TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio ensino fundamental pedagogia

Por:   •  27/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 7

Licenciatura em Pedagogia – EAD

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Nome: Patrícia da Cunha Correia

RGM: 17591945

5ºSemestre

Realização: 2019/1ºSemestre

Relatório Estágio Supervisionado: Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Informações gerais sobre o local onde o estágio supervisionado foi cumprido:

Caracterização da escola

Nome da Escola: Portal Colégio

Rua: Bonifácio de Oliveira Cassú Nº: 473; Bairro: Éden; Zona industrial

Sorocaba-sp

Dependência Administrativa: Privada

Diretoria: Sorocaba Interior

Ano e nível escolar observado:  1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Descrição da Estrutura Física da Unidade Escolar

O Colégio Portal está instalado no bairro do Éden na cidade de Sorocaba, há 20 anos, localizada numa chácara de 4 mil metros quadrados, com área verde. No Berçário atendem crianças de seis meses a dois anos.

No bloco da Educação Infantil, são atendidas crianças de 2 a 5 anos de idade.

A escola contém refeitório amplo, cozinha, 10 salas de aulas arejadas, sala de professores, sala da direção, brinquedoteca, uma quadra de esporte, dois parquinhos infantis, espaço para ballet, judô, inglês, aula de música, robótica, informática, educação ambiental.

Os banheiros são separados por sexo, e em quantidade suficiente para os alunos, é adequada à faixa etária dos alunos, proporcionando conforto e satisfação.

Há bebedouros dentro da escola, e também fora, próximos ao parque, onde ficam os brinquedos externos e o tanque de areia. No colégio tem arvores, e animais, as crianças tem contato com eles.

Há um grande acervo bibliográfico na escola, com diversos livros em todos os tamanhos, desde o mínimo até aos gigantes, proporcionando que as crianças possam fazer leitura da imagem.

Na sala de informática ficam os recursos audiovisuais e tecnológicos, como a lousa digital, o notebook e os aparelhos de som.

Quanto aos alimentos das crianças, observa-se que o colégio dispõe também de uma cantina.

Observa-se que a escola, tem um espaço físico muito bom, tem organização, limpeza, e um ambiente agradável.

Introdução

O estágio foi realizado no período de 25/02/2019 a 10/05/2019, no turno da tarde; totalizando 100 horas.

As atividades por mim realizadas foram de observação, análise e diagnóstico da realidade escolar, participação e auxílio em atividades pedagógicas.

Perfil dos Professores.

Acompanhei a docente Sandra durante o  estágio, ela tem  formação em Pedagogia e exerce a função de professora há oito anos e atua pelo quarto ano nesta escola.

É bastante atenciosa com os alunos e criativa em suas atividades, afim de trabalhar com o material didático e plano de aula fornecidos pela instituição da melhor forma possível. Apresenta liderança, pontualidade e organização. linguagem apropriada para a idade dos alunos, aborda os conteúdos de forma adequada e lúdica, está sempre atenta ao comportamento dos alunos, observando os que necessitam de uma maior atenção na aprendizagem e procura entrosá-los, para que participem de todas as atividades propostas, por meio de perguntas, leituras contação de histórias.

Prática Pedagógica dos Professores

        Durante o meu estágio acompanhei uma turma do 2º ano juntamente com a professora Sandra.

        A professora demonstra  bastante paciência e afeto para com os alunos, mantém a disciplina em sala de aula chamando a tenção dos alunos quando necessário, trata à todos com respeito, chamando seus alunos pelo nome e os elogia quando os mesmos participam das atividades propostas.

       Conversa muito com as crianças, permitindo que os mesmos exponham seus pontos de vista e opiniões sobre as atividades  didáticas.

      Durante a realização das atividades, a professora sempre atenta em ajudar, passava de carteira em carteira sempre estimulando as crianças. Suas aulas iam além da sala de aula, o corpo docente muito organizado com o planejamento das aulas sempre promoviam brincadeiras, gincanas, atividades ao ar livre reforçando todo o conteúdo do  material teórico.

       Uma   das práticas pedagógicas que observei e tomarei como aprendizado foi a mediação onde a professora organizava rodas de conversa com os alunos para solucionar possíveis conflitos que surgissem no decorrer das aulas.

        Outra prática que pude observar, eram as sondagens, onde os alunos com maiores dificuldades na aprendizagem tinham aulas de reforço  e durante as aulas eram formados grupos mesclando entre alunos com maior facilidade de aprendizado e os de menor facilidade.

      Foi muito prazerosa e enriquecedora esta experiência vivida durante o estágio.

     Somente a partir da observação  e da prática podemos nos tornar professores melhores e mais consciente que a todo momento o educar  e o cuidar estão presentes em sala de aula.

     

FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Neste estágio, procurei observar os seguintes focos:

Arte e o lúdico e Prevenção e meio ambiente.

Considerações Sobre o Foco: Arte e o lúdico

Na minha observação em sala de aula, a professora sempre aplicou atividades dirigidas, sempre deixando os alunos livres para criarem suas próprias artes e também recriar obras já conhecidas.

Era claro o desenvolvimento integral das crianças, usando a criatividade conseguiam se expressar expondo seus pensamentos e devolvendo assim o raciocínio e a imaginação.

O material usado era apostilado, oferecendo muitos recursos para que a docente pudesse trabalhar vários seguimentos como a música, dança e artes visuais.

Com isso as crianças podiam manipular os materiais oferecidos de forma organizada e contudo, aprenderam a compor, interpretar, produzir imagens visuais, gestuais / corporais e sonoridade.

Brincar é uma forma de prazer e descoberta, onde a criança aprende e sente-se segura para expressar seus sentimentos.

O lúdico traz novas descobertas, não sendo apenas jogos, é praticar o saber humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com