TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: 5° ano do Ensino Fundamental

Por:   •  7/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  1.658 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de observar uma criança de 10 anos de idade que está cursando o 5° ano do Ensino Fundamental e que vem apresentando dificuldades de aprendizagem, a partir de uma investigação junto a direção, professora e mãe. Durante a execução deste trabalho serão aplicadas  provas piagetianas e anamnese com os pais para coleta de resultados.

DESENVOLVIMENTO

Este trabalho foi realizado na Escola da Rede Estadual “Professor Alcides Rodrigues Pereira”, que fica localizado na Rua José Coelho, n° 215, Bairro Cachoeira em Conselheiro Lafaiete – Minas Gerais.

Para realização deste trabalho o primeiro passo foi o contato com a diretora e em seguida a mesma sugeriu uma criança que deveria ser avaliada com dificuldades de aprendizagem sendo a principal queixa.

Após agendamento da entrevista com os pais da criança, a diretora informou que o pai não viria, pois o mesmo é ausente no que refere as questões educacionais. Mas a mãe está sempre atenta, mostrando disponibilidade para comparecer nesta instituição.

A mãe compareceu no horário marcado para entrevista, a mesma recebeu esclarecimentos a cerca do trabalho a ser desenvolvido, mostrando interesse e disposta a colaborar.

A diretora da referida escola reservou uma salinha para realização deste trabalho. Com o intuito de ter melhor conhecimento sobre a história de vida da criança, foi realizada a anamnese com a mãe.

A mãe é analfabeta, só escreve o primeiro nome e passa por dificuldades financeiras e não pode contar com o apoio do pai. Ela reside no mesmo bairro onde está situada a escola. A mãe relata que tem sete filhos, o mais velho de quatorze anos que ensina os menores os deveres de casa.

Em seus relatos a mãe deixa claro que apesar das dificuldades durante a gestação de sua filha realizou o pré-natal, sem a presença do pai.

Segundo a mãe a criança nasceu de sete meses pesando 2 kg, de parto normal e não amamentou. Outro relato importante é que a mãe deu sobre a gestação é que ela foi atropelada na rua que pode ter antecipado o nascimento de sua filha.

Em relação ao desenvolvimento da criança a mesma demorou andar, mas não soube informar quando deu os primeiros passos.

Quanto à fala, as primeiras palavras só depois de três anos que entendia alguma coisa. Iniciou a vida escolar com sete anos de idade e sempre com baixo rendimento.

Hoje está cursando o 5° ano do Ensino Fundamental nesta mesma escola. Não consegue ler e escrever, não identifica cores, sendo a principal queixa da mãe.

Na coleta das informações foi citado que a criança apresenta problema de visão, atualmente usa óculos de sete graus dificultando mais sua aprendizagem. Além disso, tem bronquite e fica sempre internada devido as crises.

E também já foi ao neurologista, sem laudo, só que receitou um remédio para  a memória e está com encaminhamento para psicólogo e terapeuta ocupacional.

Apesar dos problemas desta criança foi relatado que a mesma é tranquila, dorme e se alimenta bem.

No decorrer da entrevista a mãe mostrou sempre disposta a esclarecer tudo que refere a sua filha tornando a entrevista bem agradável.

Durante a entrevista com a professora a mesma relatou que a criança é tranquila, só que tem dificuldades, o que aprende hoje, esquece amanhã. Ela não consegue assimilar o conteúdo trabalhado e só escreve. Com letra de imprensa maiúscula, não sabe ler, por isso não consegue acompanhar os colegas.

Diante as dificuldades de aprendizagem que a criança apresenta a escola oferece aulas de intervenção pedagógica para a mesma.

Depois da realização da entrevista com a mãe e professora, foi  agendado o encontro com a criança. Antes de iniciar, foi falado o objetivo deste encontro.

A criança muito tranquila disse que gosta de ir para a escola, mas também gosta de brincar na rua.

Baseados na teoria de Piaget, aplique as provas piagetianas com o propósito de avaliar em qual estágio de desenvolvimento cognitivo a criança se encontra.

Durante aplicação das provas a criança demonstrou um pouco ansiosa, devido o material usado. Na realização da prova de  conservação de números utilizei 11 círculos pequenos vermelhos e 11 círculos azuis. A criança contou a quantidade de maneira correta. Quando indaguei o grupo que contem maior número de fichas, a resposta foi vermelha, pois não tem noção conservação de números.

Para o teste de conservação da matéria foi utilizado duas massinhas de modelar de cores diferentes, uma vermelha e a outra amarela do mesmo tamanho. Alterar o formato fazendo uma cobrinha e uma bolinha e questionei qual das massinhas possui maior quantidade. A criança respondeu a cobrinha, devido ao comprimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com