TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE TURMA

Por:   •  2/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

CEIM RELATÓRIO COLETIVO

SEGUNDO SEMESTRE – ANO: 2017

TURMA: BERÇARIO II

Senhores pais e responsáveis apresentamos-lhes o relatório coletivo das atividades realizadas no segundo semestre com a turma do Berçário II.

Nosso trabalho está baseado nos Temas da Proposta Curricular da Educação infantil – Creche. As Unidades Temáticas desenvolvidas no segundo semestre foram:

• “Esse é meu, aquele é seu! O que é nosso?” A proposta de trabalho visava a percepção e reconhecimento do que é de uso particular e o que é de uso coletivo. Possibilitando á criança reconhecer seus pertences e de seus colegas, reconhecer o seu nome e sua identidade.

• “Tudo é invenção e pura imaginação!”. A nossa proposta baseou-se na exploração e narração de histórias e contos de fadas. Visando o desenvolvimento da fantasia e imaginação por parte das crianças. Também buscamos estimular o brincar junto e o brincar separado.

Nossa proposta de trabalho foi realizada através dos Eixos da educação Infantil:

IDENTIDADE E AUTONOMIA: Trabalhamos de forma a propiciar a integração, socialização, comunicação, afetividade e autonomia através de atividades diversificadas. Uso de muita conversa músicas e canções de repertórios infantis. Também fizemos uso da exploração e manipulação de objetos variados. A turma apresentou avanços significativos no que diz respeito a participação na rodinha e atividades sugeridas. Cantam com maior interesse, realizam gestos e demonstram maior curiosidade por novidades. A turma também demonstra maior autonomia para solicitar o que deseja. A turma tem demonstrado maior autonomia para se alimentar, a maioria segura o talher e copo sem ajuda. As crianças de modo geral reconhecem seus pertences e dos colegas como chupetas, roupas, copos e mochilas.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: o trabalho com a oralidade no berçário II é desenvolvido diariamente e de forma contínua. A professora e monitoras dialogam com a turma de forma constante seja na roda de conversa, nomeando objetos e durante a realização das atividades. A maioria dos alunos faz uso da linguagem verbal, identificam e reconhecem seus colegas e os chamam pelo nome. Ainda que de forma não convencional. No Projeto Identidade trabalhamos de forma significativa o nome de cada criança exploramos a letra inicial, identificação dos crachás.

“Exploramos as poesias: “Flor de jasmim” e “Leilão de jardim”. Exploramos letras móveis. A Literatura esteve presente em nossas aulas. A professora realizou a leitura de lendas e contos folclóricos, exploramos acalantos e parlendas. A leitura de clássicos infantis também esteve presente (Um amor de confusão, O elefante que queria ser diferente, om quem será que me pareço, A cigarra e a formiga, Uma lagartinha muito comilona, João e Maria,O sapo bocarrão, A sementinha que não queria nascer,O casamento da dona Baratinha, João e o pé de feijão,). E outras histórias: o pintor que pintou o cavalo azul, A menina bonita do laço de fita, A sementinha que não queria nascer. Tivemos a visita da Biblioteca Itnerante através da Seretaria de Educação as crianças ouviram estórias, cantaram e exploraram os livros dentro do ônibus.

ARTES VISUAIS: Propiciamos momentos para explorar e manipulação de materiais artísticos; tintas, canetões, papéis diversos, pincel etc. Exploramos diversos suportes gráficos: papel, papelão, parede, chão, revistas. Confecção de briquedos folclórios: foguetinho de jornal, Bilbuquê de garrafa pet, chapéu de jornal, cobra de meia e revista amassada. Exploração de imagens diversas, onfecção de paineis referentes ao tema explorado. Carimbo de mãos. Confeccionamos um álbum através da poesia: Leilão de jardim de Cecília Meirelles.

MATEMÁTICA: As noções matemáticas estão sempre presentes no nosso cotidiano; sejam através da contagem mecânica do núero de alunos, observação do calendário, datas comemorativas, aniversários, cores e formas. Neste semestre exploramos também as noções de pesos e medidas. Através do uso da balança e da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com