TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.497 Palavras (26 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

Maria Francisca de Lira

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Arapiraca

2013

Maria Francisca de Lira

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Jayne Mara Marques

Tutor de sala: Maria Aparecida Torres de Miranda 

Arapiraca

2013

sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        07

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                09

4.2 Dados Gerais do Projeto        10

4.3 Referencial Teórico        12

4.4 Planos de Aula da Intervenção        14

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        28

REFERÊNCIAS        29


1 INTRODUÇÃO

Neste estágio supervisionado da educaçao infantil, tem por objetivo principal, criar momentos de reflexão e atividade prática para o ensino aprendizagem, visando à formaçao do docente. O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas durante o estagio supervisionado  do curso de pedagogia.

O estagio foi realizado na escola municipal de ensino fundamental Manoel Luiz Pereira na turma de crianças de 4 e 5 anos de idade. Ele  visa fortalecer a relação da teoria a pratica baseando no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.

Sendo assim, o estagio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.É de estima importância conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na área da educação infantil, essa é a hora de observar, planeja ações a serem desenvolvidas com as crianças e é importante também refletir e pesquisar instrumentos de ensino diferenciados.  . Isto é possibilitar que o estagiário manifeste e execute em sua e pratica, atitudes e habilidades especificas. Utilizando-se de um projeto de intervenção.

Neste relatório será destacado a caracterização da escola, a caracterização do campo de estagio, a rotina,, nele também encontra-se um projeto de intervenção, e por fim as considerações finais

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Luiz Pereira fica situada no povoado pilões, zona rural s/n na cidade de Feira Grande AL

 2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O referencial teórico deste estagio fundamenta-se numa  abordagem de ensino  através de jogos e brincadeiras  em sala de aula.  Os princípios que procuro da consistência ao trabalho são buscado nos estudos de  Jean Piaget, e vygotsky.

Sabe-se que usando o lúdico em sala de aula as crianças aprendem de forma de forma espontânea pois,  as brincadeiras esta no dia-a-dia das crianças. As brincadeiras nesse período  onde as crianças estão tendo o primeiro contato com a escola e de inteira importância para que seu desenvolvimento seja alinhado com o gosta de esta na escola.

Os pcn’s afirmam que o  brincar apresenta-se por meio de várias categorias: O movimento e as mudanças das percepções; a relação com os objetos e suas propriedades; a linguagem oral e gestual e os limites definidos pelas regras.

Para Vigotski (1994),

A brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento do próprio pensamento da criança. É por meio dela que a criança aprende a operar com o significado das coisas e dá um passo importante em direção ao pensamento conceitual que se baseia nos significados das coisas e não dos objetos. A criança não realiza a transformação de significados de uma hora para outra (p.54).i

Dessa forma o professor deve incentivar as crianças inovando as brincadeiras e jogos, interagindo as crianças  e possibilitando espaço para que elas usem  sua imaginação para que assim,  possam enfatizar suas experiências,  o educador deve sempre valorizar a expressão e a criação de cada um.

Através do brincar as crianças desenvolvem entre si o respeito e constrói o conhecimento cognitivo e social, aperfeiçoando sua inteligência e sua aprendizagem.  

Segundo Piaget (1976), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Ela não é apenas uma forma de desafogo ou algum entretenimento para gastar energia das crianças; constitui um meio que enriquece e contribui para o desenvolvimento intelectual.

Assim pode-se perceber que brincar é aprender, e estabelecer conectividade com o bem esta na sala de aula,  e na brincadeira que a criança tem a possibilidade de aprende de forma mais complexa e elaborada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (278 Kb)   docx (782.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com