TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3            ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        9

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6        PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

O intuito deste relatório de estágio é conhecer/estudar a pratica educacional do professor nos anos iniciais do ensino fundamental, através dele é possível perceber situações e atividades cotidianas de uma instituição de ensino. Propõe o fortalecimento da relação entre a teoria e a prática, torna-se um momento de importante contribuição no processo de formação docente. Proporciona a nós futuro educadores, um contato imediato com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor.

Os anos iniciais do ensino fundamental são importantes para a formação do aluno não só educacionalmente, mas também como cidadão, pois através da escola pode-se iniciar este processo, que será para a vida toda.

Com isto podemos afirmar que a sala de aula, vai além do espaço das quatro paredes, proporcionando ao aluno a percepção de outros aspectos além do simples processo de ensino aprendizagem. É uma valiosa oportunidade para mim como futura educadora, pois é possível mensurar o processo de trabalho do educador dentro de uma instituição escolar, podendo assim crescer tanto em sentido profissional como também pessoal e isto contribui muito para a formação de um novo educador.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A Metodologia ativa é um processo amplo e possui como característica principal a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Essa metodologia é uma ferramenta excelente para facilitar o aprendizado, pois sua proposta é focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos.

São temas que abrangem a vida social em geral, coisas cotidianas que muitas vezes não são percebidas e nem discutidas, como por exemplo, meio ambiente, cidadania, racismo, homofobia, etc.

A metodologia ativa visa que o aluno seja um ser social, trazendo sua vivência para dentro da escola. Com isto é possível interligar a relação entre a sua realidade e a dos outros, ou seja, da sociedade.

Mas, para que a metodologia seja realmente efetiva no contexto escolar, existem ainda algumas barreiras a serem rompidas, pois o currículo escolar muitas vezes é engessado e até mesmo os educadores têm dificuldades em introduzir novos temas em suas aulas.

As instituições escolares que já adotam este tipo de método em seu cotidiano, tem tido ótimos resultados, contribuindo para a formação dos alunos como cidadão, pois  gera um conhecimento globalizado para o aluno, além das matérias anuais.

Claro que para que isto aconteça é necessário o engajamento e disposição dos educadores, para que abram sua mente e tenham uma visão ampliada dos benefícios que este método pode trazer para a formação do aluno, o que contribui para motivar o interesse dos mesmos nas matérias cotidianas, para assim poderem desenvolver seus conhecimentos a partir das coisas vivenciadas por eles.

.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

R: PPP – Projeto Político Pedagógico é um documento que as escolas têm que ter obrigatoriamente. Orienta as condutas que devem ser tomadas em todo o ambiente escolar, e deve estar de acordo com a BNCC – Base Comum curricular.

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

R: Se inter-relacionam através das 10 competências definidas na BNCC, que são mobilizações de conhecimento de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam á formação humana em suas dimensões e seu objetivo é prolongar o ensino  uma comunicação integral, a mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para o mercado de trabalho. Estas competências são o eixo que orientará os caminhos pedagógicos a serem seguidos.

 3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

R: Apresenta uma avaliação diagnóstica contínua, a criança será constantemente
acompanhada, orientada, mediante registros e comunicação quanto ao
desenvolvimento do processo educativo com avaliações individuais e coletivas considerando o desempenho da criança, a capacidade em solucionar problemas propostos, diagnósticos dos avanços e dificuldades, características inerentes ao processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com