TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO PEDAGOGIA

Por:   •  10/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FACULDADE SANTA RITA

Câmpus Chapecó (SC)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM PEDAGOGIA

[pic 2]

Chapecó –SC 2019

RRRRRRRRRRRRRRRRRR

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM PEDAGOGIA

[pic 3]

        

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Santa Rita, como requisito à obtenção do grau em Pedagogia.

Chapecó – SC, 2019

DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

BBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM PEDAGOGIA

[pic 4]

Este relatório de Estágio Supervisionado em Pedagogia foi APROVADO em sua forma final pelos SUPERVISORES/ORIENTADORES/PROFESSORES seguintes:

Professora Mda. CCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

Presidente:

SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Membro 1:

Membro 2:

        Assinatura dos Estagiários:

Nome:

HHHHHHHHHHHHHHHHH

Nome:

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Nome:

BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

Chapecó - SC, 2019

SUMÁRIO:

1-  INTRODUÇÃO........................................................................................ 5

2-  REFERÊNCIAL TEÓRICO.................................................................. 6

3-  ATIVIDADES PREVISTAS E PLANEJADAS................................... 10

4-  REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES........................................... 13

5-  CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................ 16

6- ANEXOS................................................................................................. 17

7- REFERÊNCIAS..................................................................................... 18

1 – INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório de docência, no ensino fundamental.

Realizado no Colégio Santa Rita, o projeto foi desenvolvido com turma seriada, com idades de seis a dez anos.

As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, observação das aulas e práticas pedagógicas, com um projeto extraclasse que contemplou a interdisciplinaridade, este relatório tem a finalidade de registrar as experiências e resultados obtidos durante o estágio.

No que se refere ao planejamento foi construído em relação das áreas de conhecimento, conteúdo, objetivo, desenvolvimento das aulas, atividades realizadas, avaliações e recursos utilizados.

Esse estágio para nós futuras pedagogas é de grande relevância, pois temos a oportunidade de compreender com mais clareza as atitudes, dificuldades, anseios e satisfações. E o mais importante, é nesse momento do estágio que vamos construindo nossa identidade profissional, colocando a teoria em prática e se descobrindo como o mais novo professor, um merecedor daquele ofício.

   

2 – REFERENCIAL TEÓRICO:

           O estágio é uma das etapas mais importantes para formação acadêmica de um professor, pois é durante esse momento que ele vai poder colocar em prática todo conhecimento adquirido ao longo do curso de licenciatura, unindo teoria e prática.

           O presente trabalho é fruto dos estudos realizado para pôr em prática as aulas no estágio do ensino fundamental realizado no Colégio Santa Rita.

O colégio Santa Rita nasceu com a missão promover uma educação de qualidade na perspectiva da formação ética e cidadã, com atitude investigativa que contribua para a inserção dos estudantes no mundo do conhecimento e do trabalho de modo a conduzi-los à construção de uma sociedade mais justa, solidária e feliz, atenta aos novos desafios sócio-econômico-ambientais locais e globais. Está localizado em Chapecó-SC.  

O Colégio Santa Rita de Chapecó é fruto de experiências educacionais vivenciadas por seus professores, funcionários e mantenedores há mais de vinte anos. No Colégio Santa Rita o Ensino Fundamental, acolher significa também cuidar educar, como forma de garantir a aprendizagem dos conteúdos curriculares para que o estudante desenvolva interesses e sensibilidades que lhe permitam usufruir dos bens culturais disponíveis na comunidade, na sua cidade ou na sociedade em geral, e que lhe possibilitem ainda sentir-se como produtor valorizado desses bens. Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo, mediante:

  • Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • Foco central na alfabetização, ao longo dos 3 (três) primeiros anos;
  • Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

A disciplina Prática de Ensino nos cursos de Formação de Professores assume uma posição de destaque na grade curricular, uma vez que ela proporciona um elo entre as demais disciplinas do curso, conciliando a teoria à prática docente e possibilitando a reflexão científica.

A Prática de Ensino, por meio do estágio, permite aos discentes que não exercem o magistério a construção de saberes e a formação da identidade profissional. Nesse sentido as práxis pedagógicas se tornam essenciais para o desenvolvimento do futuro professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (484 Kb)   docx (786 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com