TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  26/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CAMPUS BRASÍLIA

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

NOME DO ALUNO

R.A.

Bruna dos Anjos Matos

 B952130

Caroline Aquino de Oliveira

B41235-6

Kallanda Paula Rodrigues de Sousa

B70DBH0

Rejane Ferreira da Silva

 B934140

Brasília

Maio – 2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CAMPUS BRASÍLIA

CURSO DE PEDAGOGIA


POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA



 AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO

ENSINO

Brasília

Maio – 2016

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como finalidade analisar os tipos de avaliações do sistema de ensino brasileiro. O estudo dos tipos de avaliação são de extrema importância para a formação do pedagogo, para que sejam capazes de compreender como é a atual situação da qualidade do ensino brasileiro e de forma podem contribuir na construção de uma educação de excelência e qualidade.

Cabe ressaltar também que as avaliações aplicadas para verificar a qualidade do ensino na educação básica no Brasil, são aplicadas somente nas escolas da rede pública. Segundo o portal do INEP, o Plano de Desenvolvimento da Educação foi criado para melhorar a qualidade de ensino oferecido às crianças, jovens e adultos.

Através de pesquisas bibliográficas é possível compreender que as avaliações do sistema de ensino brasileiro básico são qualitativas e tem como finalidade constatar, se a educação básica pode ser considerada de boa qualidade ou não, sendo assim só através dos resultados obtidos será possível traçar metas a serem cumpridas para garantir que o ensino básico obrigatório e gratuito contribua para o desenvolvimento social no Brasil.










JUSTIFICATIVA

A escolha do tema surgiu após termos constatado que o desempenho dos alunos tanto nos testes de larga escala tanto no percurso escolar tem permanência na pauta política educacional nos últimos anos de forma explícita e urgente. A constituição de 1988 estabeleceu como um dos princípios da educação nacional a “garantia do padrão mínimo de qualidade de ensino”. (BRASIL, 1988 art. 211). A esta diretriz geral soma-se várias indicações na legislação educacional ordinária (LDB 9394/96, lei 10.172/01) que reafirmam a necessidade de padrão de qualidade e responsabilidade do poder público em monitorá-la.

Sendo assim, entendemos que este projeto poderá ser de grande importância para a formação de nossos pedagogos para a atuação na docência e na gestão da escola. Outro aspecto importante, ao nosso ver, é que a relevância social do Curso de Formação do Licenciado em Pedagogia volta-se ao desenvolvimento de sua capacidade de reflexão buscando nas teorias científicas e a articulação nas práticas, a partir da compreensão e da análise que o todo constitui o trabalho educativo, que em instituições públicas ou particulares, escolares ou não escolares, tendo um rumo de transformação da sociedade cujo conhecimento das políticas educacionais no país é fundamental para que isto ocorra.

Entendemos também que a relevância da formação do Licenciado em Pedagogia deve-se ao desenvolvimento de sua capacidade reflexiva de buscar nas teorias cientificas a articulação às práticas, tanto na perspectiva da docência como na formação de profissional da educação de suporte pedagógico sendo que o conhecimento e análises das políticas públicas de educação são fundamentais para a atuação do pedagogo que instituições públicas ou privadas.

        



ENTREVISTA

  1. Sua escola participa de alguma avaliação externa tais como Provinha Brasil; Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB, Avaliação Nacional da Alfabetização/ANA?

Sim. O Centro Educacional Vale do Amanhecer participa do Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB como forma de avaliação externa de aprendizagem.

  1.  Se participa, você acredita que os resultados dessa avaliação contribuem para a melhoria da qualidade do ensino em sua escola?

O sistema de avaliação externa colabora com a melhoria da qualidade de ensino de nossa Unidade, pois traz uma abordagem de aprendizagem diferenciada em alguns pontos do que estamos habituados a fazer dentro de sala de aula como professor regente possibilitando assim uma atualização em diversos aspectos.

  1.  De que forma, os resultados são discutidos na escola para que eles possam servir de referencial para a escola buscar a melhoria do ensino?

Toda e qualquer avaliação e seus resultados dentro de nossa Unidade de Ensino são debatidas na coordenação pedagógica afim de analisar possíveis erros e acertos em todo o processo pedagógico pois a avaliação do aluno não é um fim em si mesmo e sim uma parte do processo pedagógico em especial por entendermos que a dinâmica educacional envolve cada vez mais a análise de fatores internos e externos a sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

A entrevista foi realizada no Centro Educacional Vale do Amanhecer, localizada no bairro de mesmo nome “Vale do Amanhecer” na região administrativa de Planaltina-DF, os alunos desta escola são em sua maioria carentes e problemáticos, devido a escola está situada em um  bairro da periferia de Brasília, onde há incidência muito grande de diversos tipos de crimes, entre eles as guerras entre gangues formadas por jovens nascidos e criados nessa comunidade que ocorrem em decorrência da ausência dos pais que trabalhão o dia todo e não tem tempo para acompanhar seus filhos na escola. Mesmo com essas adversidades os professores desta escola vêm desempenhando com empenho e dedicação seu trabalho docente, obtendo assim sucesso com a educação repassada para seus alunos. A escola apresenta uma estrutura física muito boa, pois trata se de uma escola nova com menos de 16 anos da data de sua inauguração. A referida escola desempenha também um trabalho de integração entre escola e comunidade contribuindo assim com a diminuição de crianças na rua e consequentemente os afastando de crimes diversos, trazendo a esperança e o sonho de um futuro próspero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com