TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro dos períodos educação especial

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno (a): Andressa Borsuk

Disciplina: Educação Especial I

Turma: 2º Ano – Diurno

Valor: 2,0 pontos

Individual

Com base nos capítulos I (Aspectos históricos da relação sociedade e deficiência) e capítulo II (A educação especial em transição: da integração à inclusão) complete o quadro abaixo, explicando o que foi/é ou pode vir a ser cada um desses períodos e suas principais características:  

Extermínio

Segregação

Integração

Inclusão

Período onde as pessoas com deficiências não tinham direito a vida. A condenação à morte dessas pessoas era feita logo após seu nascimento, assim pessoas que nasciam com deficiências visíveis, como, a falta ou deformação de membros ou a incapacidade de falar ou enxergar, eram relegadas ao abandono, abandonadas em montanhas deixadas a própria sorte, atiradas de penhascos ou eliminadas. Essa prática era realizada, sem ódio, normalmente, conforme a organização sociocultural da época.

Período em que a relação com a deficiência foi marcada por ações assistenciais e filantrópicas, vinculadas a Igreja Católica e seus dogmas. Período em que havia preocupação com o campo educativo, ou seja, não se destinava a devida atenção ao aprimoramento do aspecto cognitivo. Era preferido o trabalho por meio de terapias individuais (psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia) realizadas por profissionais da área da saúde. Prevalecia que elas estariam protegidas e bem cuidadas em escolas especiais.

Período em que os movimentos sociais se iniciaram com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência nos espaços sociais, como por exemplo, as escolas, saúde, lazer e esportes. Mesmo promovendo a socialização não deixou de ter um caráter segregado já que as responsabilidades eram depositadas na pessoa com a deficiência. Período de criação do modelo clinico-terapêutico. Período em que era notável a acomodação dos sistemas educativos.

A Integração ocorre nos dias de hoje, pois alunos com deficiências são colocados em classes regulares, mas a evolução depende do seu próprio esforço.

A Inclusão é uma proposta de uma nova sociedade. A inclusão envolve a convivência com as mais variadas culturas, ideologias e particularidades. O respeito á diversidade é um aspecto essencial para a conquista de uma educação inclusiva com vistas á igualdade de direitos para todos. É notório, com base nos aspectos anteriores apresentados, que houve um grande avanço nas perspectivas sobre a inclusão. No entanto no atual modo capitalista é inimaginável supor que todos terão acesso aos bens e serviços, ainda há muitos outros fatores que precisam ser alcançados para a efetivação da inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com