TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA DIVERSIDADE EDUCATIVA

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

               CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

        

NOME: GISLAINE CRISTINA DE OLIVEIRA  RU: 831844

NOME: GIZELE CRISTINA CASTRO DORNELAS RU: 834195

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA

UTA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  (EJA)

PEDERNEIRAS

2015

[pic 1]

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO- CURSO DE PEDAGOGIA

UTA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ( EJA)

       NOME: GISLAINE CRISTINA DE OLIVEIRA - RU: 831844

      NOME: GIZELE CRISTINA CASTRO DORNELAS- RU: 834195

Relatório Pesquisa e Pratica Profissional                                                                                             Estágio- supervisionado, apresentada a                                                             UTA:Educação de jovens e adultos- Eja, no curso de                                                               Pedagogia a distância do Centro Universitário Uninter                                                        , tutor local: Alessandra Camargo dos Santos, Centro associado :                                                          Pederneiras.

PEDERNEIRAS

2015

 INTRODUÇÃO

O trabalho foi realizado no primeiro bimestre de 2015, totalizando   18 horas.

O trabalho apresentado engloba o relatório de estágio supervisionado do ensino de jovens e adultos- Eja, que foi orientado pela professora: Eliane Menezes, professora do terceiro ano, na escola EMEF Eliazar Braga.

Conciliar a teoria e a prática em sala de aula não é uma tarefa fácil, exige esforço e dedicação e acima de tudo comprometimento com a educação.

No decorrer deste trabalho que possamos passar quanto gratificante foi fazer parte desta fase da construção da educação de jovens e adultos e que estamos contribuindo para a mesma.

Construiremos o papel de mediador, para integrar questões relativas ao seu desenvolvimento individual à de conhecimentos e a interação social.

A prática docente tem por objetivo a transmissão do conhecimento a ser assimilado pelos alunos.

A aula expositiva foi muito importante para a memorização dos conteúdos propostos em sala de aula, tornando o aprendizado dinâmico e fácil de ser assimilado.

O estágio serve para compreendermos a prática docente como experiência profissional, analisando as políticas educacionais do curso de formação de professores do ensino médio.

        Compreender os aspectos teórico – metodológicos para o planejamento de aulas;

        Compreender de forma clara como planejar uma aula de oficinas através da pesquisa e observação;

A ESCOLA  ESTAGIADA

O estágio foi realizado na escola municipal:EMEF Eliazar Braga, situada a rua: Eliazar Braga O-132, no bairro do Centro, localizada na cidade de Pederneiras, no Estado de São Paulo.  O contato com a escola é feita por meio do telefone (14) 3284-1922 ou pelo email: eliazarbraga@yahoo.com.br.

A escola oferta atendimento no ensino fundamental, no período da manhã, tarde e noite.

 A diretora chama-se: Neusa Maria Casalati Nuzzi

A escola atende um total de 700 alunos.

O estágio foi realizado junto à professora do ensino fundamental do terceiro ano Eliane Escota.

O estágio foi realizado no período de 17 de outubro de 2014 á 14 de novembro de 2014 no período da tarde.

 Concepção Pedagógica: ENSINO DE JOVENS E ADULTOS -EJA

A escola tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação integral indispensável para o exercício da cidadania e nos estudos posteriores e fornecer-lhe meios para progredir profissionalmente.

A filosofia da escola é liberdade, responsabilidade, igualdade e justiça e democracia e educação, proporcionar o encontro do ser humano consigo mesmo e com o mundo.

O relacionamento da escola com a comunidade é desenvolvida de modo coletivo, com participação de representantes de todos os segmentados, nas decisões e encaminhamentos administrativos.

O conselho de classe acontece a cada bimestre.

A reunião de pais é realizada também a cada bimestre, pois os pais são recebidos pelos professores, conforme o interesse dos mesmos, que ficam disponibilizados em salas de aula.

Conselho de classe é feito com os professores, pedagogos e diretores.

Os diferenciais no trabalho do diretor é a liderança educacional, uma habilidade que pode ser desenvolvida e executada a cada dia.

O diretor faz a diferença na vida da sua escola quando é um diretor- líder.  Esse é capaz de trazer à tona o potencial de cada pessoa.

OBJETIVOS DA ESCOLA

        A escola tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação integral indispensável para o exercício da cidadania estudos posterior e fornecer–lhe meios para progredir profissionalmente e em estudos posteriores.

A sala de aula da turma estagiada tinha um bom tamanho, bem ventilado, com 20 alunos, bem iluminado. O ambiente da escola estagiada no geral é bastante acolhedor, tranqüilo e harmonioso seu espaço físico é grande e mantido limpo.

Os alunos são crianças de 06 a 11 anos, onde suas relações sociais entre eles e os professores são de forma amigável e respeitosa.

Aspectos físicos da escola e do trabalho feito

Prédio administrativo abrange sala dos professores, secretaria, sala de computação, sala de vice direção e direção, serviço de orientação educacional, serviço de supervisão escolar, banheiros de funcionários masculinos e femininos,

Prédio pedagógico abrange biblioteca, 15 salas de aula, salas de coordenação, informática, banheiros feminino e masculino, refeitório, cozinha, cantina, escovodromo, rampas de acesso para deficientes e um banheiro adaptado para deficientes e com chuveiro também, deposito, área coberta quadra poliesportiva.

Descrição das aulas assistidas

 O número total de alunos da turma estagiada é de 20 alunos, sendo 11meninas e 9 meninos.

A atitude dos alunos na sala é diversos, alguns prestam atenção outros não muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com