TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

LIDIANE DA SILVA CONCEIÇÃO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 1]

Esplanada

2014

LIDIANE DA SILVA CONCEIÇÃO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Vilze vidotte Costa

Tutor eletrônico:Fernanda Cristina Aguiar mecardante Damazio

Tutor de sala: Edvânia Pimenta Leal Paixão

Esplanada

2014


sumário

1 INTRODUÇÃO        01

2CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        02

 Caracterização do Campo de Estágio e rotina        02

3 PROJETO DE INTERVENÇÃO

3.1 Dados Gerais do Projeto        02

32 Referencial Teórico        03

3.3 Planos de Aula da Intervenção        04

 4 RELATO DA INTERVEÇÂO        09

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        09

MOSTRA DE ESTÁGIO        10

REFERÊNCIAS        11

        

        


1 INTRODUÇÃO

O presente projeto aborda a importância do brincar na Educação Infantil e a utilização de brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento, onde os alunos tornem-se mais seguros e capacitados para argumentar com autonomia, respeitar regras, respeitar os amigos e compartilhar, proporcionando o desenvolvimento simbólico, estimulando a sua imaginação, sua capacidade de raciocínio e sua auto-estima.

É importante destacar que o brincar constitui-se como um direito fundamental e inalienável das crianças, legitimado no Brasil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Dessa forma, para se desenvolver plenamente e participar ativamente do mundo em que viva a criança precisa brincar.

É sabido que as brincadeiras que povoam o universo infantil são a maneira pelas quais as crianças expressam-se no mundo. São nelas que representam papéis, criam personagens, exploram brinquedos enfim encontram sentido para a sua vida.

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O ato de brincar possibilita o processo de e aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo desta forma uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Em relação aos benefícios do brincar, podemos dizer que estão ligados ao desenvolvimento infantil. Tanto o brincar pelo brincar, quanto o brincar dirigido (jogos), faz bem à criança e ao seu desenvolvimento em todos os aspectos.

O objetivo principal do estágio é de preparar as crianças para o ingresso na Sociedade e tornar a sua aprendizagem mais significante.

2CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

2.1 Caracterização do Campo de Estágio

O estágio foi realizado na Escola Municipal Prof.ª Durvalina Xavier Noronha, situada em Chapada do Vigário, pertencente ao Município de Esplanada-Bahia, a qual já existe a trinta anos. A escola atendea própria comunidade e outra chamada de Sapé, no momento a instituição atende 87 crianças, alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I(1ª ao 5º ano), no horário  matutino das 7:30 às 11:30, vespertino das 13:00 às 17:00horas, sendo sua carga horária de 800h e 200 dias letivos.

A instituição é de pequeno porte, mas observou-se que todos os professores que nela lecionam possuem o nível superior, participam de encontros pedagógicos e realizam outros projetos na escola, todos fazem sua partedeixando a sala de aula em um ambiente de aprendizagem bem organizado e de muita afetividade e respeito entre todos proporcionando as crianças acolhimentoe segurança ao se sentirem amadas e respeitadas, visando o enriquecimento da aprendizagem dos alunos.

Observou-se que a escola apesar de pequena é bastante organizada, espaços amplos que favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado par realizarem suas atividades em grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de deferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com