TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO LICENCIATURA pedagogia

Por:   •  10/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.275 Palavras (22 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

JOSEMARY SOUSA BRAGA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

Cidade

2015

JOSEMARY SOUSA BRAGA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 4° semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

Tutor de sala: Ilma Bispo Brandão

Seabra

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2 ROTINA OBSERVADA

3 REFERENCIAL TEÓRICO

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-profesor tem com seu futuro campo de atuação. Segundo Pimenta e Lima (204) o estágio é o eixo central na formação de profesores,pois é através dele que o profisional conhece os aspectos indispensáveis para a formação daconstrução da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um proceso fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para profesor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências,conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discusões, posibiltando uma boa reflexão crítica, construindo a suaidentidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador .

A execução do estágio foi realizado na Escola Municipal de 1º Grau Ruy Barbosa situada no Povoado de Àgua de Rega a 22 km da sede de Iraquara Bahia, com a turma do 4º ano do ensino fundamental, no período de 30/04/2014 á 17/05/2014, onde foi possível observar, analisar e refletir sobre a ação docente enquanto professora - estagiaria.

Visou-se neste estágio diagnosticar de que forma se dá a atuação dos professores nas séries do Ensino Fundamental, em vista de que a formação destes acadêmicos inclui também a atuação nos referidos ciclos. Visou-se, ainda, prever a necessidade de intervenção pedagógica nas séries investigadas, a fim de contribuir com a escola, e, sobretudo, com os professores que receberam os estagiários em suas aulas.

Os seguintes relatos postados nesse documento têm uma função de sistematizar e concretizar as aprendizagens numa prática educativa, sendo assim, a função do estagiário abriu novas vertentes para o saber trazendo novos conhecimentos para a nossa trajetória escolar, e este também nos leva a ter uma reflexão mais aprofundada a cerca dos estudos e da profissão que escolhemos para a nossa vida.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal de 1º Grau Rui Barbosa é uma instituição de ensino apolítica, mantida pela Prefeitura Municipal de Iraquara, a mesma conta com uma área de 447,3m² dividido em 7(sete) salas de aula, um infrocentro, uma sala de leitura, uma sala de professores,uma secretária, uma cantina e três banheiros, escola essa que atende a 287 alunos: ( 34 na educação infantil – 111 no ensino Fundamental I, 109 no ensino fundamental II regular e 33 na Educação de Jovens e adultos, alunos com uma faixa etária média de 4 a 70 anos, oriundos de Água de Rega (sede da escola) e/ou de comunidades circunvizinhas: Sonhem, Passagem, Riachão, Rio Verde, Caiçara e Cachoeirinha. Esta escola se insere numa comunidade com aproximadamente 600 (seiscentos) habitantes, sem muitas opções de lazer, dispondo de 01 unidade de saúde, 01 associações comunitárias, 01 igrejas católicas e 03 igrejas evangélicas e Os meios de comunicação de que a comunidade atualmente dispõe são: telefone público, telefone residencial e internet. A Escola Municipal de 1º grau Rui Barbosa localiza – se no povoado de Água de Rega, à Rua do Posto, sem numero; município de Iraquara, próximo à igreja católica e ao Posto de Saúde da Família Felix de Souza Neto. Foi construída em 1.948, pelo já falecido ex prefeito do município de Seabra, Manoel Teixeira Leite, para atender as necessidades educacionais da comunidade na época. Nos anos posteriores essa escola passou a funcionar irregularmente ministrando as séries iniciais (1ªa 4ª série). Seu nome atual é uma homenagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com