TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

                                       

                                           MANUELA MISSIAS PAES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Esplanada-BA

2015

MANUELA MISSIAS PAES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

                                                                  Orientador:prof.Melina Klaus

                                                                  Tutor eletronico:Fernanda Damazio

                                                                  Tutor de sala:Edivânia Pimenta Leal Paixão

                                     

Esplanada-BA

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

Sabemos que a educação Infantil, é uma etapa  muito importante na vida de um adulto, pois é nela que se planeja sua personalidade. É tida como a fase em que se desenvolvem diversas competências e habilidades essenciais para toda uma vida.

        Este estágio tem como importância unir e lidar com a pratica e a teoria tendo como aprendizagem a vida social e cultural do aluno.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches e pré-escolas devem educar cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança. Atividades como brincar, contar histórias, oficinas de desenho, pintura e música, além de cuidados com o corpo, são recomendadas para crianças que frequentam a escola nesta etapa. Cabe ao professor de educação infantil, promover meios para que o educando construa seu próprio conhecimento, evoluindo assim, gradativamente no seu desenvolvimento cognitivo e motor. Na educação infantil não é diferente, através do contato com outras crianças e com o concreto, não menosprezando o abstrato, que nesta fase é muito comum, a criança aprende de forma prazerosa e significativa.Pois a brincadeira  na educação infantil é a melhor maneira para se aprender e se integrar com as outras crianças.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O Estágio Supervisionado é de fundamental importância para a formação integral do aluno tanto pessoal quanto profissional. É uma atividade obrigatória exigida pela LDB – Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação docente e deve ser realizada por alunos de cursos de Licenciaturas com o cumprimento de uma carga horária pré-estabelecida.

Este acontecimento  é o primeiro contato que o aluno tem com a sua futura área de atuação, por esse motivo é uma experiência considerada pré-requisito para a inserção do profissional no mercado de trabalho, pois possibilita ao aluno o contato direto com a realidade educacional ao permitir a articulação dos conhecimentos teóricos, angariados ao longo dos semestres estudados, com a realidade profissional na prática, proporcionando vivências e experiências ricas e significativas.

Em efeito disto, deve-se considerar todos os momentos vivenciados durante o período de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, desde a observação dos espaços educativos da instituição: como esta é organizada; etapas de ensino que a mesma oferece; relacionamento interpessoal aluno-aluno, aluno-professor e aluno-funcionários; as práticas pedagógicas; a própria docência; até a participação e reflexão por parte do aluno. Por fim, o Estágio torna-se um treinamento, uma forma de profissionalização, na qual o estudante vivencia o que tem aprendido na Universidade, pois passa a perceber como os conteúdos aprendidos na Universidade podem ser úteis na prática e como podem ajudar a acabar com as falhas existentes.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

        A Escola Municipal Francisco de Sá Teles esta localizada em Entre Rios/BA, no distrito de Subaúma, área litoranea, na Praça Senhor do Bonfim, funciona em período matutino e vespertino apenas com ensino infantil. É composta de três salas de aula, secretaria, diretoria, cozinha, um banheiro feminino e outro masculino, deposito e cada sala de aula, possui quatro mesas infantis com quatro cadeiras cada uma e  quadro verdes; no que se refere aos profissionais a escola conta com uma diretora e uma coordenadora, duas funcionarias para serviços gerais e dois vigias. Existe na escola um conselho escolar que atua na fiscalização ou caso seja solicitado, o corpo docente é composto de seis professores cumprindo os 200 dias LETIVOS. Os projetos realizados pala instituição são os projetos de leitura, família, higiene e saúde  A avaliação e formativa e sometia e os professores realiza seu trabalho avaliado nas necessidades dos alunos.
A escola tem a missão de formar cidadãos comprometidos com o meio em que vive visando sempre sua cultura seus saberes, acrescentando novas influencias voltada a compreensão do mundo que o cerca, além de está interagindo-se no meio social com novas habilidades, sua proposta esta baseada na LDB 9394/96 que fundamenta seus princípios na universalidade de igualdade de acesso permanecia e sucesso da obrigatoriedade da educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com