino. 

BIBLIOGRAFIA:

GOMES, Mônica Cordovil De Oliveira Martins, and Alessandro Martins GOMES. "O uso das TIC's no ensino de História." In Tecnologias educacionais: uma abordagem contemporânea, 144–153. Uniedusul Editora, 2020. Acessado em 26/10/2021, disponível em:   https://www.uniedusul.com.br/publicacao/tecnologias-educacionais-uma-abordagem-contemporanea/

MONTIEL, Fabiana CelenteANDRADE, Danielle Müller De . Tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física - uma experiência no IFSUL. In: Gabriel Calefe Pereira da Silva; Welington Junior Jorge. (Org.). Tecnologias educacionais: uma abordagem contemporânea. 1ed.Maringá: Uniedusul Editora, 2020, p. 123-133. Acessado em 26/10/2021, disponível em:   https://www.uniedusul.com.br/publicacao/tecnologias-educacionais-uma-abordagem-contemporanea/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com