TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO CRÍTICO – REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRI CULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  1/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 11

RELATORIO CRÍTICO – REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRI CULAR SUPERVISIONADO

  1. DADOS DO ALUNO (a)

DADOS DO ALUNO (a)

NOME

RGM

CURSO

PEDAGOGIA

INSTITUIÇÃO

UNIVERSIDADE CRUZEIRA DO SUL

DISCIPLINA

ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL.

ANO

2018

 SEMESTRE

1° SEMESTRE

MACHADINHO D’OESTE - RO

2018

  1. INTRODUÇÃO        

Este relatório está relacionado ao Estagio Curricular Obrigatório de Gestão do curso de segunda Licenciatura em Pedagogia da CRUZEIRO. O objetivo desse estagio de Gestão e  proporcionar ao acadêmico uma aproximação do que e o campo de atuação do profissional pedagogo, pois e dever do gestor conhecer o espaço de atuação. Dessa forma o pedagogo; observar e analisar situações diária no que se refere ao trabalho, compreender a relação interpessoal, entre outros. Dentro deste contexto, foi realizado o estagio de gestão na escola Municipal Bom Futuro, com a caracterização da instituição escolar, que e o analise do projeto da escola Bom Futuro, Pois convivendo com diversos valores e culturas, isso nos leva a um mundo completamente desconhecido. Foi desenvolvido um projeto com o tema ‘consciência negra, pois e de extrema importância aborda esse tema na escola que para a formação de novo cidadão.

  1.  CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Bom Futuro esta situado na Avenida Castelo Branco n°4870, no bairro Bom Futuro Município de Machadinho d Oeste - RO. Esta instituição escola é integrante do Sistema Municipal de Ensino, criada desde 18/03/1994. Ministram aula do pré, 1°ao 5°ano do ensino Fundamental primeira fase, sendo que do 1°ano 3°ano formam o ciclo de alfabetização e 4° e 5°ano ciclo complementar organizado em regime anual, em consonância com a legislação pertinente. Com capacidade de atender 488 alunos, em dois períodos matutinos e vespertinos, são 11 salas de aulas no período matutino e vespertino. A escola atende em media 23 alunos na sala do AEE, que e uma sala improvisado para atender essas crianças, quanto acessibilidade a escola ainda está se organizando para atender de alunos com necessidades especiais que são matriculados na escola, seu órgão mantenedor e a prefeitura do município. A escola conta com uma equipe de: 17 professores, 03 vigias, 02 inspetoras de pátio, 01 cuidador, 06 zeladoras, 04 cozinheiras, 01 secretaria, 01supervisora, 01 diretora, 01 orientadora, 01 professora do AEE. Ao todo são 38 funcionários.  Na escola tem os seguintes departamentos: 11 salas de aulas, 01 biblioteca, 01 sala de professores, 01 secretaria, 01 sala de direção, tem 01 pátio coberto, 01 pátio descoberto, 01 conzinha, 03 banheiros, 01 deposito madeira, 01 almoxarifado e 01 sala de atendimento AEE.

A escola não possui uma sala para orientação nem para supervisão o que acaba dificultando o trabalho desses profissionais, também não possui refeitório.

 O alunado da escola Bom Futuro é basicamente formada por crianças do bairro e outras redondezas e dos bairros vizinhos e dos sítios que são trazidos pelo transporte escolar do município. A comunidade em torno da escola e composta por residências simples e várias igrejas e pequenos comércios. A escola tem como objetivo oferecer para as crianças uma educação de melhor qualidade, para que ela possa ter as mesmas condições e oportunidades, desenvolvendo um trabalho pedagógico, que atinja a todos os alunos de uma forma direta, e que possa refletir na sociedade onde estão inseridos.

O calendário letivo da Instituição é composto por 200 dias letivos com carga horárias de 800 horas e jornadas de trabalho de 04 horas no período matutino e 04 horas no período vespertino. As aulas se iniciam as 07h30min no período da manhã, as 09:15 acontece o primeiro recreio para o pré, 1°,2° e 3° ano, as 09:30 recreio para 4° e 5° anos até as 09:45min.

As aulas se encerram as 11h30min para o período matutino. As 13h30min se dão o inicio das aulas para o período vespertino o recreio acontece da mesma forma e as aulas se encerram ás 17h30min horas. Todas As salas de aulas são climatizadas a iluminação e de boa, já as lousa não são de qualidade mais já foi feito o pedido que devera chega ao inicio do próximo ano letivo, A limpeza de todo o ambiente são feitas nos dois períodos, pois e um ambiente agradável não só para os alunados, mas pra todos ali presente.

        

          3. PERFIL DOS GESTORES

Neste estagio foram realizando 100 horas na gestão Educacional. Esses foram os profissionais que foram acompanhados.

PROFESSOR (a)

FUNÇÃO QUE ATUA

FORMAÇÃO

TEMPO DE ATUAÇÃO

TEMPO DE TRABALHO NESTA ESCOLA

Silvanira Jose Lopes

Diretora

Pedagoga

02

02

Mirian Lataliza França

Orientação

Historia

12

12

Rute Moraes

Supervisão

Pedagogia

01

01

          5. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/ADMISTRATIVAS/FINANCEIRA DOS GESTORES  

Nas observações e acompanhamento do trabalho da gestora foi possível nota que tem uma organização administrativa, didática pedagógica e disciplinar regulamentada pelo Regimento escolar, com observância e seguindo o que determina a legislação do ensino vigente: LDB (Lei de Diretrizes e Bases), Constituição Federal, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Tem como missão respeitar o próximo, oferecer um ensino de boa qualidade. A escola preocupa-se em formar alunos críticos, criativos, participativos, dinâmicos e capazes de reconhecer seus direitos e deveres, e assim adquirindo habilidades, conhecimento e atitudes que lhe permitam fazer-se transformadores ante as necessidades vitais e existenciais.

Na escola os educadores primarão pela oportunidade e integração da criança no mundo da educação, visando uma interação social e interação professor/aluno.

A filosofia da escola prima pela abolição de toda e qualquer de denominação e restrição da liberdade própria do ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com