TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

          Realizei o Estagio Supervisionado IV, na Escola Municipal Professora Elizabete Das Neves Teixeira Fernandes- Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada na rua: Giacomo Ambrosio Ciconello, número: 663, estado: Paraná, Brasil.

             Os dias de observações deram inicio no dia 09 á 31 de março de dois mil e quinze, dias da semana segundas e terças-feiras, observei a turma do 2º ano B, do Ensino Fundamental, sendo a professora regente Maria Aparecida Pereira Oliveira, observei as crianças de 6 á 7 anos, na sala havia 24 alunos.

              As atividades pedagógicas começam seguidas de uma rotina, com a chegada das crianças no período vespertino das 13hs até o momento da saída que são 17hs. Na chegada as crianças formam fila, e em seguida entram na sala para  que se inicie as atividades, em torno das 14h e 30min. A merendeira vai à

 sala avisar que o lanche esta pronto, todos faz uma fila e se encaminham até a porta da cozinha para pegar seu lanche e voltam para sala, e todos comem na sala mesmo, em torno das 14h e 40min, é dado o sinal para o intervalo, todos formam filas para saírem brincar e ir ao banheiro, e as 14h e 50min. É dado novamente o sinal para que todos formem fila no pátio e voltem para sala. E a professora recomeça com as atividades, até o término da aula que se encerra as 17h00min. Assim é toda a rotina dos alunos do 2º ano B da professora Maria Aparecida Pereira Oliveira. Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados, individualmente, um atrás do outro, só sentavam juntos quando havia atividade em grupo. A entrada e a saída dos alunos na/da sala é realizada sempre com o acompanhamento da professora. A frequência dos alunos é realizada por meio de chamada realizada pela professora. A professora respeita a individualidade das crianças garantindo um ambiente organizado onde há : respeito aos horários, regras definidas e um clima favorável à aprendizagem. Quanto à relação entre as crianças e a professora, foi possível notar um clima onde há escuta das solicitações dos alunos, e a professora é muito paciente e bem participativa, atende a todos. A aula observada foi ótima e muito bem planejada. A relação professor-aluno é muito boa, é uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento.

1º DIA DE OBSERVAÇÃO DIA _09/03/2015

        Neste dia, após a rotina diária a professora Maria deu inicio a aula, primeiro começou contando uma história que era sobre bullying, ela usou o livro da escritora (Cristina Klein) Bullying na escola o titulo foi (A amizade não tem Cor).

       Primeiramente a professora teve alguns minutos de conversa, e fez algumas perguntas para as crianças, exemplos como discriminação para com os outros, de outra cor ou raça. E logo após a leitura eles tiveram outra conversa sobre a história contada, foi muito a proveitosa a conversa todos tiveram a oportunidade de se expressar. E terminado a conversa a professora foi passando as atividades aquele dia a primeira aula era de português. Ela trabalha com o livro (Portas abertas), com alfabetização, letramento, e alfabetização da matemática, neste dia ela trabalhou com o livro de português, ela começou com um revisãozinha para que eles relembrassem algumas palavras com a letra C, passando algumas palavras no quadro e pediu para que eles copiassem. Alguns estavam bem adiantados e outros com bastantes dificuldades, a professora é bem atenciosa e tem muita paciência, percebi que ela tem dois alunos que são especiais, e por isso ela tem que levar as atividades mais controladas para que os dois possa acompanhar a crase, como a maioria é bem espertos a professora tem que ser mais ágil, mas eles conseguem pois os dois são bem inteligentes. Logo após o intervalo todos tinham terminado as atividades, ela passou uma atividade de ciências sobre o corpo humano, que eles já tinham trabalhado, neste dia ela deu para eles uma atividade imprimida no sulfite, que continha uns desenhos com a higiene do corpo, ela pediu eles colorissem, e recortassem, para colar no caderno, conforme ela ia pedindo e escrevendo no quadro que forma de higiene a primeira figura estava usando, para que eles copiassem no caderno. Neste dia a professora trabalhou com contação de histórias leitura, letras do alfabeto com a letra C, recorte pintura.  Percebi que a professora trabalhou de forma dinâmica, e seus alunos entenderam muito bem as atividades.

 2º DIA DE OBSERVAÇÃO DIA 10/03/2015

      Neste dia, após a rotina a professora começou a aula fazendo uma leitura de uma história, o titulo do livro foi (O lugar das Coisas), autora da História era Silvana Tovano, enquanto a professora estava lendo eles prestarão muita à atenção, as crianças, gostam muito sempre no final da leitura a professora questiona a respeito da história, eles fazem comentários a respeito.
A professora retornou com eles, e iniciou uma atividade de matemática sobre
quantidades, entregou uma atividade que tinha grupos de doces e as crianças
tinham que escrever a quantidade de cada grupo. Em seguida tinham que
reconhecer os números e formar grupos com os números apresentados.
     Na próxima atividade a professora pediu que eles fizessem a soma das
quantidades. Foi bem interessante e engraçado, pois as crianças faziam muitas
brincadeiras com as atividades, e percebi que todos participaram e gostaram mais
que atividade de português na aula anterior. Após o intervalo a professora trabalhou com eles a matéria de artes, a professora organizou os alunos e disponibilizou folhas de sulfite e giz de cera para cada um deles, solicitou que eles fizessem um desenho livre. A professora observou os alunos durante a atividade. A atividade foi bem legal, porém alguns alunos dispersaram, mas logo voltaram a se interessar na aula. Neste dia foi trabalhado contação de história novamente, com a disciplina de matemática, quantidade, disciplina de artes, aula livre. A aula observada foi ótima e muito bem planejada. A relação professor-aluno é muito boa, é uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento.

. 3º DIA DE OBSERVAÇÃO DIA  16/03/2015 

       Após toda a rotina, neste dia a professora começou com a aula de português, primeiro ela distribuiu o livro que ela sempre trabalha que é (Portas Abertas), passou para eles a pagina do livro, ela trabalhou as letras do alfabeto, as vogais e silabas,  escreveu na lousa algumas palavras para que as crianças pudessem completar   com as silabas que estava faltando, que estava no livro. Depois do intervalo a professora, adiantou a tarefa de casa, passou a pagina do livro, para que eles fazer uma leitura, todos acharam a pagina e escreveram tarefa, em seguida a professora passou tarefa de matemática, ela deu para cada um uma atividade imprimida em folha sulfite, que tinha umas continhas de adição para que eles resolvessem, ela explicou, escrevendo na lousa, e foi ajudando individualmente cada aluno. Com isso a aula foi tranquila e a professora deu a atividade tirando duvidas e avaliando sem compromisso de notas, destaca a professora que esse tipo de aula é muito importante para processo de ensino aprendizagem dos alunos e para futuros planejamentos de aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (489.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com