TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO FUNDAMENTAL II

Por:   •  1/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório possibilita ao aluno do curso de pedagogia a vivência nos diversos segmentos da educação básica, passando pela gestão e docência. O estágio desse semestre possibilita a inserção no Ensino Fundamental, por meio de uma intervenção.

O tema da intervenção, “Alimentação” é um tema relevante, principalmente pelas tendencias das comidas rápidas, as chamadas Fast Food. Incutir na mente do aluno a necessidade de uma alimentação saudável e balanceada é o objetivo do projeto.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio se desenvolveu na Escola Maria Antonieta Conceição. A escola funciona nos turnos matutino e vespertino, tendo turmas da educação infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

A Escola Maria Antonieta Conceição está situada na Rua Independência, Bairro Parque, no município de Uruçuca, Bahia.

A escola cumpre anualmente os 200 dias letivos, podendo ou não variar essa quantidade para mais. A diretora da escola, eleita pelo voto da comunidade escolar, já atua na mesma há três anos.

A Escola Maria Antonieta Conceição tem como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias. Temos como propósito, fortalecer a postura humana e os valores aprendidos, tais como: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis e a esperança. Queremos deste modo, formar seres humanos com dignidade, identidade e autonomia.

O objetivo do Projeto Político Pedagógico é oferecer aos professores, alunos, pais e todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a este Colégio uma visão da realidade educacional.

2 ROTINA OBSERVADA

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

O primeiro dia de observação fora desenvolvido no 1º Ano do Ensino Fundamental, os alunos em sua boa parte possuiam entre 5 e 7 anos. O domínio da leitura ainda não é eficiente, conseguem decodificar letras, sílabas e palavras, mas as construções frasais ainda são poucas. Isso é esperado devido estarem no início da vida escolar. A docente faz o planejamento de suas aulas, desenvolve aulas lúdicas e atraentes para as crianças do 1º Ano.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

Foram desenvolvidas atividades manuais no dia observado, colagens e pinturas com tinta guache fizeram parte do dia. Os alunos gostam muito desse tipo de atividade, estimulam a aprendizagem e a criatividade nos discentes. A docente possui domínio da turma, com aulas bem planejadas e bem desenvolvidas, contribuindo para a aprendizagem das crianças.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

Foi um dia bem proveitoso, a professora planejou aulas de Ciências, Português e História. Foi utilizado o livro didático das matérias do dia, com aula expositiva e atividades dos conteúdos programados. A professora afirmou contextualizar os conteúdos com a realidade da comunidade escolar, contudo no dia observado a aula foi tradicional, seguindo apenas o livro, sem outros suportes no desenvolvimento da mesma

RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO

No dia observado a educadora estava desenvolvendo uma gincana de matemática com os discentes. A sala foi dividida em quatro equipes que tinham diversas perguntas e jogos matemáticos para serem resolvidos. Foi bem divertido, todos participaram, aprenderam e brincaram numa mesma aula.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 5º ANO

O quinto ano, a ultima turma a ser observada, foi diferente das outras turmas, porque ao menos no dia da observação eles se mostraram mais comportados concentrados na aula. Participavam ativamente do diálogo acerca dos temas das aulas, com perguntas e afirmações pertinentes aos conteúdos. A docente possui pleno domínio da turma, e o respeito é mútuo nesse espaço. As aulas são organizadas e bem planejadas.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

Uma alimentação saudável precisa fazer parte da vida da criança, do adolescente e do adulto. A escola é o espaço ideal para que a postura dos hábitos saudáveis sejam estimuladas e acompanhadas, auxiliando para que esses hábitos sejam utilizados por toda a vida.

A Organização Mundial da Saúde (1997) destaca o ambiente escolar como o melhor espaço para promover a saúde e estilos de vida saudáveis. Isto porque a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. É na escola, também, que os programas de educação e saúde podem ter sua maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência, com influência no seio da família. Neste sentido, todos os responsáveis pelos alunos no ambiente escolar devem tornar-se exemplo positivo para os estudantes, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos. (SANTOS, 2005, p. 07)

Compreender as necessidades tanto educacionais, quanto sociais dos alunos é papel da escola, favorecendo para o desenvolvimento pleno e amplo do educando.

Uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento mais global do aluno, desenvolver atividades que estimulem esse hábito, para que os discentes o levem para fora da vida escolar é de suma importância para os mesmos.

Para tanto fora desenvolvida uma intervenção com alunos do fundamental l, para que os mesmos entendam o que é alimentação saudável e a importância de mantê-la.

Alimentação Saudável é aquela planejada com alimentos de todos os grupos, de procedência conhecida, de preferência natural e preparada de forma a preservar o valor nutritivo e os aspectos sensoriais dos alimentos. Os alimentos devem ser qualitativa e quantitativamente adequados, consumidos em refeições e em ambientes calmos, visando a satisfação das necessidades nutricionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com