TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de ensino Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 5

1. IDENTIFICAÇÃO

Curso: Psicologia

Ano: 2018

Disciplina: Psicologia do desenvolvimento I

Semestre: 1º

Período: 3º

Carga Horária Total:  68 horas

PLANO DE APRENDIZAGEM

2. MISSÃO INSTITUCIONAL

Formar e qualificar cidadãos produzindo conhecimento, orientados para o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico, mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão, inseridas no contexto regional e global.

3. PERFIL DO EGRESSO

A Fadep busca oportunizar aos seus egressos uma formação pessoal e profissional marcada por princípios humanistas onde as dimensões científicas e técnicas não são inseparáveis das dimensões humanas. Em consonância com a missão institucional da Fadep, o perfil do egresso se caracteriza como o de um profissional cidadão, crítico, ético e qualificado para intervir no contexto sócio-histórico regional, latino-americano e global.

Dessa forma, o curso de Psicologia da Fadep visa à formação do profissional psicólogo dotado de competência teórica e técnica, associada à dimensão ética e de análise crítica da realidade na qual está inserido. A formação pretendida é voltada para além do domínio instrumental: Espera-se do egresso habilidades interpessoais e comprometimento com as mudanças sociais, considerando as diversidades do contexto regional e global.

Propõe-se, portanto, à formação de um profissional psicólogo capaz de reconhecer e refletir a respeito de seu campo de atuação profissional, trabalhar em equipes de forma interdisciplinar, atuando com fenômenos de natureza psicológica de forma individual e grupal nos diversos níveis de intervenção.  À capacidade de iniciativa empreendedora e tomada de decisões, vincula-se o comprometimento para com o aperfeiçoamento profissional constante e com o desenvolvimento técnico e científico da Psicologia.

4. EMENTA:

Conceitos e questões fundamentais da psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento psicomotor, cognitivo e psicossocial da criança nas principais perspectivas teóricas do desenvolvimento humano.

5. CONTEXTUALIZAÇÃO E FLEXIBILIDADE:

A disciplina Psicologia do Desenvolvimento I integra o eixo que estrutura os fundamentos teóricos metodológios e propõe-se ao estudo da sistematização de conhecimento acerca do desenvolvimento da criança, desde o nascimento até o final da terceira infância, nas dimensões emocional, cognitiva, moral, social e psicomotora. Permite identificar as características específicas das diversas fases do desenvolvimento na infância, os fatores que influenciam o processo, servindo como referência para observação, análise e compreensão do ser humano, sendo fundamental para  dar sequência ao estudo das demais fases do desenvolvimento abordadas  em outras disciplinas, na intervenção para  demandas que envolvam o diagnóstico, a elaboração de projetos e de planos de intervenção para  atuação do psicólogo em diversos contextos.

Os conteúdos propostos visam atender aos objetivos educacionais, porém este Plano é flexível para adequar-se às especificidades do processo de aprendizagem, preservando-se os objetivos traçados para a disciplina.

6. OBJETIVOS:

6.1. Objetivo Geral

Compreender o desenvolvimento humano como um processo interacional complexo, dinâmico,  influenciado por  elementos biológicos, sociais (histórico-cultural, econômico, ideológico)  e psicológicos, distinguindo  suas características gerais, desde a concepção até o final da terceira infância nas suas diversas dimensões: emocional, cognitiva, moral, social e psicomotora.

7. PROCESSO DE APRENDIZAGEM

7.1. Objetivo(s) Específico(s)

7.2. Conteúdos envolvidos

7.3. CH

Analisar a Psicologia como campo do conhecimento e reconhecer  conceitos básicos referentes ao desenvolvimento humano.

Identificar os principais pressupostos das teorias desenvolvimentais  e  suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento humano, realizando análise comparativa entre as mesmas.

Unidade I - Estudo do desenvolvimento humano e suas principais abordagens teóricas:

- Origem, conceitos e questões fundamentais da psicologia do desenvolvimento.

- Abordagem behaviorismo.

16h

Conhecer as etapas e as influências ambientais no desenvolvimento pré-natal  e a prontidão do recém -nascido para vida.

Unidade - II Período Pré-natal e nascimento:

- Etapas do desenvolvimento pré-natal.

- Influências ambientais no desenvolvimento pré-natal.

- Nascimento e o ambiente perinatal.

- Reflexos do recém-nascido.

9h

Distinguir características  do desenvolvimento físico psicomotor e distúrbios no processo.

Unidade III- Desenvolvimento físico, psicomotor, e linguagem:

- Desenvolvimento motor fino e coordenação percepto-motora.

- Aquisição e desenvolvimento da linguagem.

9h

Diferenciar e compreender   aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento infantil nas perspectivas das teorias de Piaget e Vygotsky.

Unidade IV-  Desenvolvimento cognitivo:

- Estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget e provas piagetianas.

- Perspectiva sócio- cultural de Vygotsky.

12h

Compreender características do juízo moral como instrumento no processo de internalização das referências culturais, sociais e históricas.

Unidade V- Desenvolvimento moral:

- Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento moral.

- Teoria de desenvolvimento  moral de Kohlberg.

12h

Reconhecer as teorias  do apego e as características  relacionadas ao  desenvolvimento  social e da personalidade.

Unidade VI -  Desenvolvimento social e da personalidade:

-  Teorias do apego.

10h

8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

8.1. Encaminhamentos Metodológicos

Para a implementação do processo de aprendizagem, o Curso de Psicologia segue as Diretrizes para o ensino de graduação da FADEP, conforme o PPC e o PPI, que se fundamenta no método dialético. A metodologia dialética é trabalhada na perspectiva da mobilização, construção, elaboração e síntese do conhecimento, cujos saberes escolares se articulam a partir das categorias de significação, problematização, práxis, criticidade, continuidade e ruptura, historicidade e totalidade.

8.2. Estratégias de Aprendizagem

(x ) Aulas expositivas   ( ) Palestras   ( X) Seminários   ( X) Atividades em grupo

( x) trocas interativas  ( x) pesquisas   ( ) Atividades individuais: fichamentos, relatórios, pesquisas

( )Estudos de caso (  ) Acompanhamento de estagiários (  X) Outras  Sala invertida

Parte das atividades realizadas pelos alunos poderão ser trabalhadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA – MOODLE), como forma de propiciar a reflexão para elaboração e construção do conhecimento.

9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

9.1. Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação seguem o determinado na Resolução 001/13 - CAS, em conformidade com o disposto no Art. 3º: O registro do desempenho dos acadêmicos nas avaliações da aprendizagem será realizado, em cada semestre, por meio de duas notas, denominadas Nota 1 (N1) e Nota 2 (N2), cuja média aritmética comporá a nota semestral da disciplina.

As notas N1 e N2 deverão ser obtidas pela utilização de múltiplos procedimentos de avaliação aplicados ao longo do semestre.

9.2. Instrumentos de Avaliação

Os instrumentos de avaliação utilizados ao longo da disciplina consideram as seguintes características: a) reflexivos: levam a pensar, a estabelecer relações, superar a mera repetição de informação; b) essenciais: abordam conteúdos realmente significativos, importantes, em consonância com a proposta de ensino; c) abrangentes: contemplando uma amostra representativa do que está sendo trabalhado, a fim de que o professor possa ter indicadores da aprendizagem do aluno na sua globalidade; d) contextualizados, de maneira a permitir a construção do sentido do que está sendo solicitado; e) claros, com elementos que permitam reconhecer a efetiva construção do conhecimento por parte do aluno; e, f) compatíveis ao trabalho realizado em sala de aula. (Art.1º, §3º res.001/13 CAS, FADEP).

Como instrumentos avaliativos, utilizar-se-á, principalmente de:

( x )Prova ( x) Estudos e Leituras dirigidas ( )Seminários (   )Fichamentos ( x)Trabalhos em grupo

(  ) Participação individual (   )Pesquisas aplicadas (   )outras(citar)

10. REFERÊNCIAS:

10.1. Básica

BEE. H. A criança  em desenvolvimento. Porto  Alegre: Artmed, 2003

MARTORELL, G. O desenvolvimento da criança: do nascimento à adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2014 

PAPALIA & OLDS. Desenvolvimento Humano.  7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000

10.2. Complementar

BIAGGIO, A.M.B. Psicologia do desenvolvimento. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2003  

COLL, César et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

DESSEN, M., COSTA JUNIOR, A.D. A ciência do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2005

RAMIRES, V.R.R., SCHNEIDER, M.S., Revisitando alguns conceitos da teoria do apego: comportamento versus representação? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan-Mar 2010, Vol. 26 n. 1, pp. 25-33.Disponível em: http://scielo.br/pdf/ptp/v26n1/a04v26n1.pdf

VIGOTSKY,L.S.;LURIA,A.R.;LEONTIEV,A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone,    

APROVAÇÃO DO COLEGIADO: 001/2018

DATA: 29/01/2018

PROFESSOR(A): Ms. Francieli Dalla Costa

ASSINATURA:

COORDENADOR(A) DO CURSO: Ms. Carla Baumer

ASSINATURA: [pic 2]

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com