TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quarto semestre flex

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NOME

        

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 3]

Muriaé

2015

NOME

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  

Fundamentos do Processo Educativo no contexto Histórico-Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.

Prof. Andressa Aparecida Lopes.Edilaine Vagula, Edneia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

Muriaé

2015

Introdução

 

Este trabalho tem por intenção mostrar as modificações ocorridas no âmbito da educação e analisar sua origem. Como pode-se perceber no texto de José Adir Lins Machado, a educação passou por muitas fases distintas até chegar ao modelo dos dias atuais.

Após a leitura do texto é possível identificar que a educação que mais se aproxima da que vivenciamos e que foi a precursora de nossos dias é a que surgiu na Grécia. Todos os povos possuíam um sistema de educação, mais nenhum com um ideal com tanta força e personalidade como o dos gregos. Haja vista que nas demais culturas a educação era uma simples transmissão de conhecimento, uma vez que os gregos a consideravam parte da formação do homem e era feita de modo consciente buscando a construção do ser, até então a educação era para a formação individual do homem com ginástica, música e gramática.

Desenvolvimento

 

O texto “Educar para a vida ou para o trabalho?”  de José Adir Lins Machado deixa claro que a educação sofreu diversas modificações até chegar ao que é atualmente. E a educação que tem maior semelhança com a atual e foi a precursora surgiu na Grécia.

Todos os povos já possuíam seus meios de educação, mas nenhum deles possuía um caráter tão forte e marcante como o dos gregos. Pois para a maioria dos povos a educação era tão somente transmitir conhecimentos, já para os gregos era mais abrangente, uma vez que visava a formação completa do ser humano, desde a sua essência. A educação era até então somente ginástica, música e gramática.

A partir disso, em meados do século V a.C. surge a Paidéia, um conceito de educação que significava “criação de meninos” e mais tarde surge o Aretê, que buscava a formação do homem por completo, como cidadão.

Para Platão a Paideia tem a seguinte denominação: "(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paideia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento” (cit. in Jaeger, 1995: 147).

A partir disso, é despertado no homem o desejo de reconhecimento diante da sociedade, isso acontecia por meio de atitudes de cavalheirismos, normas de conduta, heroísmo guerreiro e atitudes nobres

Na idade média, por volta do século XVI o cristianismo já era difundido e com isso a igreja passou a ser responsável pela educação, que era voltada para a preocupação com a salvação, a formação espiritual e, por isso o indivíduo que estudava leitura das escrituras, memorização, calculo e canto tinha buscar o conhecimento por si só, de acordo com as experiências vivenciadas.

Contudo, o texto é bastante enriquecedor no critério de conhecimentos e informações pois permite destrinchar a essência da educação e reforça a ideia de que a educação não é uma mera transmissão de informações, mas sim um mecanismo no qual podemos nos formar por completo, tanto no âmbito intelectual, quanto na essência de nós mesmos, ou seja, a educação é um meio de formação plena do ser humano.

É de suma importância os conhecimentos que o texto em estudo e as aulas possibilitaram, uma vez que tomando conhecimento desde os primórdios da educação passamos a reconhecer a dimensão do poder da educação e o quanto ela interfere no nosso desenvolvimento.

Todos os profissionais da educação deveriam tomar conhecimento de tais informações enriquecedoras e passassem a colocar em primeiro lugar o desenvolvimento pleno dos educandos, para que esses fossem educados para serem capazes de emitir opiniões próprias e tomar atitudes nobres para a sua vida além de desenvolverem um senso crítico.

Mas o que ocorre de fato não é exatamente isso, a educação dos dias atuais visa primeiramente o âmbito econômico, cria apenas profissionais para o mercado de trabalho, o que é tido como sucesso pessoal é o valor em dinheiro que o educando obterá após a conclusão do seu curso.

A formação plena de cidadãos, pensamento dos gregos, perdeu sua importância na sociedade contemporânea, o que faz com que se forme mestres, doutores e profissionais sem princípios morais e éticos.

No que tange a “Construção Transmissão e o conceito de Felicidade”:
A construção do conhecimento começa com a necessidade de explicação de fatos corriqueiros do dia a dia. O mito foi o que propiciou a forma mais madura de procurar respostas dando assim a origem à filosofia. E foi a filosofia grega que fundamentou todo o pensamento Ocidental. Primeiro a transmissão do conhecimento se dava pelos poetas que acreditavam ser escolhidos pelos deuses. Mais tarde vieram os filósofos que davam aulas caminhando e que como Sócrates tinha por objetivo levar o aprendiz a descobrir a verdade dentro de si (maiêutica socrática).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com