TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.362 Palavras (18 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1] [pic 2]

DANIELA GUEDES DE GODOI

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

GODOI[pic 3]

[pic 4]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Silvana de Cassia Bozolan

Tutor de Sala: Maria Aparecida Pires de Oliveira

Mogi das Cruzes

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        10

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

A partir da observação na instituição acompanhando o trabalho do professor, pode observar as atividades desenvolvidas no espaço escolar, coletando informações sobre todos os aspectos relacionados aos anos iniciais do ensino fundamental.

Entre os inúmeros desafios que nos acompanham como professores formadores encontram-se questões relativas à Orientação de Estágio e às possibilidades de conseguirmos promover a integração entre as disciplinas com a prática e com os conhecimentos dos professores profissionais. Entendendo que a formação do professor ocorre ao longo do tempo, o objetivo deste trabalho é analisar as concepções e os objetivos de estágio no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental.

  O Estágio Curricular obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foi realizado na Escola Municipal Professora Lourdes Maria Prado Aguiar, localizada na cidade de Mogi das Cuzes, bairro Jardim Esperança.

Vivenciei 13 (treze) dias de conhecimento no qual levarei para sempre comigo. Conheci as salas de aulas, os funcionários, as crianças e a rotina na qual vivi esperiências maravilhosas.

O Ensino Fundamental/ Anos Iniciais, é a continuidade da Educação Infantil, e tem como finalidade atender aos interesses e necessidades das crianças que são peculiares nesta faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidade, visando a formação global do aluno.

A partir disto, com o olhar cuidadoso, foram feito seis diários de observação, e seis diários de regência.

Através da observação, foi escolhida a turma do 2° ano para realizar a intervenção, e foi planejado juntamente com a professora regente, a aula sobre nossa origem.

Portanto, a prática do estágio proporciona o contato com a realidade social, criando condições para que possamos nos conscientizar a importância do papel do conhecimento, buscando algo melhor para que a prática pedagógica se torne um processo contínuo. Assim a educação cresce, para que a cada momento possamos fazer o melhor.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Professora Lourdes Maria Prado Aguiar, está localizada na rua Matathias Nogueira Novaes, nº 10, Jardim Esperança, Mogi das Cruzes – SP.

O prédio está bem conservado, um prédio limpo, com luminárias, ventiladores, janelas grandes com grades, refeitório com mesas e bancos para as crianças, quadra de areia, sala adequadas para os alunos, cozinha e sala para funcionários, sala de informática, sala de CEDIC, secretaria, banheiros e rampas adaptadas para alunos com necessidades especiais.

Atualmente a escola é administrada pela a diretora Jussara Maria Rafael Lavra e a coordenadora Rosana Lopes de Siqueira do 2º ao 5º ano.

A escola atende 500 alunos, divididos em dois periodos, emprega 25 funcionários e atua com 16 salas de aula, sendo 8 no período da manhã das 7h:00 às 11h: 30 e 8 no período da tarde das 13h: 00 às 17h: 30.

Este estágio oportunizou integração e entrosamento com outros estagiários, professor regente ecomunidade escolar, criando condições para compreensão do texto escolar e para a identificação das principais características do funcionamento interno e da relação com a comunidade externa.

Portanto, o Estágio proporcionou uma efetiva troca de expêriencia e forneceu um diagnóstico (conhecimento preliminar) da turma e seu desenvolvimento, em vistas a desenvolver o planejamento do Estágio de docência.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Visita à Escola

No dia 13 de Março inicia o estágio, onde me apresento e observo o andamento da escola, a rotina dos alunos, professores e funcionários.

Cheguei a Instituição às 06h: 45min, onde observei a chegada dos alunos com seus responsáveis. Percebi que muitos alunos chegam sozinhos, outros chegavam de transporte escolar. O portão abre às 06h: 50min, os alunos vão direto ao pátio para tomar o café. Às 7h: 00 toca o sinal para formarem a fila no pátio, as professoras levam os alunos para suas respectivas salas de aula.

Às 7h: 15 é dado mais um sinal para os alunos cantarem o Hino Nacional. Após o hino, todos voltam para a sala de aula, para darem continuidade nas atividades diárias.

O recreio inicia-se às 09h: 00, saindo de duas turmas por vez, com o tempo de 20 minutos por turma, terminando às 10h: 20min. Logo todos voltam para as salas e retornam as suas atividades.

Minha visita se encerra às 11h: 00 me despedi de alguns funcionários e da Diretora.

 A ROTINA OBSERVADA

Diário de Observação 1

Nome da Instituição: Escola Municipal Professora Lourdes Maria Prado Aguiar

Diretora: Jussara Maria Rafael Lavra

Estagiaria: Daniela

Professora: Rosimeire

Nível: 5° ano A

Números de alunos: 35 alunos

Data: 14/03/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com