TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÒLIO DE PESQUISA E PRÀTICA PROFISIONAL DIVERSIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO

Por:   •  11/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2- ANÁLISE DA IMAGEM.......................................................................................6

2.1- DIVERSIDADE CULTURAL.............................................................................7

2.2- MULTICULTURALISMO................................................................................11

3CONSIDERAÇÕESFINAIS..................................................................................15

4-REFERÊNCIAS..............................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

4

Na sociedade contemporânea, e mais precisamente nas nossas escolas, confrontamo-nos com a diversidade étnica, lingüística e social dos alunos pelo que urge fomentar práticas de ensino vocacionadas para o desenvolvimento de valores de solidariedade e promover a tolerância e, dessa forma, procurar combater o racismo, xenofobia, intolerância e exclusão social. A diversidade deverá ser encarada como uma fonte de desenvolvimento e enriquecimento mútuo, incrementando o respeito pelos outros e a compreensão mútua.

Peres (2000:28) adverte que “Fala-se da educação para os valores, para os direitos humanos e igualdade de oportunidades, tolerância e convivência, para a paz, educação inter/multicultural, educação ambiental, educação anti-racista.porém, o nosso dia-a-dia está confrontado com manifestações de intolerância, marginalização, estereótipos, preconceitos, racismo, xenofobia na escola e na sociedade.”

O presente trabalho abordará esta temática muito atual e do interesse de todos nós, em que pretender-se-á que o leitor tome consciência da emergência das sociedades multiculturais e do papel da escola na formação de cidadãos conscientes, intervenientes e participativos nos problemas que afetam a nossa sociedade.

Onde será abordado um primeiro ponto referente à globalização e às migrações internacionais que se têm evidenciado nas últimas décadas. Centralizando o estudo em Portugal parece-nos oportuno refletir num segundo momento sobre os fenômenos de emigração e imigração que têm ocasionado mudanças na concepção da sociedade portuguesa que concebida como um grupo homogêneo apresenta-se, atualmente, como multicultural.

5

Como referimos a sociedade portuguesa evidencia-se pela diversidade existente decorrente das migrações e do contacto entre culturas, pelo que refletiremos sobre esta temática.

Como professores que somos acreditamos que a escola é uma entidade que tem responsabilidade em educar os seus alunos e formá-los para a integração na sociedade. Propomo-nos num quarto momento a analisar as respostas da escola face à diversidade étnica e cultural, adotando uma perspectiva histórica: a evolução da educação mono cultural à educação inter/multicultural; as medidas de intervenção políticas em Portugal; os contributos de diversas entidades ao nível da dinamização de projetos de interculturalidade e a forma como a escola atua na era da interculturalidade ao nível da integração de alunos de diferentes grupos culturais e nacionalidades no sistema educativo português, a diversidade lingüística na escola, a conexão entre linguagem, cultura e escola e o papel da educação inter/multicultural face à diversidade.

Assim sendo, enquanto educadoras e educadores, não podemos omitir, em nossa prática pedagógica, discussões e abordagens desta natureza, e não evitar o desenvolvimento de estratégias que venham contribuir para a construção de um novo espaço escolar, nos deixará em situação de desconforto com nossa consciência no cumprimento do nosso papel e do papel da educação. Neste caso, a educação formal, representadas por um sistema de ensino e um espaço físico denominado de “escola” onde acontecem movimentos de idas e vindas de uma realidade “viva” , porém interligadas pelo contexto histórico e por tudo que o permeia, necessitando assim, ser levado em consideração por todos e todas que dão vida a este movimento chamado educação. O objetivo deste trabalho é diferenciar grupos étnico-culturais que freqüentam a escola e se estas atitudes se diferenciam de acordo com algumas variáveis independentes; e percepcionar o papel da formação em educação intercultural para a mudança de metodologias e estratégias educativas que fomentem a valorização da diversidade cultural. Também será feita da imagem que foi entregue pela tutora.

6

2 ANALISE DA IMAGEM

No Brasil vemos circulando pelas ruas uma diversidade de grupos étnicos, como os nigerianos, chineses, bolivianos, e uma multiplicidade de outros grupos que vão se constituindo de acordo com seus valores, gosto musical, roupas típicas, filosofia de vida como os Skaitistas, os punks, os Emos, Rappers etc. cada um desses grupos independentes de sua etnia ou raça, religião e origem, unem-se em torno de um modo de vida que julgam ser adequado à sua existência. Um grande problema encontrado na vida social é o desrespeito a essas múltiplas identidades. Quando a diversidade cultural de um grupo não é respeitada por outro, surgem os grandes problemas e um deles é a presença do preconceito e da discriminação.

Algumas vezes existem muito pois o preconceito é uma atitude cultural positiva ou negativa dirigida a membros de um grupo ou categoria social. Como é uma atitude, combina crenças e juízos de valor com predisposições emocionais positivas ou negativas.

Por exemplo, o racismo que alguns brancos dirigem a negros e outras pessoas de cor incluem crenças estereotipadas sobre diferenças raciais em áreas como inteligência, motivação, caráter moral e habilidades diversas. Essas diferenças são então julgadas segundo valores culturais pelas pessoas que discriminam. Além do preconceito a cerca da raça, existe também, o preconceito de gênero e etnia. O preconceito baseado na raça constitui

7

racismo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com