TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –ENSINO FUNDAMENTAL II100H RELATÓRIO FINAL

Por:   •  15/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.453 Palavras (18 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 18

                                           FACULDADES PROMINAS - MONTES  [pic 1]

                                           CLAROS

                    [pic 2]

ENSINO DE BIOLOGIA – 5º SEMESTRE

DALVA

[pic 3]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –ENSINO FUNDAMENTAL II100H

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Porto Seguro-BA

2019

DALVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –FUNDAMENTAL II100H

Relatório de Estágio apresentado ao curso ensino de biologia  da FACULDADES PROMINAS , para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Fundamenta II.

Orientador:

Tutora eletrônica:         

Tutor de sala:

Porto Seguro-BA

2019

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................04

3 CONCLUSÃO................................................................................................13

REFERÊNCIAS.................................................................................................14

ANEXOS............................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório contém informações referentes ao estágio que tem por objetivo investigar a formação e a prática do profissional da área de ciências bioógicas e sua atuação nos anos finais do ensino fundamental. Foi analisado o papel da formação na prática educativa do professor e a importância que ele atribui a essa formação para melhoria de seu fazer docente. Também enfatiza as propostas referentes aos dados de identificação   do campo de estágio, relato do estudo de artigo, análise da organização  da  escola, análise da realidade escolar, diários de observação, elaboração  de  planos de aula e considerações finais.

O estágio curricular foi  feito na escola Municipal Governador Paulo Souto  nas turmas do 6º e 7º Ano, no  turno matutino, no decorrer das  aulas de Ciências ministradas pela educadora  Aline Sousa Santos.  Aconteceu  através de visitas à escola, observação, registros e análise crítica da realidade vivênciada na escola, do processo de e nsino e aprendizagem dos conteúdos  ministrados  na disciplina de Ciências.

Este relatório também tem como objetivo verificar como o ensino e a aprendizagem se desenvolvem na escola, como os educadores favorecem a aprendizagem e como os alunos aprendem sobre o conhecimento. Também objetiva discutir como os alunos interagem com os educadores, entre si no ambiente escolar diário.O estágio na disciplina Ciências possibilita ao aluno compreender a complexidade das práticas institucionais e das ações desenvolvidas por seus profissionais, refletindo através da realidade, superando a concepção de que essa é a parte prática do curso e a suposta dicotomia. entre teoria e prática.


2 DESENVOLVIMENTO

             O Estágio Curricular Supervisionado em Biologia desempenha um papel fundamental na formação de professores. É através dele que se constituem as oportunidades das vivências específicas da docência, tornando-se um momento de excelência na articulação entre as experiências profissionais e reflexões teóricas sobre a atuação docente.

            O papel das ciências naturais é contribuir para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do universo. O ensino de ciências naturais exige a construção de uma estrutura geral da área que beneficie o aprendizado significativo do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de ciência, suas relações com a tecnologia e com a sociedade. Portanto, é importante considerar as estruturas de conhecimento envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de alunos, professores e ciências.

O plano de unidade foi apresentado a professora regente, que me explicou a necessidade de desenvolver atividades que estimule a participação dos alunos nas aulas. Comentou sobre como realizar aulas diferenciadas, evitando aulas monótonas e repetitivas. A professora gostou das atividades propostas. Também comentou que eu poderia abordar o assunto realizando trabalhos em grupos, atividades investigativas que estimule o interesse dos alunos reforçando sua curiosidade.                        

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 6º ANO

ESCOLA:

PROFESSOR REGENTE:

DATA:

HORÁRIO:

TURMA: 6º ano

TEMA: Matéria e Energia

CONTEÚDO: Conceitos básicos de ecologia: População, comunidade, ecossistema, hábitat e nicho ecológico.

Cadeias alimentares e Teias alimentares; Solo: Características e degradação

Solo: Manejo adequado e doenças relacionadas

Água: propriedades e ciclo da água

Água: Utilidade, uso consciente e doenças veiculadas pela água

Lixo: Classificação dos destinos finais e reaproveitamento

2. DESCRIÇÃO DA AULA:

 No primeiro dia fui bem recebida pela professora regente e pelos alunos.  A professora iniciou sua aula com a  chamada, em seguida com o auxílio do caderno do aluno, deu início ao conteúdo. O tema da aula foi sobre Matéria e Energia Uma aula expositiva dialogada sobre o significado e conceitos básicos do tema.  Após a discussão, a professora pediu que respondessem ao questionário do caderno. Em seguida deu visto e fez a correção.  No segundo dia, deu continuidade ao assunto abordando conceitos básicos de ecologia: População, comunidade, ecossistema, hábitat e nicho ecológico. Após o conteúdo, os alunos responderam ao questionário do livro didático e a  professora fez a correção e deu visto. No terceiro dia de aula, a professora fez a chamada e iniciou sua aula com um resumo da aula anterior e pediu que os alunos fizessem uma leitura de imagem na página 16 do livro didático e em  seguida, que respondessem ao questionário das páginas 16 e 17 do livro didático. O assunto discutido no quarto dia foi sobre os cadeias alimentares e Teias alimentares; onde a professora explicou a diferença entre cadeias alimentares e Teias alimentares; A professora deixou um questionário da página 20 do livro didático para ser respondido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (97.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com