TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE COMO A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA MUDOU A MINHA VIDA.

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

NOME DO ALUNO: LEILIANE RODRIGUES FERREIRA RU: 962446

POLO DE APOIO CONGONHAS MG.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE COMO A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA MUDOU A MINHA VIDA.

O texto trata da minha experiência com a EAD assim que mudei para a Cidade Conselheiro Lafaiete MG, com esse relato trago alguns questionamentos, observações e reflexões de como a tecnologia tem nos ajudado para nosso aprendizado, a onde quer que estejamos.

Meu primeiro contato com a educação a distância foi através de uma amiga, mas achava que aquilo não era pra mim, quando mas, comecei a trabalhar e sempre gostava de estudar, porém estava sem tempo, devido o cuidado com filhos e casa. No ano de 2013 indo pra casa, liguei o rádio, ai estava passando a propaganda da faculdade ead, e quem tivesse interesse, era só prestar o vestibular ou com a nota do enem era possível começar os estudos, foi aí que surgiu o interesse em começar  a estudar pela ead.

No mês de maio fiz minha inscrição na cidade de Congonhas onde é localizado o polo de graduação, durante uma vez na semana, logo depois do trabalho, até a rodoviária de Conselheiro Lafaiete, pegava o ônibus até a cidade de Congonhas, chegando lá, pegava outro ônibus até o polo de apoio. No início era muito cansativo, havia dez anos que não estudava mais, achei que não iria conseguir, pouco a pouco fui me adaptando, logo em seguida fiquei  encantada, pois além de não precisar ir todos os dias, ganhava os livros, preço acessível, lá estava eu realizando meu sonho de entrar na faculdade. No inicio dos estudos, tive um pouco de dificuldade com o ambiente de aprendizagem unico, hoje mudamos para o univirtus. Muitas pessoas achavam que era fácil que não tinha muito compromisso, mas não é nada disso, pelo contrário o aluno tem que ter muita disciplina e principalmente compromisso.

Durante a primeira UTA, como era chamada o semestre, veio as primeiras dificuldades, no primeiro dia assistir várias palestras, fiz amizades, com meninas do mesmo curso de licenciatura em pedagogia que estavam começando no mesmo período.Tivemos contato com a tutora do curso que tira várias dúvidas sobre a máteria.Conhecemos e aprendemos a lidar com o ambiente virtual, local onde tem as vídeo-aulas, indicações de livros, sites, uma biblioteca virtual e digital extensa onde o aluno pode fazer pesquisa, aumentar sua cultura, mídias eletrônicas, informações financeiras, acadêmicas, perguntas frequentes etc. No curso de licenciatura de pedagogia temos uma tutora, que tira as dúvidas do estudante. Com o tempo o aluno vai se familiarizando com os professores, tudo vai se tornando mais fácil.

A EAD está sendo uma modalidade de ensino muito utilizada, por várias pessoas, incluindo jovens, adultos e idosos, os registros mais remotos de uma experiência EAD são de curso por correspondência em 1728, hoje essa modalidade está disponível para todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até mestrado. Um potencial importante é levar a formação para pessoas que estão longe das universidades.

Hoje a EAD no Brasil é uma modalidade consolidade, são mais de 1.800 cursos, atendem quase 4 milhões de pessoas e são reconhecidas pelo mec.

Minha expectativa com a EAD é muito gratificante, tenho aprendido muito, uma vez que posso conciliar estudo, com família, trabalho e estudo, tendo a capacidade de adquirir conhecimentos essenciais para o meu crescimento tanto profissional, como pessoa, possibilitando a busca por novos conhecimentos, pois a EAD apresenta como grande potência para novas educações na contemporaneidade. No entanto, esse potencial educacional depara-se com grandes desafios que ultrapassam as soluções de princípio dualista, onde os processos de aprendizagem, segundo Lévy(1999), passam por novas formas de acesso à informação e novos estilos de raciocínio e de conhecimento mediadas pelas TIC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com