TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Conta Encanta: A Magia dos Contos de Fadas na Creche

Por:   •  1/3/2017  •  Artigo  •  5.550 Palavras (23 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 23

1º ENCONTRO MUNICIPAL PARA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DOS EDUCADORES DE ÁGUAS DE LINDÓIA - SP

DIRETORIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

“CRECHE MUNICIPAL LETÍCIA DA SILVA SAMBO”

QUEM CONTA, ENCANTA...

A Magia dos Contos de Fadas na Creche

        

ÁGUAS DE LINDÓIA – SP

NOVEMBRO/2014

Professores:

Ana Carolina Cerrini

Ana Hermínia de Paula

Bruna Perine de Godoi Silva

Brunna Caniello de Oliveira

Camila Faria de Lima

Cleonice da Silva Baquiega

Érika Priscila Camargo Lourenço de Moraes

Fernanda Giaciani

Fernanda Lúcia Mofinati

Flávia Dias e Silva

Irene Aparecida de Souza Mariano

Iriana Prado de Souza

Kelly Cardoso

Lóide Eloisa Carvalho Anacleto Cavalieri

Luana Rodrigues Ramos

Milene Aparecida Puton

Sílvia Andrea Mendes

Teresa Coutinho da Rocha

Coordenação:

Heleni Rosa Montóia


QUEM CONTA, ENCANTA...

A Magia dos Contos de Fadas na Creche

        Professores da CEI Letícia da Silva Sambo[1]

RESUMO

O presente trabalho surgiu da necessidade de pesquisar a importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos. O foco do trabalho concentrou-se nos Contos de Fadas devido ao fascínio que essas narrativas exercem sobre os pequenos. A magia presente nestes textos desperta uma grande variedade de emoções e reações, o que favorece a construção do educando como sujeito social e cultural. Os fatores históricos que influenciaram a introdução dos contos folclóricos como um gênero literário destinado à infância, o papel dos Contos de Fadas na formação do indivíduo, e as propostas de como se apresentar as histórias e contos às crianças, orientam e direcionam os estudos deste trabalho que será realizado a partir de referências bibliográficas que embasem o tema.

PALAVRAS CHAVES: Contos de Fadas, Leitura e Contação, Educação Infantil - Creche.

WHO TELLS, DELIGHTS...

The Magic of Fairy Tales in Daycare Center

ABSTRACT

This study arose from the need to investigate the importance of children's literature for the development of children 0-3 years old. The aim of this study was focused on Fairy Tale due to the fascination that these narratives have on children. The magic present in these stories raises a wide range of emotions and reactions which favors the formation of the student as social and cultural subject. The historical factors that influenced the introduction of folk tales as a literary genre for infancy, the role of the fairy tales in the individual formation and the proposed how to present the stories and tales to the children guide and direct the studies of this work which will be conducted from literature reviews that support the theme.

KEYWORDS: Fairy Tale; Reading and storytelling; Early Childhood Education; Daycare Center.

INTRODUÇÃO

Dentro da literatura destinada ao público infantil os Contos de Fadas exercem um papel fundamental, haja vista que essas histórias, tão privilegiadas pela humanidade, são enriquecidas pelos saberes culturais, valores éticos e morais, e se relacionam facilmente com os medos, anseios e desejos do subconsciente fornecendo uma ponte de ligação entre o contexto lógico e concreto e os sentimentos que são negados pela razão, por não serem facilmente compreendidos principalmente pelas crianças pequenas.

Os contos enriquecem prazerosamente a interação entre professor e aluno, despertando a imaginação e a fantasia, promovendo o acesso ao mundo interno de cada criança, facilitando assim o processo educativo e a aquisição das diversas linguagens.

No contexto escolar atual existe certa defasagem no contato dos alunos com a literatura. De acordo com diagnóstico realizado na creche, com as famílias e educadores, percebeu-se que a prática de leitura e contação de histórias para as crianças, a posse de livros e o contato com diferentes portadores de textos é muito baixa, quase inexistente. A partir da constatação desta situação e dada à importância dessa prática para o desenvolvimento infantil, fez-se necessário aprofundar os estudos sobre o tema, e desenvolver projetos a fim de suprir tal necessidade.

Os enredos literários das histórias podem servir ao indivíduo desde a mais tenra idade ao oferecer bases culturais que ajudem na compreensão de aspectos sociais (mundo adulto) e pessoais (sentimentos e desejos), atuando diretamente com o consciente e o inconsciente infantil, e destacando que o trabalho realizado com as histórias narradas ou lidas promove a apreensão de aprendizagens relacionadas à linguagem oral e escrita.

A proposta em si definida pelos professores da instituição é buscar fundamentação teórica para a realização da atividade permanente de contação e leitura de Contos de Fadas, direcionando o foco de estudos para a compreensão do papel histórico e social dessas narrativas na educação e formação das crianças.

DESENVOLVIMENTO

1 – Adequação dos Contos de Fadas ao Universo Literário Infantil

A necessidade de narrar acontecimentos não é fato recente, desde os primórdios da humanidade o homem percebeu sua importância, a fim de expressar situações que ainda não compreendia e melhor lidar com seus medos e anseios de forma simples. Para Fonseca (2012):

 E ainda é assim, narramos para não termos medo da violência, dos desafios, dos mistérios, dos ciclos de desenvolvimento da vida, das partidas dos novos encontros, do envelhecimento, do parto, do nascimento, do casamento, do rompimento, das descobertas, do que fazemos com as descobertas, do que destruímos com as descobertas. Narramos para compreender a vida, para guardar na memória, para deixar gravado, para nos entendermos mais e melhor, para sonhar, para nos mantermos vivos para vir a ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (236.3 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com