TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola?

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  2.295 Visualizações

Página 1 de 2

 Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola?

O PPP tem por objetivo organizar e otimizar as ações a serem implantadas na escola, estabelecendo um prazo para que essas metas sejam alcançadas.

 É um documento, obrigatório, previsto em lei (LDB nº9394/96), que garante autonomia das escolas para planejarem suas ações, de acordo com a realidade escolar a qual está inserida.

Para que, esse projeto, faça sentido é necessário, não só, garantir que a equipe escolar tenha voz ativa na sua construção, mas que também entenda a importância da construção desse projeto, participando de todas as etapas de sua elaboração.

Para que tal ação tenha efeito cabe a equipe gestora implementar uma gestão democrática, garantindo que todos os agentes, que estão inserido naquele ambiente, tenham relevância na tomada de decisões. Desse modo, o planejamento se torna mais coerente a realidade escolar.

 Essa gestão democrática, deve se estender as outras instâncias que compõe esse planejamento como: conselho escolar, famílias e comunidade. Garantindo uma participação ativa para a criação de um ambiente escolar favorável a todos.

O PPP não pode ser um documento guardado na gaveta, esperando apenas o fim de seu prazo. Ele precisa ser elaborado, entendido e organizado de uma forma dinâmica, pronto para atender as necessidades do ambiente a que pertence, garantindo meios para sua evolução.

A equipe gestora precisa estar aberta a entender e buscar novas formas de lidar com as constantes mudanças no ambiente social, abrir espaço para o diálogo durante a elaboração do PPP é uma maneira de dar início a uma gestão democrática que busca beneficiar, principalmente, o cidadão que está formando.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com