TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino em pedagogia

Por:   •  31/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.717 Palavras (31 Páginas)  •  5.245 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ELIENE APARECIDA ALVES COSTA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

[pic 3]

Xinguara – Pará

2015

ELIENE APARECIDA ALVES COSTA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina projeto de ensino em educação

Prof.Okçana Battini

Xinguar

2015

RESUMO

Este projeto tem como objetivo trabalhar a necessidade da inclusão dos alunos com necessidades especiais e a importância do processo de ensino e aprendizagem. A elaboração do mesmo disponibiliza subsídios teóricos necessários à compreensão das deficiências numa perspectiva de interface com a educação escolar. Isso significa que, compreender as necessidades especiais dentro da escola é tratar todos de maneira igualitária, pois os alunos muitas vezes são tratados com indiferença. Toda a escola precisa se tornar um ambiente educacional inclusivo, pois ambientes escolares inclusivos são fundamentais para um desenvolvimento cognitivo dos educandos. Assim, a escola torna-se importantíssima para que os alunos construa sua identidade social. As leis que amparam a educação especial traz que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais deve acontecer de maneira natural, incluindo alunos de todas as etnias, raças, culturas. Observa-se, que a educação inclusiva apresenta um grande desafio para que ocorra uma educação de qualidade resgatando os valores de alunos e aproximando professor, aluno e sociedade. Observa-se que as escolas brasileiras não apresentam recursos necessários para atender os alunos, pois os governantes não preocupam em estrutura as escolas, fazendo que os alunos fiquem excluídos, pois nem mesmos os professores sabem lidar com essa situação. Porém não podemos generalizar todas as escolas em sentido amplo. Fazendo uso da concepção Vygostskyana principalmente, entende-se que a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos.

Palavras-chave: Necessidade de Inclusão. Aprendizagem. Identidade Social.  Cultura, Educação.

SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................................

        

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................

6 Apêndice (opcional)......................................................................................

7 Anexos (opcional) ................................................................................

1   INTRODUÇÂO

A união da teoria com a prática pode ser viabilizada em um contexto que valoriza a investigação e admite um movimento circular de reflexão sobre a exclusão e inclusão social. A existência de espaço de acompanhamento, supervisão, debate, assessoria pode constituir a base para esse movimento de ajustes contínuos dentro da educação brasileira.

Este trabalho aborda o tema inclusão no âmbito educacional com paradigmas éticos políticos e aproximação de alunos, sendo que essa inclusão está amparada pela LDB, onde a família, a escola e a sociedade deve ter o compromisso de construir uma escola para todos, tendo uma concepção igualitária.

Nessa perspectiva, deverão ser pensadas tarefas da instituição e a abrangência de sua ação. Pode ser que uma escola tenha limitações para atender alunos com algum tipo de deficiência e que se possa recorrer a outra instituição. Mas essa reflexão deve ser pensada a partir da relação entre as características do sujeito e os recursos disponíveis para o coletivo de profissionais que realmente estão envolvidos com o processo de ensino aprendizagem. Por outro lado, é importante que se entenda que a ausência de recursos pode ser superada se houver investimentos e mudanças nos contextos de atendimento.

O presente estudo tem como objetivo esclarecer o que se refere às crianças com necessidades especiais, como aprendem de forma eficaz quando frequentam as escolas regulares, tendo como instrumento a qualidade do ensino. Porém, na educação especial domina uma área de conhecimento como um campo de atuação profissional, de um modo geral que gera um ensino e aprendizagem que não tem sido uma ocupação do sistema de educação regular.

A inclusão é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes e a comunidade escolar e familiar  nos estabelecimentos de ensino, tratando-se  de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos, uma abordagem humana e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social. Pois no Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiências: (mental, física, surdos, cegos e pessoas com altas habilidades/superdotação), desde a educação infantil até à educação superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)   pdf (413.6 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com