TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.768 Palavras (24 Páginas)  •  1.989 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Pontes e Lacerda  MT

2015

CECILIO MONTIEL RIBAS CAMPOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof.Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Juliana de Oliveira Barbosa

Tutor de sala: Célia Terra Miura

Pontes e Lacerda  MT

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

O estágio ocorreu no Centro Infantil Vereador Oriel Mendes Lucas localizada na cidade de Pontes e Lacerda Mato Grosso. Os temas escolhidos para as intervenções foram às cores primárias, datas comemorativas e dentro dos órgãos do sentido através da colaboração e orientação da professora regente da sala foi escolhido o tátil.

Para que esse tema fosse prazeroso e despertasse o interesse dos alunos o mesmo, foi trabalhado utilizando de estratégias lúdicas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto, pois as crianças gostam de curiosidades, músicas e dinamismo.

A importância de trabalhar as cores primaria, as datas comemorativas e o tátil  é que as crianças puderam conhecer as cores, e desenvolver a coordenação motora, o raciocínio lógico e a criatividade, sentiram as texturas, temperatura ao perceber o tátil, em relação as datas comemorativas foi trabalhado o dia da água, já que esta data aconteceu no mesmo período em que eu estagiei nesta turma, dai a orientação da professora pedagoga regente da sala em trabalhar este tema.

 Sendo assim tornou se possível as crianças compreender a importância da água para a vida no planeta, e desenvolver atitudes de conservação e preservação da água.Os assuntos escolhidos visaram estabelecer uma relação entre as crianças e o ambiente em que vivem.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

           A  instituição de Educação Infantil em foi realizado o estágio é Centro Educacional Vereador Oriel Mendes Lucas. Encontra-se no seguinte endereço: Av. Minas Gerais, 1742. Bairro: Jardim Primavera, Cidade: Pontes e Lacerda – MT. A modalidade de ensino é a Educação Infantil Regular, distribuídos em Creche e Pré-Escola. O Centro Educacional Infantil Ver. Oriel Mendes Lucas é uma instituição pública e municipal e foi criada pela lei n° 277/94, em 29 de junho de 1994, e inaugurada em 06/08/1994.

O Centro Educacional Infantil tem como mantenedora a Secretaria Municipal De Educação E Cultura. O número de servidores é 40 distribuídos em 01 diretora, 02 coordenadoras pedagógicas,  01 secretária, 02 guardas, 01 motorista, 02 porteiros, 01 lavadeira, 03 faxineiras, 05 merendeiras, 10 professores e 12 monitoras.

    A relação de número de alunos por professores é de aproximadamente 25 alunos para 1 professor. O número de alunos atendidos na instituição totaliza 420 crianças, sendo distribuídos da seguinte forma: A Pré Escola atende 300 alunos na faixa etária de 4 à 5  anos de idade, distribuídas em dois turnos o matutino e vespertino. Os internos são 120 alunos, na faixa etária de 4  meses a 3  anos de idade período integral. A Instituição contempla apenas a educação Infantil de zero a seis anos de idade.

   A Instituição de Educação Infantil conta tem 06 salas de aula, 02 berçários masculino e feminino, 04 salas para crianças entre 2 e 3 anos, 01 refeitório, 01 diretoria, 01 sala dos professores, 01 despensa, 01 almoxarifado, 07 banheiros, 01 lavanderia, 01 área livre, 01 parque infantil, 01 cozinha.

O ambiente escolar possui alguns espaços que propiciam a socialização e a vivência cultural dos estudantes tais como: biblioteca, sala de vídeo, brinquedoteca e um espaço com área coberta. O ambiente e o acervo da biblioteca possibilitam que os alunos desenvolvam atividades de pesquisas.

Aparentemente as instalações físicas das dependências da escola garantem acesso e permanência segura dos estudantes, pois está bem conservado e sempre que necessário há reformas e as tomadas possuem tampas para evitarem possíveis acidentes.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

A efetivação do estágio é uma ocasião em que o estágiario tem a oportunidade de conferir toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o dialogo com profissionais da modalidade, que aqui em questão é a Educação Infantil. Neste momento foi possivel perceber a articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade. O estágio foi para mim  considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por mim como acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com