TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2] 

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 

  1. Dados do(a) aluno(a) 

DADOS DO ALUNO 

Nome 

 Jussara Monteiro da Conceição

RGM 

 16936175

Curso 

 Licenciatura em Pedagogia

Instituição 

 UNICID – Cruzeiro do Sul

Disciplina 

 Estágio Curricular Supervisionado em Ensino Fundamental Nível 1

Ano/semestre

  2018/1

 

  1. Introdução 

O estágio curricular, componente obrigatório dos cursos de licenciaturas, deve ser realizado em escolas regulares de Educação Básica, públicas ou privadas. 

Realizado a partir da observação da realidade escolar e participação nas atividades é o retrato do envolvimento do aluno com o estágio, mas também da escola e profissionais que nela atuam e que recebem e orientam o estagiário durante este período.Com a realização do estágio é possível que o aluno possa observar de que forma a teoria e a prática se integram nas atividades escolares, é possível se perceber de maneira real as dificuldades mas também as satisfações que fazem parte da rotina de uma escola e das relações que nela se desenvolvem. O estágio muitas vezes é o primeiro contato que o aluno tem com o ambiente em que irá trabalhar futuramente, é o momento que se dá o início da formação de sua identidade como profissional e do tipo de posicionamento que terá em sua função de educador. 

    Por este motivo é muito importante que se conheça a escola na qual o estágio foi realizado e suas características, sua estrutura física, assim como a estrutura física das salas de aula e especialmente cada profissional que faz parte desse sistema educacional. 

  1. Caracterização da Escola 

Este estágio foi realizado integralmente na escola municipal de educação fundamental E.M.E.F Professora Maria da Conceição Querido, localizada na Rua Dr. Alfredo Casemiro da Rocha Filho, nº 156, pertencente à rede pública de Ensino da cidade de Cunha, no estado de São Paulo. Está vinculada à Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá. Atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A escola possui em uma estrutura ampla, com quadra esportiva, biblioteca, refeitório, espaço para recreio e está sendo preparada uma sala de informática para os alunos. O espaço é organizado e mantém condições adequadas de higiene e segurança para os alunos.

 

  1. Perfil dos professores 

Neste estágio foram realizadas 100 horas distribuídos no 2º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Foram acompanhados dois professores. 

Professor (a) 

Ano que atua 

Formação 

Tempo de docência 

Tempo de trabalho nesta escola 

 Andréa 

 5º ano 

 Pedagogia 

 10 anos 

 1 ano 

 Marcilene

 2º ano 

 Pedagogia

 8 anos

 1 ano 

 

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es) 

A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

 Professora Andréa – 5º ano

Levando em conta o que foi aprendido até o momento, entendo que praticas pedagógicas precisam ser pensadas considerando o contexto geral em que serão praticadas e em que tipo de educação se quer construir.

[...] quando estudamos a escola estamos diante de práticas curriculares que são o exercício característico da escola na organização e desenvolvimento do currículo, ou seja, dos conteúdos e das formas de sua transmissão, o que inclui atividades e tarefas propostas, bem como acompanhamento dos alunos no processe ensino-aprendizagem. São aquelas implementadas e recontextualizadas nos condicionantes escolares (tempo-espaço) envolvendo as práticas de seleção e distribuição dos conhecimentos escolares (Mendes, 2008, p. 118).

Professora Andréa – 5º ano

No que diz respeito às práticas pedagógicas desta professora, posso afirmar que a mesma utiliza como prática pedagógica: a aprendizagem contemporânea, que leva em conta o interesse dos alunos e as necessidades do século XXI, com questões atuais e que fazem parte do contexto dos alunos nos âmbitos pessoal e social. A professora tem também como prática pedagógica a valorização do aluno, de seus conhecimentos sempre acreditando em seu potencial, e na capacidade de construir seu conhecimento, como afirma Piaget(1996-1980), a partir da interação com o meio em que ele vive. Práticas pedagógicas que tem por base a socialização, interação, colaboração e criação entre os alunos também fazem parte do trabalho da professora Andréa.

No que diz respeito às aulas e ao professor, de um modo geral, as observações que destaco são o comprometimento com que a professora trabalha para que seus alunos possam desenvolver seus conhecimentos, sempre preocupada em produzir aulas dinâmicas, que geram interesse nos alunos, que os valoriza, colocando-os como sujeitos do processo ensinoaprendizagem.

                 Professora Marcilene- 2º ano  

         Observando as aulas da professora Marcilene, pude identificar que suas práticas pedagógicas são baseadas em questões relacionadas a características de seus alunos, em especial, é considerado a idade dos mesmos e a maneira que eles aprendem na fase da vida em que se encontram, preparando-os para etapas futuras. Sua prática pedagógica está ligada à questões que sejam interessante a seus alunos, que tenham significado para eles. A prática pedagógica da professora Marcilene explora o ensino através da experiência, observação, exploração dos alunos sobre o meio em que eles vivem. É também através de situações de colaboração, interação da professora-aluno, aluno-aluno que se desenvolve o trabalho de ensino-aprendizagem, todos esses pontos levados em consideração pela professora para desenvolver são importantes pois como afirma FREIRE (p.42,2004) “Ninguém educa ninguém, as pessoas se educam em comunhão”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com