TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem se torna responsável em aplicar o Projeto

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 13

                       Dados Gerais do Projeto

                                            PROJETO

Identificação da instituição

Escola Municipal Joaquim Inácio Tosta

 Carga horária: 24horas

 Quem se torna responsável em aplicar o Projeto

 Ravenna Soares Pires

Temático – conteúdo 

Serie: 2º ano

Projeto: As Estações do Ano
Período: 08 à 17/04/2015
Clientela: crianças de 06 a 08 anos

        

JUSTIFICATIVA

É preciso despertar nas crianças a conscientização pela natureza e também a espírito de solidariedade em campanhas emergentes em função de enchente frio, desmatamento queimadas, etc. Este projeto foi elaborado com o objetivo de criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciar as estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem e animais.

REFERENCIAL TEÓRICO:


                             O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de março e termina a 20 de junho. A alimentação é uma das maiores preocupações dos pais, principalmente quando os filhos não gostam ou não tem o hábito de comer verduras e frutas. As crianças adoraram poder fazer sucos de frutas e descobriram os sabores e as propriedades que as frutas possuem. As ações para o desenvolvimento do projeto aglutinaram-se em torno de três, individualizados, mas não excludentes momentos: sensibilização, investigação, socialização. A ênfase na percepção corporal e ambiental esteve subjacente à escolha de todas as atividades realizadas tanto entra como extraclasse. Começou em sala de aula e estendeu-se para o ambiente natural onde as frutas poderiam ser encontradas. Nas "aulas – passeio" os sentidos foram aguçados e utilizados para observar, perguntar e escutar conforme metodologia de campo para percepção ambiental sugerida por Whyte (1978). Apropriando-se sensorialmente das frutas, conhecendo o ambiente de origem de algumas delas, elaborando com símbolos o conhecimento adquirido, "escrevendo livros" e plantando um canteiro os pequeninos desenvolveram-se pessoal e socialmente além de ampliarem seu universo cultural, posicionando-se frente ao meio ambiente.

 OBJETIVO GERAL:

Oportunizar as crianças de perceber a diferença de cada estação despertando no aluno o interesse para as modificações nas paisagens, além de ações que fomentam a preservação do meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Mostrar a importância das estações para o equilíbrio do meio ambiente e do planeta;

Despertar o interesse pela vida de diferentes animais e vegetais;

Ampliar a linguagem oral e favorecer a construção da escrita;

Listar as características de cada estação do ano;

Desenvolver valores e atitudes de respeito à natureza, para manter as estações do ano e o equilíbrio do planeta;

Desenvolver a coordenação motora e equilíbrio corporal;

        Metodologia


                          Iniciar a aula com a turma organizada em uma roda de conversa, promovendo um diálogo sobre quais as estações do ano, o que conhecem e o que já sabem sobre cada uma. Aproveitar este momento para registrar em um cartaz as hipóteses dos alunos quanto às estações do ano e suas características, fixando o cartaz no mural da sala de aula explicando que trabalharão esse tema de diferentes formas incluindo ao cardápio da merenda escolar diferente pratos das estações.
 Colocar para tocar a música "Quatro estações" de Sandy e Junior, pedindo aos alunos para ouvirem com atenção e também a música das estações do Patati e Patata. Após ouvir a música, dar uma cópia da letra aos alunos auxiliando-os a pintarem com um lápis de cor o nome de cada estação, realizando esta atividade de forma coletiva.

A partir do tema estudado, entregando as crianças jornais, revistas e tesoura para pesquisarem imagens das diferentes estações incentivando os alunos a recortar as letras que formam cada palavra das estações para que despertem neles o interesse de realizarem leituras e pesquisas em revistas e livros. Dividir a sala em quatro grupos (primavera, verão, outono e inverno) e sortear uma estação do ano para cada grupo para desenharem as características das estações de forma criativa a estação ao qual foi sorteada e imprimir esses desenhos para exporem no mural escolar.

Construir com a turma o calendário das estações do ano, usando figuras, números e letras para ser fixado no mural da sala de aula, para auxiliar na construção do calendário são interessantes que os alunos destaquem as características de cada estação. É importante que os alunos percebam que em cada região as estações do ano ocorrem de forma singular, apresentando características singulares, em seguida com as imagens já recortada dividi-los em quatro grupos para colarem as imagens das respectivas estações. Organizar para que os alunos tragam roupas de casa de acordo com cada estação do ano. Dialogar com a turma sobre as preferências dos colegas e sobre o que cada um gosta de usar de acordo com o clima. Os alunos poderão registrar por meio de desenho, no caderno a roupa escolhida por eles e a estação correspondente. Vocês poderão convidar outras turmas da escola para observar os trabalhos dos alunos e suas roupas. O encerramento do projeto acontecerá com a exposição dos materiais confeccionados pelas crianças, as pesquisas das imagens, os desenhos pintados, apresentação de desfile com as crianças caracterizadas de acordo com as estações do ano, poesia declamada das estações, coreografia das músicas, e oficina onde as mães tiveram a oportunidade de cantar com as crianças as músicas das estações e saborear diferentes cardápios de acordo com as mesmas.

RECURSOS

Aparelho de DVD, dvds, cds, tv,  papéis diversos (como cartolina, papel cartão, folhas sulfite) cola tesoura, revistas e jornais.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita no decorrer do projeto, permeando todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o estagiário deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “estações do ano”. Analisar se os alunos conseguiram fazer a interpretação oral da música trabalhada à medida que a professora foi fazendo a leitura, se a partir da conversa sobre as estações do ano foi possível achar alguns elementos desse tema na música, se houve coerência nos desenhos representando cada estação, se as crianças compreenderam o que é rima através da atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com