TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.067 Palavras (29 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 29

FATECE

FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

ANA CAROLINA RAZO DA CUNHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PIRASSUNUNGA 2022

Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental II

Ementa

O aluno através da observação participante e entrevistas realizadas com os gestores analisará criticamente os conteúdos, métodos e práticas das disciplinas Pedagógicas nos Cursos de Ensino Fundamental dos anos finais, a fim de compreender as etapas que se seguem ao ensino fundamental do quinto ao sexto ano.

Introdução

A modalidade de estágio na observação de docência é de excelência a sua contribuição para a prática e construção de identidade profissional, relacionando os conhecimentos teóricos com a prática, bem como analisar e refletir sobre a prática do docente no ambiente escolar, visto que brevemente o que agora é estagiário, logo estará inserido nas salas de aula e espaços escolares com a oportunidade da profissão futura.

O estágio tem como objetivo estar em contato com a profissão e entender como ela é representada socialmente e sua contribuição para a construção da nossa identidade docente, uma vez que a observação da figura do profissional reflete na construção dessa identidade.

O que se deve considerar a partir dessa observação é que o ato de ensinar é uma constante troca, onde se torna imprescindível que o professor seja acima de tudo um educador que enfrenta desafios diários, encare os problemas presentes na sua formação e compreenda que o conhecimento se processa através de valores que embasam e justificam a aprendizagem, uma vez que os sujeitos envolvidos nas relações interpessoais estão envolvidos no processo de vivências em sala de aula.

Um fato importante é que, a vivência do estágio compreende-se como um exercício totalmente significativo dentro do curso de Pedagogia, uma vez que essa atividade propõe relacionar a teoria e a prática. Logo, coloca-se em prática os objetivos de constituir uma base para a formação profissional do futuro pedagogo e lidando com as relações interpessoais do cotidiano escolar.

O presente trabalho divide-se em três etapas, onde cada uma caracteriza um ponto de partida importantes relacionado ao estágio supervisionado, sendo eles:

  1. A caracterização da escola e sua contextualização: Identificação e caracterização da escola onde o estágio foi realizado, bem como quem são as pessoas inseridas no trabalho para o funcionamento dessa escola, caracterização dos docentes e da sala de aula supervisionada durante o estágio.
  2. Reflexões e análise da modalidade de ensino fundamental II: Neste tópico consta uma breve contextualização histórica das séries finais do ensino fundamental, o PPP e sua organização bem como as propostas estabelecidas em consonância com a UE. Encontra-se também nesse tópico o papel do gestor no âmbito escolar e educacional e as disciplinas ministradas e como são divididos esses momentos de aula.
  3. Apontamentos e reflexões sobre as observações: No terceiro e último tópico, consta as reflexões e o olhar quanto ao estágio nesta UE, as reflexões de regência e por fim, as referências utilizadas para a construção deste trabalho.

Parte I – Contextualização da escola

  1. Identificação da escola
  1. Nome da Instituição: EE. Prof. Paulo de Barros Ferraz
  2. Endereço: Rua Panamá, 1082, Vila Esperança. Cep: 13635-097 - Pirassununga-SP
  3. Mantenedora: Estadual
  4. Horário de funcionamento: Escola de Período Integral - 7:00 às 21:15 .
  1. História da escola/ da unidade:

A Escola Estadual Paulo de Barros Ferraz foi construída no início dos anos 80 com o objetivo de atender a população que habitava o bairro Vila Esperança. Nessa época não existia asfalto nas ruas do bairro, existiam poucos comércios e a estrutura social era precária nas questões de saúde para atendimento da população, sendo uma escola estadual e atendendo alunos da rede pública desde a sua criação.

Com a demanda populacional, a unidade sempre buscou atingir a qualidade social de um ensino para todos, garantindo de forma sistemática a apropriação do conhecimento, tanto no ensino fundamental II, Ensino Médio e EJA.

O fundador da escola, Professor Paulo de Barros Ferraz, teve como sua primeira profissão aprendiz de sapateiro, aprendiz de alfaiate, telegrafista e prático em Farmácia.

No ano de 1934, tornou-se professor, ingressando no magistério, e em 1963 tornou-se diretor de escola.

A partir do ano de 2022, a escola tornou-se de tempo integral (PEI), impossibilitando assim a modalidade EJA dentro da unidade escolar e tornando-se de cunho cívico-militar.

Existem poucos registros sobre a história da unidade, visto que o único meio encontrado para esse registro foi um livro manuscrito e incompleto, visto que, ainda está sendo escrito por um antigo funcionário da escola.

A escola possui como missão prestar à comunidade um serviço educativo de excelência contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus deveres e direitos, capazes de atuar como agentes de mudança, num ambiente

participativo, aberto e integrador, numa escola reconhecida pelo seu humanismo e responsabilidade, que valoriza o conhecimento, como condição de acesso ao mundo do trabalho e ao prosseguimento de estudos.

Ainda entre linhas, ressalto aqui a visão da instituição, que visa ser uma escola de referência a nível local e regional, pelo ensino de qualidade e sucesso acadêmico e profissional dos seus estudantes, pela qualidade do seu ambiente interno e relações externas e pelo elevado grau de satisfação das famílias.

  1. Número de Alunos: 573
  2. Número de Funcionários: 60

  1. Tabela: Demonstrativo do quadro de funcionários inseridos no ambiente escolar, bem como o nível educacional desses colaboradores.

Cargos ou Funções

Quantidade

Nível Educacional/Escolaridade

Diretor de Escola

1

Ensino Superior

Vice Diretor

2

Ensino Superior

Assistente de Diretor de Escola

0

-

Coordenador Pedagógico

2

Ensino Superior

Atendente Social/ ou Secretária

6

Ensino Superior/Técnico

Merendeira

1

Ensino Médio

Cozinheira

1

Ensino Médio

Servente

1

Ensino Médio

Serviços diversos

4

Ensino Médio

Outros profissionais

12

Ensino Superior

A escola conta com um total de 60 funcionários, sendo eles: Diretoras, vice-diretoras, secretárias, coordenadoras, merendeira e cozinheira, equipe de limpeza, professores e militares que atuam no apoio à gestão escolar e educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (285.8 Kb)   docx (922.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com