TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão A A matemática

Por:   •  22/4/2019  •  Exam  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

Questão A A matemática deve ser percebida como ciência das relações e estar presente nos mais diversos contextos sociais e culturais. Para tanto, deve ser usada como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico, assim como na formalização de novas formas de pensar e de agir. Quais conteúdos são relevantes para o trabalho pedagógico? Por que trabalhar com esse ou aquele conteúdo? Esses questionamentos nos levam a refletir sobre a importância da seleção dos conteúdos matemáticos que devem ser trabalhados em cada momento da vida escolar do sujeito, considerando os aspectos sociais e culturais do conhecimento matemático. Assim, redija um texto reflexivo, entre 10 a 15 linhas, destacando como o professor pode abordar os conteúdos matemáticos, colocando a criança como sujeito principal do processo ensino aprendizagem.

O indivíduo nasce tendo mesmo que sem intenção inúmeras ideias e raciocínios matemáticos, mas a aquisição de uma matemática formal e sistemática só se dar a partir da inicialização escolar e é nela que as características importantes no desenvolvimento de ensino começam. O professor pode colocar o indivíduo a tentar resolver os problemas de seu próprio cotidiano, pois isso chama a atenção do aluno pois é algo que ele vivencia e tendo essa interação faz com que a aprendizagem ocorra com maior sucesso, o professor tem que estar sempre buscando por novos recursos, métodos e técnicas de ensino de matemática, é de muita importância que o aluno aprenda mais quando é permitido, fazendo relações, experiências e ter contato com materiais concretos, fazendo o uso do lúdico em jogos, brinquedos e brincadeiras dando ao aluno dentro de sala um mapa para ele fazer o seu caminho com erros e acertos e sob orientação sem forçar, pois a matemática já foi um ‘’bicho de sete cabeças’’.

QUESTÃO B

Maria é uma professora recém-formada em Pedagogia e trabalha em uma creche do município em que mora. Ela começou a trabalhar conteúdos matemáticos com sua turma de educação infantil (Pré I), na qual encontrou dificuldades de se expressar e, assim, alcançar seus objetivos enquanto professora. Os alunos são pequenos e Maria começou a trabalhar contagem oral e noções de quantidade. Você, enquanto professor, que métodos usaria para desenvolver o raciocínio lógico das crianças? Que ações tomaria para que a aprendizagem dos alunos fosse de forma flexível e criativa? Reflita entre 10 a 15 linhas.

Se existe algo que as crianças gostam de fazer, é brincar e nada melhor que iniciar com uma conversa sobre os números e o tamanho da sua importância, explorando a contagem mecânica já na primeira oportunidade após a conversa para que essa contagem não seja forcada nada melhor que a inserir em uma brincadeira, onde eles iniciam a contagem a partir do número um, como é na brincadeira de esconde-esconde, na amarelinha e etc. Podendo também fazer o uso de algumas coisas que as crianças já viram em suas casas com o do palito de picolés, prendedores de roupas e também o uso de um brinquedo pedagógicos como os blocos lógicos, fazendo com que a criança coloque o número na quantidade correspondente, e nada melhor que para maior fixação sempre trabalha com os materiais concretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com