TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Por:   •  5/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.837 Palavras (16 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Toda escola possui um modo de se organizar diante das demandas que surgem. A forma como a escola lida com cada situação está ligada ao perfil dos estudantes, dos funcionários da escola e da comunidade que rodeia o espaço escolar.

A Base Curricular Comum Curricular (BNCC) trouxe muitas novidades para dentro da escola. O ensino que era tradicional e cômodo agora passa por diversas mudanças. O documento apresenta competências gerais e habilidades que os discentes devem aprender até o final do ano letivo. As habilidades específicas e objetivos de conhecimento trazem uma reformulação dos conteúdos ensinados e exigem que a escola faça uma adaptação em seus documentos.

Um dos documentos que necessita ser adaptado à base é o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Esse documento contém informações muito importantes a respeito do perfil dos alunos, funcionários e da comunidade ao redor da escola. Além disso, estipula metas e objetivos que devem ser alcançados ao longo do período letivo.

A base traz consigo temas sobre a atualidade e as reais necessidades da sociedade. As habilidades descritas no documento visam formar alunos críticos, reflexivos e preparados para a vida dentro e fora do ambiente escolar, por isso propõe ensinamentos a respeito da natureza, tecnologia, economia, saúde e outros.

Sem dúvidas essa nova realidade gera nos profissionais que atuam dentro da escola o desafio não só de cumprir com o que descreve os documentos, mas o de inovar o seu modo de ver e agir diante das inúmeras situações vivenciadas no ambiente escolar.

As novas metas de ensino desafiam professores e gestores a utilizarem novas tecnologias, metodologias, novos planos de ação. Acaba com a acomodação de um ensino tradicional e levanta questões relacionadas às realidades sociais vivenciadas desde os primórdios por todos os povos, agregando ainda a valorização do diferente e das diversas culturas presentes no Brasil e no mundo.

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Anteriormente à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os planos de ensino deveriam ser desenvolvidos segundo os itens listados do PPP da escola. A Base Nacional, aprovada em 2017, introduz competências básicas que os alunos precisam apresentar ao concluir as etapas da educação básica. O intuito da proposta é garantir o aprimoramento do ensino e da qualidade da educação nacional.

Firmada em Dezembro de 2017, a BNCC divide a educação básica em etapas, que a longo prazo devem resultar em uma visão mais ampla a respeito do processo de conhecimento, ensino e aprendizagem. A partir de sua homologação, as escolas precisaram revisar e adaptar seus PPPs, para nele englobar as habilidades que os educandos devem ter adquirido ao finalizar cada período letivo.

Para que o Projeto Político Pedagógico da escola esteja de acordo com a BNCC, a escola deve incentivar o engajamento dos docentes, discentes e das famílias para a construção colaborativa e democrática do documento, abrangendo as necessidades reais e as ambições escolares. Uma das mudanças mais impactantes é a transparência e comunicação ativa com as famílias dos estudantes e a comunidade, fortalecendo assim o vínculo entre escola e comunidade escolar.

Como um dos objetivos da Base Nacional consiste em democratizar a educação, um passo fundamental é reestruturar o currículo a fim de qualificar o ensino aprendizagem da educação básica. Para que isso aconteça, deve-se avaliar o contexto real da escola e diferenciar as atividades buscando uma melhor formação.

A base sugere que os alunos possam contribuir para o aprendizado tanto quanto o professor. Onde a experiência de todos os indivíduos são relevantes e a comunidade participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem, para que o aluno se sinta parte importante da escola. Tornando-se cada vez mais interessados, motivados e envolvidos nas atividades das aulas. Um espaço onde as diferenças são respeitadas e as dificuldades amparadas.

Junto às competências e habilidades que os alunos precisam aprender, a BNCC trás temas transversais, que se trata de conteúdos apresentados nos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que foram criados pelo governo brasileiro para incentivar a abordagem de questões como: como ética, saúde, meio ambiente, trabalho, consumo, orientação sexual e multidiversidade.

A discussão desses temas em sala de aula visa promover a interdisciplinaridade, estimulando a participação dos alunos e incentivando a reflexão sobre a realidade em que vivem, relacionando os conteúdos das disciplinas com seu dia a dia.

Para abordar esses temas de forma eficiente é importante que o professor se familiarize com a comunidade escolar. É interessante que o docente observe as principais dificuldades locais sentidas pelos alunos e relacione com os assuntos da disciplina em que leciona como, por exemplo, fatos, acontecimentos ou situações da comunidade que atingem de forma direta ou indireta os alunos da escola.

O professor deve se atentar aos discentes, buscando conhecê-los individualmente. Isso é necessário para que seja possível entender o perfil de aprendizagem da turma e como planejar a aula de forma em que todos os alunos possam acompanhar o conteúdo apresentado sem que se sintam deixados de lado ou ignorados.

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico (PPP), é o documento que organiza as atividades pedagógicas da escola ao longo de um determinado político. Têm esse nome, Projeto Político Pedagógico, por que sua elaboração considera a realidade socioeconômica e cultural da escola, definindo também as metodologias que serão utilizadas. Ou seja, cada escola possui seu próprio projeto, visto que estão inseridas em realidades diferentes.

A elaboração e a construção do PPP, são feitas através de trabalhos colaborativos que envolve toda a equipe escolar e a comunidade onde se localiza a escola. O documento pode ser referência para uma avaliação contínua dos objetivos que a escola almejava alcançar, os que já foram alcançados e os que precisam ser trabalhados com uma nova perspectiva.

Para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), é preciso fazer um diagnóstico com todos os objetivos da escola. Se não for ajustado à realidade da instituição e da comunidade, é apenas um pedaço de papel. Por isso, para o PPP ser realmente efetivo, comece fazendo um diagnóstico da escola, alunos e família com perguntas relevantes no contexto da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com