TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RDR Fundamentos Filosóficos da Educação

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

O Ato de Educar e a Formação do Educador: A práxis Pedagógica.

  1. O Ato de educar

O ato de educar mesmo hoje com recursos que são mais acessíveis do que tempos atrás, ainda consiste em barrarmos nos velhos métodos tradicionalistas de séculos atrás. Muito se fala na educação transformadora, na educação de novos seguida por novos métodos pedagógicos, porem ainda hoje não conseguimos seguir essa forma de aplicar a pedagogia por termos que nos basear em métodos ultrapassados.

O ato de educar é transformador, então podemos concluir que se a educação é transformadora, todos os profissionais que estejam voltados para a área de educação deveriam seguir a mesma linha de raciocínio de se transformar e ao mesmo tempo transformar o educando ao longo do processo educacional. O Ato educacional tem que servir para que o professor reflita o que ele deseja transmitir em sala de aula. Posso afirmar com certeza de que muito é dito que o professor esteja em sala para transmitir conhecimento, passar o que se sabe sim é um papel importante, porem será que é o suficiente quando pensamos no ato que é educar?

O professor tem em suas mãos, não apenas o dom de ensinar, mas o professor tem uma arma para transformar pensamento e formar cidadãos. Podemos dizer que se uma pessoa é capaz de transformar o seu comportamento e o seu pensamento de acordo com o meio social que esta inserido, também podemos dizer que o aluno passa a ser moldado em sala de aula enquanto a sua referencia social é o professor, então cabe a esse elaborar a práxis pedagógica que irá utilizar para direcionar o educando e influencia-lo em suas escolhas.

Refletindo sobre o livro o autor levanta a seguinte questão: Que tipo de pessoa se quer formar? Para qual sociedade? (aranha, PLT 285, 2006), sobre essa questão me veio à mente que muito mais tem a importância desse professor como formar e transformar esses educando do que apenas o ato em si de fornecer conteúdos. O professor em seu ato educacional precisa estabelecer o que ele deseja alcançar antes mesmo de começar a desenvolver um trabalho em sala de aula, o professor tem que definir o seu objetivo, qual será o fim esperado no seu processo educacional com esse aluno o professor antes de trabalhar em sala de aula precisa se reavaliar a todo tempo, sobre como trabalhar desenvolvendo e transformando o modo de ver a vida e de pensar dos seus alunos.

O professor não pode se manter em sala de aula como verdade absoluta, ele tem há todo momento eu desconfiar de si mesmo e reavaliar os seus conhecimentos e se auto avaliar para saber se o seu objetivo está sendo alcançado. A educação ele é natural porem ela vai com o tempo se transformando e transformando a vida tanto do aluno como do professor, que tem que a todo momento colocar em pratica o seu conhecimento para conseguir um resultado satisfatório na sua vida docente.

  1. Formação Pedagógica.

        Sei que fica difícil falar sobre o ato educacional sem ter que falarmos da formação desse professor, desse profissional, lendo o capitulo 2 e o 3 ou de perceber que o texto liga um assunto ao outro quando nos diz dos aspectos importantes para a sua formação que é a formação ética e política. Isso significa que o professor é um formador de opinião, é de sua responsabilidade trabalhar valores, questões políticas e morais em sala de aula.

        O papel do profissional precisa ser repensado em tempos atuais, o professor tem que se posicionar sobre as suas escolhas, ele não pode impor as suas escolhas porem posicionar-se sim, o professor precisa ser neutro porem se apoiar sobre o que acredita sempre verificando suas escolhas e atitudes.

        A valorização do professor como um profissional não é um questão difícil apenas nos tempos atuais, lendo essa questão no livro percebo que a formação desse profissional e seu reconhecimento vem sendo desvalorizada desde a sua criação, os professores não tinham importância para a sociedade, tanto que os primeiros profissionais não tinham nenhuma preparação nem tão pouco conhecimentos específicos para exercer a profissão.

        O profissional da educação precisa ter uma boa formação buscar se aperfeiçoar, ter condições dignas de trabalho, ter materiais adequados, ter melhorias salariais como todo profissional independente da sua profissão precisa ser reconhecimento pelo seu bom desempenho pessoal e profissional. A sociedade em que vivemos acaba vendo o professor como um ato generoso,  como se o educar fosse exercido apenas pelo amor a profissão, as vezes esquecem que o professor também é um profissional que precisa ser reconhecido pelo seu trabalho como os outros profissionais também são.

        Porem para que ainda ocorra essas mudanças não dependem apenas de ações políticas mais justas, não pode-se apenas esperar que o governo e a sociedade em que vivemos acorde e comece a mudar uma historia que se vem de anos atrás. A mudança primeiramente precisa partir da classe de professores, os professores tem que ser uma classe profissional unida para que ele consiga buscar melhorias, todos juntos temos que lutar em igualdade ou então não conseguiremos mudança, precisamos buscar a diferenciação e ir atrás do que acreditamos porem juntos para que possamos ser notados e que valha a pena o que buscamos e o que acreditamos. Se o professor como já vimos é um transformador de ideias porque ainda não conseguimos transformar as condições de trabalho que vivemos e como somos tratados pelas sociedade? Será que não vem ao caso de pararmos e analisarmos o que temos feitos para mudar essa situação? Onde estamos querendo chegar? Será que não nos acomodamos a tal situação e não estamos buscamos de uma forma criativa essa mudança? Bem, são questões que me faço também como futura educadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com