TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância da linguagem no desenvolvimento infantil?

Por:   •  5/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A Educação Infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança, é nessa etapa que ela começa a experimentar o mundo, aprende a conviver com as diferenças, faz novos amigos, faz diversas descobertas em todas as áreas do conhecimento, hoje diversas formas de linguagem são usadas na educação infantil, para auxiliar no desenvolvimento integral nessa fase tão importante do desenvolvimento infantil e nos trouxemos um pouco disso para construção do nosso trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 - Qual a importância da linguagem no desenvolvimento infantil?

A comunicação humana está presente em nossa vida desde o ventre materno, onde reconhecemos a voz de nossos pais, sentimos o carinho e aconchego dos nossos cuidadores, assim como outros sentimentos de medo ou raiva também podem ser percebidos pelo bebê pelo tom de voz materno.

O desenvolvimento da linguagem acontece desde o período da concepção, onde a mãe e a criança, criam um vínculo muito forte. Quando o bebê nasce, já reconhece a voz do pai e da mãe e se acalma com alguns sons que ouvia dentro da barriga.

Diversos fatores podem influenciar no bom desenvolvimento da comunicação da criança, como estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional através de brincadeiras adequadas para cada faixa etária, interação e um bom vínculo paterno e materno, contar histórias, ouvir músicas. Todos esses fatores contribuem para o processo de aquisição da fala, pois é ouvindo e interagindo com o ambiente ao seu redor que a criança aprende a dar significado as coisas.

2.2 - Leitura e Escrita na Educação Infantil?

A leitura e importância dos livros na educação infantil é uma atitude necessária, não somente para as instituições de ensino e educadores, os responsáveis também devem estar cientes dos benefícios da prática de leitura.

Aprender a ler é um momento que marca o início de novas possibilidades e descobertas. Por isso é fundamental que a escola, em parceria com a família, incentive o habite de leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares.

O contato com os livros auxilia no desenvolvimento intelectual, psicomotor e cognitivo das crianças. A leitura contribui para melhorias na fala, no vocabulário e rendimento escolar. Além de favorecer a aquisição de cultura, incentivar a imaginação, estimular a criatividade, melhorar a escrita, estimular atitudes éticas, entre outros.

2.3 - Como trabalhar com a linguagem escrita na Educação Infantil?

Trabalhar a aprendizagem da escrita na educação infantil é inserir a criança nessa forma de linguagem. As crianças estão inseridas desde que nascem no mundo da linguagem. Em suas experiências no dia a dia descobrem que a escrita faz parte de seu contexto e com o decorrer compreendem a sua funcionalidade.

Faz parte do processo de alfabetização ensinar boas práticas de escrita para as crianças. Na Educação Infantil, significa inseri-las no mundo da linguagem escrita, o que proporciona experiências e vivências que possibilita o contato com a escrita e leitura.

Segundo a BNCC as crianças manifestam curiosidade pela escrita desde pequenas. Ouvir histórias, observar palavras, letras e textos ao seu redor, faz com que ela construa uma concepção da língua escrita. Praticar a escrita na Educação Infantil significa inserir a criança na cultura, proporcionando experiências com a literatura infantil.

2.4 - Como o trabalho na Educação Infantil possibilita o acesso às diferentes linguagens?

As múltiplas linguagens é um processo de reconhecimento do desenvolvimento e aprendizagem da criança, no qual usa a imaginação e o organiza o espaço que está inserida. É importante trabalhar enfatizando o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, pois é nesse momento de experiência que exige além de um acompanhamento, formas eficazes na ação pedagógica.

Sendo assim a criança está sempre em desenvolvimento seja psicologicamente ou fisicamente, em que as transformações ocorridas vão sempre desencadeadas na medida que o professor dispõe sua prática de influentes com um significado quantitativo ou qualitativo.

As diferentes linguagens são recursos que atravessa o desenvolvimento infantil, e os professores sempre devem estar preocupado em realizar atividades que contribua nesse processo, como por exemplo, leituras audiovisuais e visuais através da contação de história, atividades variadas e lúdicas que estimulem a aprendizagem, trabalhando com colagens, pinturas e desenhos, atividades que possibilita a compreensão das linguagens através das brincadeiras, respeitando a individualidade e singularidade de cada um.

2.5 - Qual Matemática na Educação Infantil?

A Matemática é uma área que deve ser trabalhada desde a Educação Infantil, é de extrema importância desenvolver essa área de conhecimento desde o início da vida escolar da criança. De acordo com a BNCC a Matemática quando desenvolvida de forma correta auxilia não só o desenvolvimento escolar da criança, mas também o desenvolvimento como ser humano.

Quando não desenvolvida de forma correta a Matemática pode ser uma vilã na vida criança, fazendo que cresçam e se tornem adultos que não gostem dessa disciplina que está presente no nosso dia a dia. A matemática é importante para o desenvolvimento integral das habilidades e capacidades do ser humano, na Educação Infantil auxilia no raciocínio lógico e na capacidade de criação.

O lúdico no ensino matemática é uma ferramenta importante, pois auxilia na aprendizagem e as crianças aprendem com entusiasmo, pois a criança aprende brincando. O brincar enriquece também as relações sociais, os jogos ajudam no trabalho lúdico, fazendo de forma facilitadora e prazerosa.

2.6 - Qual a importância da linguagem das ciências na Educação Infantil?

A ciência quando introduzida na educação Infantil vai além de aprender as ciências, ela contribui para o desenvolvimento de habilidades e o entendimento inicial para explorações da vida, é importante trazer para as crianças as informações com uma linguagem adequada para que elas entendam as diferentes ideias, a realidade para as crianças é muito importante para que o conhecimento que está sendo introduzido para elas possa ser baseado a partir de algo real e esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com