TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos de Ensino da Pedagogia

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto de Ensino Superior Franciscano

São Luís, 31 de maio de 2018

Professor: Marcos Muniz   Turma: Pedagogia/1 período   Turno: Noturno

Aline Regina Santos Da Silva

Passos de Ensino das Pedagogias

Passos da Pedagogia Tradicional

A pedagogia tradicional é um dos métodos de ensino que tem como principal objetivo difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados historicamente (os conteúdos prontos). Essa pedagogia estará centrada no professor que deve transmitir essas informações lógicas aos alunos para terem acesso ao conhecimento, passando de súditos para cidadãos dentro da sociedade. Diante disso, ela segue cinco passos para o processo de ensino dentro das salas de aula: o primeiro passo é a preparação, que significa a recordação da lição anterior, onde o professor entra na sala de aula e através de atividade passa a revisar o assunto da aula passada com seus alunos para rememoração do conteúdo. Logo, após a recordação do assunto, o segundo passo é a apresentação dos conteúdos a serem aprendidos de forma clara e de fácil entendimento. Em seguida, o terceiro passo é a comparação, onde o aluno fará a assimilação do conteúdo passado com os novos conteúdos que serão abordados na sala de aula, ou seja, saber correlacionar os elementos de forma que identifique e destaque o diferente do que já foi ensinado. Já, o quarto passo é a generalização, onde será feito a criação de leis e regras de fácil entendimento ao aluno, depois que ele soube assimilar o conteúdo antigo com o novo. Por fim, o quinto passo é a aplicação, que é as “lições de casa” para saber se o discente aprendeu e conseguiu assimilar o conhecimento através de novos exemplos que estejam na mesma linha do que foi aprendido. Contudo, essa é a forma de ensino da pedagogia tradicional com seus respectivos passos, onde o professor inicialmente realiza a preparação do aluno, em seguida formula a apresentação do conteúdo, correlacionando-o com outros assuntos, e por último faz-se a generalização e aplicação dos exercícios.

Passos da Pedagogia Nova

A pedagogia Nova conhecida também como escolanovista, tem como fundamento a participação aluno-professor, onde agora não é transmitir somente os conhecimentos, mas obtê-los de forma que o aluno busque a partir do seu próprio interesse. O professor nessa pedagogia apenas será um estimulador e orientador de aprendizagem, e o discente com sua iniciativa terá que ir em busca do conhecimento, aprendendo a fazer descobertas, construir novos horizontes sem ser dos saberes e descobertas feitas por outra pessoa. Nesse sentindo, ela terá como ensino um processo de pesquisa, ou seja, uma atividade que será desenvolvida de forma que nem os alunos e os professores saibam do assunto, mas vão em busca para resolver o problema.

Diante disso, essa Pedagogia também segue cinco passos para que seu ensino seja realizado: primeiramente começa por meio de uma atividade que indaga o aluno a resolver a questão não havendo os conteúdos pronto para a resolução do exercício tornando-se uma problemática, em seguida o aluno apresentando dificuldades em desenvolver, suscitará um determinado problema (2 passo), diante da situação problema será feito um levantamento de dados (3 passo), onde o discente e o professor vão em busca de informações para o sustento da questão sendo por dados documentais, bibliográficos, dados de campo etc. Posteriormente, a partir dos elementos encontrados o quarto passo é obter as hipóteses que serão as explicações para o determinado problema. E por último como quinto passo a experimentação, para testar as hipóteses e saber se são necessárias e correta diante da questão levantada. Contudo, o processo de ensino dessa pedagogia se dar por esta maneira, incentivando e levando o os educandos a ir em busca e construção do conhecimento.

Passos da Pedagogia Tecnicista

A pedagogia tecnicista é um ensino voltado a produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, instruindo o educando a realizar atividade específicas dentro da sociedade. Será feito através do auto-ensino, no uso das tecnologias, informações, recursos audiovisuais, para formar indivíduos eficientes para o aumento da produtividade social e contribuir para a produção capitalista. Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor e se na pedagogia nova a iniciativa deslocou-se para o aluno, na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária.

Diante disso, o primeiro passo é a transmissão do conteúdo que são embasados na objetividade do conhecimento e os métodos programados passo a passo, com uso de livros didáticos, principalmente. Em seguida, se desenvolve m diálogo entre o professor e alunos, com o intuito de transmitir o conhecimento de maneira eficaz. Por fim a avaliação que estará pautada na verificação formal, analisando a realização dos objetivos propostos. Contudo, o professor realiza a transmissão da matéria, o aluno recebe, aprende e fixa as informações. O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade cientifica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com