TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sóciocientíficas e as implicações valorativas no ensino de ciências no ensino fundamental

Por:   •  20/7/2022  •  Artigo  •  4.082 Palavras (17 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                                                                               

Amanda Avelina Campos de Carvalho

Questões sóciocientíficas e as implicações valorativas no ensino de ciências no ensino fundamental

   

Bambuí

2021

                                                   


CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                  Amanda Avelina Campos de Carvalho

   Questões sóciocientíficas e as implicações valorativas no ensino de ciências no ensino fundamental

[pic 1]

                                             

Bambuí

2021

Questões sóciocientíficas e as implicações valorativas no ensino de ciências no ensino fundamental

Resumo: O objetivo deste artigo é discutir como o Ensino CTS através da abordagem de Questões Sociocientíficas e as implicações valorativas no ensino de ciências podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da capacidade argumentativa, elucidação de valores, raciocínio ético e moral, engajamento para tomada de decisão. Possibilitando transformar os alunos em cidadãos ativos capazes de tomar decisões responsáveis diante dos problemas da sociedade em que se encontram inseridos.

Palavras chave: ensino CTS, questões sociocientíficas, implicações valorativas;

Abstract: The purpose of this essay is to discuss how the education CTS through socio-scientific issues approach and evaluative implications in science education can contribute significantly to the development of argumentative skills, elucidation of values ​​, ethical reasoning and moral commitment to making decision. Enabling transform students into active citizens able to make responsible decisions on the problems of society in which they are inserted .

Keywords: CTS education, socio-scientific issues , evaluative implications;

Introdução

Os estudos de ciência, tecnologia e sociedade, como campo interdisciplinar, originaram- se dos movimentos sociais das décadas de 60 e 70, sobretudo devido às preocupações com as armas nucleares e químicas e ao agravamento dos problemas ambientais decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico (Cutcliffe, 1990). Diante a esses movimentos, cresceram o interesse e o número de estudos sobre as conseqüências do uso da tecnologia e da ciência na sociedade, despertando uma preocupação em relação aos problemas ambientais, éticos e de qualidade de vida.

Sendo assim, faz-se necessário uma educação científica e tecnológica, surgindo a educação com ênfase em CTS. Um currículo com ênfase em CTS trata das inter-relações entre explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social (SANTOS; MORTIMER, 2001). Assim, uma proposta curricular de CTS pode ser vista como uma integração entre educação científica, tecnológica e social, em que conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos (LÓPEZ;CEREZO,1996).

Rubba e Wiesenmayer (1988), por exemplo, ao discutirem os objetivos dos currículos CTS em relação à educação ambiental, identificaram como principal meta desses currículos a de “auxiliar o aluno a desenvolver conhecimentos, habilidades e qualidades afetivas necessárias para tomar decisões responsáveis sobre questões de CTS.

 Segundo Auler (2007) essa perspectiva de ensino deve corroborar para que os cidadãos compreendam as situações, problemáticas e necessidades sociais e suas confluências com a Ciência e a Tecnologia. Essa busca pela formação de um indivíduo que faz a interação entre elementos científicos e tecnológicos na vida social prioriza a função da ciência e da tecnologia, dando ênfase para o desenvolvimento de atitudes e valores que reflitam sobre as interações dessa díade na sociedade.

Uma das formas de trabalhar com as implicações valorativas no ensino de ciências é por meio de QSC. Segundo Reis (2013), QSC são questões que surgem decorrentes das interações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente às quais são dadas diferentes explicações e possíveis soluções que são incompatíveis, baseadas em crenças, compreensões e valores incompatíveis.

Por isso, destaca-se o relevante papel das QSC para o estabelecimento de discussões que possam contribuir com o desenvolvimento das implicações dos elementos valorativos fornecendo compreensões e capacidade formativa de um sujeito social.

Movimento CTS

O Movimento C.T.S., segundo Santos e Schnetzler (1997), teve sua origem por volta da década de 1970. Derivou-se de um conjunto de reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade moderna. Conforme apontam Auler e Bazzo (2001), os problemas ambientais e a vinculação do avanço científico e tecnológico com a guerra fez surgir uma reflexão em relação aos resultados do desenvolvimento da ciência. Permitindo, que alguns setores da sociedade começassem analisar criticamente a ciência e a tecnologia, verificando que o modelo linear/tradicional de progresso científico não correspondia necessariamente a uma interpretação correta de como o desenvolvimento da ciência se processa, interferindo no desenvolvimento da própria sociedade.

Devemos ressaltar que as propostas de ensino CTS surgiram como uma resposta à necessidade de formar cidadãos capazes de discutir, argumentar e tomar decisões sobre questões tecnológicas e cientificas de forma responsável.

Quanto aos objetivos do movimento, diversos autores têm abordado o assunto. Destacamos entre eles, Santos (1999): aponta como o objetivo central do Movimento C.T.S., o desenvolvimento de uma cidadania responsável para lidar com problemas que têm dimensões científicas/tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com