TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  10.103 Palavras (41 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 41

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

RELÁTORIO DE ESTÁGIO

SUPERVISIONADO I E II

IBOTIRAMA – BA

2012

NARCIZA ARAÚJO DOS SANTOS

RELÁTORIO DE ESTÁGIO

SUPERVISIONADO I E II

Relatório apresentado ao Instituto de Educação Superior do Brasil – IESB como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado do 7º período do curso Licenciatura Plena em Pedagogia do Pólo de Ibotirama – BA, realizado na cidade de Muquém do São Francisco com total de 200 horas e sob a orientação da Professora Luana de Lira.

IBOTIRAMA – BA

2012

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela e minha família em primeiro lugar a meu filho Ramirez Maranhão S.V. da silva, e todos os professores do IESB Instituto de Educação Superior do Brasil, em especial ao professor Paulo Rogério Carneiro e Iara Coimbra Bonfim. Também aproveito esta oportunidade de poder agradecer de coração a minha Diretora Késia M. de Carvalho Coelho Jussara Rios e em pra finalizar todos que fazem parte do Colégio M. Adolfo Gomes Pereira que muito contribuiu para que estágios fossem concluídos.

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ..5

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 6

3 DESCRIÇÃO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTAGIO 7

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 10

5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 12

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

7 ANEXOS. 14

ANEXO A – Plano de Ação do Estágio nas Séries Finais do Ensino Fundamental

ANEXO B – Plano de Aula

ANEXO C – Planilhas de Freqüência

ANEXO D – Avaliação do Estágio pelo Supervisor

ANEXO E – Avaliações, Atividades, Questionários

ANEXO F – Fotos (se houver)

1. APRESENTAÇÃO

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

O presente relatório tem como objetivo apresentar a integração entre a teoria e a prática, complementando assim a formação profissional dentro do processo de ensino-aprendizagem. Avaliando assim, o nosso grau de maturidade como formador de opinião, com relação à capacidade de destacar os pontos principais do estágio para formação, assim como, a forma pela qual o conhecimento obtido durante o curso pode ser utilizado em nossa vida profissional.

Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: apresentação, em que se encontra a estrutura organizacional deste relatório; corpo do relatório, dividido em fase de co-participação, planejamento e regência, resultados esperado, conclusão e por fim os anexos contendo planos de Ação e Aula.

No meu estágio procurei o desenvolvimento das aptidões no campo profissional, despertando habilidades para dirimir questões específicas, ao mesmo tempo em que busquei estimulo a pesquisa e atualização de conhecimentos, figurando como valiosíssimo instrumento para a interação entre a teoria e a prática, constituindo-se em oportunidade singular para que o estudante vivencie novas experiências, extraindo informações que enriquecem o aprendizado, ao gerar questionamentos sobre a prática profissional e a sua comparação com o contexto do curso.

O Estagio foi realizado na sala 2ª ano do turno Matutino, no turno matutino, no Colégio Municipal Adolfo Gomes Pereira. Apenas numa prática docente assim é possível atingir os máximos significados dos conceitos trabalhados em sala de aula, e os encadeamentos complexos deles decorrentes, impossíveis de serem verificados apenas na teoria. Assim, muitos questionamentos surgiram e muito aprendemos fora do ambiente acadêmico, o que contribuiu para uma grande atualização e troca de informações entre ensino-aprendizado.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO-CAMPO DE ESTÁGIO

O Colégio Municipal Adolfo Gomes Pereira, é uma escola de porte médio, reconhecida pelo MEC sob o código 2940604, com o CNPJ nº. 03.196.271/0001-52. O Colégio Municipal Adolfo Gomes Pereira atende as seguintes modalidades de Ensino: Educação Infantil – Pré escola para as idades de 04- 05 anos distribuídos em 02 (duas) turmas no turno Matutino 01 (uma) no turno vespertino, sendo que duas turmas funcionam nas localidades do Barreiro e Cipó ficando subordinadas como extensão da escola. Ensino Fundamental I de 1º a 4º, PAAI e PAA II, Ensino Fundamental II 5º ao 9º ano e uma turma 1º ano do ensino médio. Conta também com Ensino Médio cedendo para o estado, salas para 1º ao 3º ano no total de 46 alunos e no município total de 287 num total geral de 333. Distribuídos em 03 turnos o corpo docente da escola é constituído por uma maioria de professores concursados efetivos são 14 professores atuando em sala de aula, 02 auxiliares de ensino, 02 professores que ajudam na secretaria (por apresentar problema de saúde), 01 professora cedida a APLB, 01 secretaria, 01 Coordenadora Pedagógica, a Diretora e a Vice-Diretora. Contamos ainda com 05 serventes, 01 porteiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.9 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com