TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.362 Palavras (22 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

NATALIA AGUIAR ARAUJO QUEIROZ

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Teixeira De Freitas

2014

NATALIA AGUIAR ARAUJO QUEIROZ

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Fabiola Barros

Tutor de sala: Eliete Santana

Teixeira De Freitas

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        

3. 2 A ROTINA OBSERVADA        

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO - PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO        

4.1 INTRODUÇÃO        

4.2 DADOS GERAIS DO PROJETO        

4.3 REFERENCIAL TEÓRICO        

5 PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO        

5.1 PLANO DE AULA 1        

5.2 PLANO DE AULA 2        

5.3 PLANO DE AULA 3        

5.4 PLANO DE AULA 4        

5.5 PLANO DE AULA 5        

5.6 PLANO DE AULA 6        

6  RELATO DA APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO        

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

8 MOSTRA DE ESTÁGIO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

ANEXO A – FOTOS DE AULA COM FANTOCHES E LITERATURA INFANTIL        


1 INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório II do curso de Pedagogia tem como objetivo principal, aprimorar os conhecimentos do acadêmico, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

Em cumprimento a LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação), conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”.

Dessa forma, constata-se que o estágio curricular obrigatório II, faz parte da nossa formação educacional, sendo garantido por lei. Assim, o estágio curricular obrigatório II faz parte da formação acadêmica, partindo de um referencial teórico, para uma confirmação na prática em uma sala de aula.

Desse modo, o período destinado ao estágio serve de base para o aluno, refletir se realmente, é aquilo que quer para sua futura profissão, pois é no estágio que se descobre as grandezas de ser professor.

Enfim, é durante o estágio curricular obrigatório II que o curso de Pedagogia proporciona ao aluno uma forma de se especializar e de se tornar um grande profissional na área da pedagogia, podendo adquirir técnicas e habilidades para lidar com crianças de forma qualificada e com competência.

O referido estágio foi desenvolvido na Creche Crescer e Aprender.

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi realizado no setor Muncipal Creche Crescer e Aprender, na cidade de Santo Antonio de Barcelona, municipio de Caravelas Bahia, a creche funciona em dois turnos: Matutino e Vespertino, tendo como séries e modalidades ofertadas de ensino voltada a Educação Infantil de 2  a 5 ano, com o total de 154 alunos.

A sua estrutura é composta com 4 salas, uma secretaria, pátio interno, uma conzinha, um sanitario masculino, um sanitario femenino, e um sanitario para os professores.

Em relação aos funcionarios da creche, temos na direção a diretora Mara Regina Pereira Furtado Cantarela que direciona a instituição a 06 anos graduada em pedagogia, e pós- graduada em Psicopedagogia, sua função é administrar o dia-a-dia da creche(horarios, merendas, reuniões com funcionarios e pais, documentação da instituição), junto com ela a Coordenadora Maria Da Penha Ribett Koeller que está na instituição a oito anos e também é graduada em pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil.

A secretária da escola é administrada por uma secretaria que está a 03 anos na instituição e cursa pedagogia sua função é organizar e zelar pelos os documentos arquivos, organzar fincharios, preparar declarações, oficios entre outros. A creche tem oito funcionarios de serviços gerais que são responsaveis pela a limpeza e abastece os produtos necessarios, cuidando da merenda. Temos também quatro auxiliar de classe, uma graduada em pedagogia e as demais com ensino médio, responsaveis de acompanhar e ajudar os alunos nas tarefas realizadas em sala. O corpo docente é regido por 07 professores sendo 05 pegagogos, um pós- graduado em psicopedagogia e outro pós-graduado em Eucação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (624.5 Kb)   docx (450.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com