TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro síntese tecnologia assistiva

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

Tecnologia Assistiva (T.A)

Descrição

Público alvo

Talheres Modificados

[pic 1]

Fonte: google imagens

Esses talheres são especiais para pessoas que possuem algum tipo de deficiência no ato de pegar ou coisa semelhante. Por exemplo pessoas que perderam parte da mão ou dedos, pessoas que possuem rigidez no musculo da mão e etc. Inclusive, existem talheres especiais para pessoas que possuem tremores em excesso em suas mãos

Pessoas que perderam ou nasceram com deficiência em suas mãos. Pessoas que possuem rigidez, falta de dedos, tremores, falta de firmeza e etc.

Suportes para utensílios domésticos

[pic 2]

Fonte: google imagens

Essa tecnologia tem a ideia de facilitar o armazenamento de utensílios domésticos. Segue a mesma lógica dos talheres modificados e possuem o mesmo público alvo, porém esses serão usados para armazenar os itens de forma mais fácil.

Pessoas que perderam ou nasceram com deficiência em suas mãos. Pessoas que possuem rigidez, falta de dedos, tremores, falta de firmeza e etc.

Roupas desenhadas para facilitar o vestir e despir

[pic 3]

Fonte: google imagens

Esse tipo de tecnologia se baseia em fazer roupas que facilitam seu uso. Roupas folgadas, roupas que possuem cordas para amarrar e desamar, roupas com velcro e etc. se encaixam nesse tipo de tecnologia.

Todo os indivíduos que possuem limitações musculares, falta de coordenação motora ou algum tipo de limitação para que use roupas convencionais

Abotoadores

[pic 4]

Fonte: google imagens

Esse tipo de  tecnologia, assim com as roupas desenhadas, é um tipo de tecnologia que se consiste uma haste com uma corda rígida envolta que serve para facilitar no momento de abotoar as roupas

Todo os indivíduos que possuem limitações musculares, falta de coordenação motora ou algum tipo de limitação para que use roupas convencionais. Além de pessoas que perderam os dedos ou parte deles.

Barras de apoio

[pic 5]

Fonte: google imagens

Barras de apoio, são barras geralmente de metal que são fixadas em várias parte da casa, escola, igreja ou qualquer local físico que atendam às necessidades físicas de um deficiente

Esse tipo de tecnologia pode ser usado por pessoas com deficiência visual, pessoas com problemas de locomoção

Eletrônicos com “falantes”

[pic 6]

Fonte: google imagens

Esse tipo de tecnologia pode ser um dos mais vistos na sociedade. Eles englobam vários tipos de equipamentos, tais como calculadora, relógio, termômetro, medidor de pressão e etc.

Esse tipo de tecnologia é usado amplamente por pessoas que possuem deficiência visual.

Engrossador de lápis

[pic 7]

Fonte: google imagens

Esse tipo de tecnologia, consiste em tipo de cano que irá aumentar o diâmetro do lápis  

Pessoas com rigidez entre os dedos impedido que os fechem.

Aranha mola

[pic 8]

Fonte: google imagens 

Serve para fixar a caneta, facilitando, reeducando ou substituindo a pressão necessária para a escrita.

Pessoas com casos de paralisia cerebral, AVCs, pós operatório da perda de um dos dedos da mão , como o polegar ou uma lesão medular.

Pulseira de ímã estabilizadora

[pic 9]

Fonte: google imagens

Esse recurso minimiza movimentos das mãos e auxilia pessoas com deficiência física.

Indicado para pessoas que possuem movimentos involuntários dos membros superiores. Indivíduos com sequela de encefalopatia.

Plano inclinado

[pic 10]

 Fonte: google imagens

Um apoio para leitura. Possui duas dobradiças na parte interna para abertura da parte frontal; haste em alumínio para a regulagem dos 5 níveis de altura ou inclinação; elástico, para prender folha de atividade ou livro, ajustável em qualquer parte frontal do plano na parte superior, pois não é fixo. Esse elástico serve para portabilidade desse material.

Auxilia pessoas com baixa visão, pois aproxima o material de escrita ou leitura do campo visual do usuário.

Virador de página por acionadores

[pic 11]

Fonte: google imagens

Um sistema ou dispositivo elétrico que folheia as páginas de um material impresso após um comando feito pelo usuário em um acionador adequado às suas habilidades motoras. Esse dispositivo substitui a habilidade motora do usuário na realização da leitura.

Pessoas com pouquíssimo movimento de braços e mãos possam efetuar o acionamento. Seleciona-se um acionador adequado às habilidades do usuário, como por exemplo, acionadores controlados por movimentos da cabeça, das mãos, dos pés ou de outra parte do corpo.

Pranchas de comunicação impressa;

Pranchas com produção de voz;

Pranchas dinâmicas de comunicação no tablet.

[pic 12]

Fonte: google imagens

As pranchas de comunicação impressa, construídas com simbologia gráfica (BLISS, PCS);

As pranchas com produção de voz, (vocalizadores de mensagens gravadas), gerada com o software  Boardmaker SDP no equipamento EyeMax (símbolos são selecionados pelo movimento ocular e a mensagem é ativada pelo piscar);

Esse software e outros também podem ser utilizados em computadores tipo tablets.

Atendem a pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e/ou compreender.

Teclado expandindo e programável Intellikeys e Mouse;

(Dispositivos de entrada)

 Sistema EyeMax e Linha Braille.

(Dispositivos de saída)

[pic 13]

Fonte: google imagens

Dispositivos de entrada:

teclados modificados, teclados virtuais com varredura, mouses especiais e acionadores diversos, software de reconhecimento de voz, dispositivos apontadores que valorizam movimento de cabeça, movimento de olhos, ondas cerebrais (pensamento), órteses e ponteiras para digitação.

Dispositivos de saída:

EyeMax (controle do computador com movimento ocular),

 softwares leitores de tela, software para ajustes de cores e tamanho das informações (efeito lupa),

os softwares leitores de texto impressos  (OCR);

Impressoras braile e linha braille ;

Impressão em relevo.

Conjunto de hardware e software especialmente idealizado para tornar o computador acessível a pessoas com privações sensoriais (visuais e auditivas, intelectuais e motoras.

Controle de ambiente por controle remoto

[pic 14]

Fonte: google imagens

O controle remoto pode ser acionado de forma direta ou indireta e neste caso, um sistema de varredura é disparado e a seleção do aparelho, bem como a determinação de que seja ativado, se dará por acionadores (localizados em qualquer parte do corpo) que podem ser de pressão, de tração, de sopro, de piscar de olhos, por comando de voz etc.

Pessoas com limitações motoras podem ativar acionadores localizados no seu corpo para realizar diversas atividades dentro da sua própria casa, ações rotineiras do lar interna e externamente, usufruir de todos os cômodos e de seus respectivos eletroeletrônicos.

Controle de ambiente na automação residencial;

[pic 15]

Fonte: google imagens

As casas inteligentes se auto ajustam às informações do ambiente como temperatura, luz, hora do dia, presença de ou ausência de objetos e movimentos, entre outros. A automação residencial visa a promoção de maior independência no lar e a proteção.

Para pessoas idosas com limitações, pessoas com demência e as que possuem deficiência intelectual.

Arquitetura planejada para acessibilidade

[pic 16]

Fonte: google imagens

Adaptada com rampas, elevadores, adequações em banheiros, mobiliário entre outras,

Reduzir ou retirar barreiras físicas para pessoas com deficiência física e sensorial.

Órteses

[pic 17]

Fonte: google imagens

Alinha, corrige ou regula um membro do corpo para recuperação de mobilidade e autonomia, garantindo melhor posicionamento, estabilização e/ou função. Seu uso pode ser definitivo ou temporário. Alguns exemplos, como, aparelhos auditivos, lentes de contato, marca-passo. Órtese dinâmica: utilizada para mobilidade dos membros superiores ou inferiores através da tração por elásticos.

Pessoas ou pacientes com deformidades ou insuficiências de membros, órgãos ou tecidos, por motivos de acidentes ou doenças adquiridas.

Próteses

[pic 18]

Fonte: google imagens

São peças artificiais que substituem partes ausentes do corpo, como membros, órgãos e tecidos. Alguns exemplos, como, perna mecânica, dentadura, coração artificial.

Pessoas com parte de um membro superior ou inferior amputado através de acidentes ou doenças ou que não funcionam devidamente.

Adequação Postural

[pic 19]

Fonte: google imagens

São recursos e sistemas especiais de assentos e encostos, que auxiliam e estabilizam a postura deitada e de pé, prevenindo deformidades corporais, alguns exemplos como almofadas no leito e estabilizadores ortostáticos.

Deficientes físicos que necessitam de cadeiras de rodas, levando em consideração suas medidas, peso e flexibilidade ou alterações músculo- esqueléticas.

Auxílios de mobilidade

[pic 20] 

Fonte: google imagens

Bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeiras de rodas manuais ou elétricas. Nessa lista está também as scooters elétricas motorizadas, elas possuem controlador de motor com frenagem regenerativa para locais um pouco íngremes (essenciais aos deficientes físicos e pessoas com membros reduzidos).

Pessoas idosas com deficiências no equilíbrio, dores ao caminhar ou incapazes de exercerem atividades do cotidiano que necessitam da locomoção. Pessoas com deficiência física unilaterais ou bilaterais.

Auxílios para a Visão

[pic 21]

Fonte: google imagens

Ampliação da função visual:

 Lupas manuais e eletrônicas, lentes, softwares ampliadores de tela.

Conteúdos visuais em áudio ou informação tátil:

Material gráfico com texturas e relevos, mapas e gráficos táteis, software OCR em celulares para identificação de texto informativo, etc.

Pessoas com baixa visão, visão desfocada ou visão limitada como míopes.

Deficientes visuais que necessitam de recursos auditivos e táteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (548.9 Kb)   docx (471.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com