TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a Importância dos métodos da matemática para a EJA.

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional

Unidade Pirituba

NOME

Glaucia dos Santos Peca,  RA 6614357097

Sueli Vieira Brandão,  RA 6450319301

Thais Oliveira da Silva,  RA 6823494135

Rita de Cássia de Freitas,  RA 6826485551

Cássio da Silva Pereira,  RA 8050771225

Professora: Valéria

Disciplina: EJA

Semestre: 6°

Qual a Importância dos métodos da matemática para a EJA.

Trabalho desenvolvido na disciplina de apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Disciplina EJA, sob orientação da Professora Valéria.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a importância de trabalhar método da Matemática para a EJA, que necessita de um  modelo pedagógico próprio.

Neste caso faremos uma reflexão sobre os princípios metodológicos que norteiam a prática pedagógica do professor de Matemática da EJA.

Introdução

EJA, ( Educação de Jovens e adultos ) sendo uma modalidade de Ensino que abrange tanto de jovem como de adultos, que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos básicos na idade apropriada, pensar na EJA é absorver a ideia de que todos tem o direito de educação escolar. A EJA tem por objetivo principal integrar esses cidadãos na sociedade, garantindo o direito a educação e a escolarização.

A EJA é diferenciada das outras modalidades de Ensino por apresentar um publico que em particular possui características que diferencia dos estudantes do Ensino regular, esse público da EJA possui especificidades que vão além da idade cronológica, uma vez que esses jovens e adultos têm interesses, motivações, experiências e expectativas que devem ser consideradas no processo educacional.

 

Qual a importância dos métodos da Matemática para a EJA.

Diversas variáveis intervém no ensino de Matemática para jovens e adultos: um público especial, um curso com limitações de tempo, a falta de materiais específicos para esse público e um professor geralmente sem formação especifica para essa atuação.

Sendo o educando adulto um excluído da escola regular e tendo o ensino da Matemática formal contribuído parcialmente nesse processo de exclusão, uma das metas da educação de jovens e adultos passaria a ser a reversão dessa situação.

Piaget anuncia que a Matemática (...). Nada mais é do que uma lógica, que prolonga da forma mais natural a lógica habitual e constitui a lógica de todas as formas um pouco evoluídas do pensamento cientifico. Um revés na Matemática significaria assim uma deficiência nos próprios mecanismos do desenvolvimento do raciocínio.

(Piaget; Greco, 1974, p63)

A lei de evolução é muito clara, todas as noções de Matemática principiam por uma construção qualitativa antes de adquirirem um carácter métrico. (Piaget; Greco, 1974, p 67). Através de um trabalho autônomo, espontâneo, a partir de seu saber e sua lógica o aluno chega á necessidade de construir os conceitos de forma a tornar a Matemática algo significativo para sua vida.

Um dos conceitos fundamentais para a formação do pensamento lógico-matemático é o da relação; troca com outro.

A inteligência progride na medida em que o sujeito se torna capaz de criar relacionamentos entre saberes e coordena-los em sua mente. A possibilidade do ser humano estabelecer relações lógicas é que lhe dá condições de construir o seu conhecimento.

Neste contexto, a construção coletiva é uma estratégia isto é, cooperar não é fazer pelo outro nem torná-lo dependente, mas dar condições para que o outro possa chegar a soluções próprias para as situações – problemas através das trocas de sugestões e novos saberes discutidos no grupo, correndo o risco que este tipo de atividade engendra; a possibilidade de erro.

Desta forma, o papel do professor especialmente nas aulas de Matemática, é o organizar um ambiente favorável á ação, á experimentação e ao intercâmbio entre jovens e adultos, criando situação que solicitem dos jovens e adultos o estabelecimento de relações a quantificação e a construção de operações, os jogos Kamii e Declark 1994, podem contribuir para organização deste ambiente, na medida em que forem vistos pelo professor como uma arte que requer reflexão e experimentação para maximizar seu potencial.

Os jogos estimulam a descoberta e a reflexão sobre as ações realizadas, desenvolvem atitudes, habilidades e conhecimentos, contribuindo para que os indivíduos saibam conviver num grupo social e respeitar regras.

Trabalhar com outros recursos didáticos nas aulas de Matemática como: jogos, televisão, réguas, encartes de propaganda, computador, calculadora e outros facilitam a ação educativa, propicia condições para que o aluno da EJA possa competir com igualdade com outros sujeitos e contribui para formação do aluno trabalhador, requer o saber e utilizar os diversos recursos tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com