TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ENTREVISTA

Por:   •  27/12/2019  •  Resenha  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DEPARTAMENTO: HISTÓRIA - LICENCIATURA

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

TÍTULO DO RELATÓRIO: RELATÓRIO DE ENTREVISTA

               ALUNO: DOUGLAS MALAQUIAS ROSSE

MATRÍCULA: 201909244139

DATA: NOVEMBRO/2019 

Relatório de entrevista

Este relatório tem como objetivo realizar uma análise através de entrevista com um docente, de modo a compreender as diferentes interações estabelecidas entre aluno e professor na sala de aula por meio de métodos de ensino de acordo com o contexto social da clientela escolar.

Foi realizada uma entrevista com a professora de educação infantil e graduanda em pedagogia, Raquel Malaquias Rosse, com atuação na Instituição Creche Escola Mundo da Criança e estágio em formação de professores no Instituto de Educação Sarah Kubistchek.  Ao decorrer da entrevista, foram abordados temas como formas e métodos de educação e relações interpessoais em sala de aula.

Notou-se grande influencia de Paulo Freire sobre a educadora, que expressa “que a prática do professor não tenha apenas como finalidade despejar conteúdos, como se os alunos não tivessem conhecimentos prévios, mas que sua prática seja humanizada, aberta a questionamentos e reflexões críticas” (ROSSE, 2019, p. 1).  Uma prática humanizada conceitua em ensinar o indivíduo a se comportar em sociedade, por meio do processo de socialização, e Freire acreditava que isto seria possível por meio da conscientização que o educando tinha de si próprio e dos problemas que afetam a sociedade. Sendo assim, o professor ao ensinar, aprende e neste processo constante de aprendizagem é que ele ensina. Por isso o ensino não é somente uma ação de transferir ao outro o conhecimento, mas construir no cotidiano da prática educativa o conhecimento dos alunos, pois é ensinando que se aprende e aprendendo que se consegue ensinar. O professor em sua prática não apenas ensina conteúdos, mas conhecimentos históricos e culturais que permeiam socialmente a vida de todos.

Em seus procedimentos de ensino, a educadora assim como Freire, parte da análise da realidade vivida pelo povo brasileiro, com métodos do estudo da realidade, examinando o conhecimento prévio do aluno e contexto a qual o mesmo pertence, verificando com detalhes, como esse aluno entende o mundo. Na observação prática, a educadora organiza atividades por meio de cantigas, brincadeiras, histórias e exposições de imagens para possibilitar que as crianças expressem suas reações diante das problemáticas apresentadas.

A educadora afirma que se baseia nas ideias de Freire em função do pensamento de educação libertadora. Tal pensamento estudado na aula 10 de Filosofia da Educação, onde foi mostrado que para Freire, o sucesso do processo educativo depende essencialmente da liberdade do educando. É tendo liberdade que este será motivado para uma participação crítica no processo educativo e, consequentemente, social. Sendo assim, a educação não pode se transformar em um “depósito”, em que os educadores depositam conhecimento e os alunos os recebem. A educação precisa ser muito mais do que uma transferência de valores e conhecimento, é necessário superar a contradição das relações entre educador e os educandos. A educadora também cita inspiração em Vygotsky, devido ao foco em desenvolvimento social, visto que para ele o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade.

Quando a educadora comenta sobre relações interpessoais em sala de aula, o diálogo é destacado como peça principal para manter o equilíbrio, criando assim um ambiente flexível, mantendo-se a alegria e o cumprimento das regras a serem seguidas, com base no respeito. Como citado anteriormente na entrevista, o estudo da realidade é um método que permite uma analise profunda do educando, sendo também uma ferramenta eficiente para resoluções de conflitos interpessoais.

Analisando as declarações da educadora e associando ao conteúdo aprendido nas aulas de Filosofia da Educação, podemos observar as ideias dos educadores que viveram em épocas diferentes influenciando os educadores atuantes nos dias atuais.

Anexo:

Questionário da Entrevista

  1. O que é ensinar?

É preciso entender que o ensino pode ocorrer de forma intencional ou não, numa educação formal ou informal, porém irei discorrer brevemente sobre o ensino escolar que é considerado como ensino formal.

Quando reflito sobre o que é ensinar, lembro-me de Paulo freire que declara com suas sábias palavras “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (FREIRE, p. 47, 2018) Deste modo, acredito que o ato de ensinar exige diálogo constante entre professor e aluno, onde o professor atua como um mediador do processo de aprendizagem. E que a prática do professor não tenha apenas como finalidade despejar conteúdos, como se os alunos não tivessem conhecimentos prévios, mas que sua prática seja humanizada, aberta a questionamentos e reflexões críticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com