TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/5/2017  •  Seminário  •  4.292 Palavras (18 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 18

                                                                                                                                                                                                                                                                          [pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

NÁDIA NAIARA DE SOUZA RAMOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Governador Valadares

2014

NÁDIA NAIARA DE SOUZA RAMOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Simone Maximo Ciqueira  

Tutor de sala: Liliane Cristina Lira de Lima

Governador Valadares

2014


aPRESENTAMOS AQUI MATERIAL A SER OBSERVADO DURANTE A ELABORAÇÃO DO rELATÓRIO DE eSTÁGIO. CONFORME FOR ESTRUTURANDO O rELATÓRIO – DESCONSIDERAR O QUE ESTÁ DESTACADO EM VERMELHO.
sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

A Educação Infantl é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade.

O projeto de intervenção na Educação Infantil apresentado a diciplina de Estágio Curricular obrigatório tem importancia relevante na integração do estagiário com o ambiente escolar e maior desenvolvimento e análise do mesmo, sendo que o papel do professor na condução de um projeto é de mediador e provocador de novos sentidos e curiosidades. A integração acontece de acordo com a nesessidade dos alunos e quando o professor considera que há tempo de acrescentar novas idéias para um melhor aprendizado.

O Projeto de Intervenção “Música na Educação Infantil” é importante porque a música é uma exelente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades verbais, físicas, sociais, mentais e econômicas. Pois a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras e capazes de comunicar sensações, tendo uma relaçã antiga com o homem que quando no princípio, reproduzia os sons da natureza porque essa era a musica que ele conhecia.

Existem muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança, uma vez que ela se faz presente em suas vidas antes mesmo de sua alfabetização, sendo uma relação que inicia ainda no ventre materno e segue no decorrer da sua infância. Portanto a escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva, permitindo que o aluno se torne mais crítico, porém respeitando as diferenças.

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil tem como objetivos vivenciar processos de ensino e pesquisa na escola para que os alunos desenvolvam condições e convicções favoráveis à continuidade da sua formação; elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos a partir do diagnóstico da realidade da Educação Infantil nos anos iniciais do ensino , construindo formas de atuação com vista na melhoria da educação de crianças; desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e formação teórica proporcionado pelo curso.

O mesmo é uma exigência da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação acadêmica. É uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experiência profissional, o que é importante para sua inserção no mercado de trabalho e dá ao mesmo uma maior segurança so iniciar suas práticas docentes.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

íodo da Educação Infantil. O presente Estágio foi realizado no Instututo Infantil Educar, uma instutuição particular que oferece turmas de berçário, maternar I e II, 1º e 2º per

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Os Objetivos do estágio Supervisionado segundo discrussões realizadas de dorma temática são de :

-Relacionar teoria e prática e sua articulação durante o estágio;

-Aproximar o aluno estagiário da realidade escolar;

-Realizar  pesquisa de investigação  e intervenção no cotidiano escolar;

-Orientar, acompanhar ou informar o impacto nas escolas, campo e estágio

 

.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

O Estágio Supervisionado se realizou no Instituto Infantil EDUCAR, no turno vespertino com início no dia 15/09/2014 cumprindo um total de 100 horas no esenvolvimento de todas as atividades. A escola foi fundada em 1978 com o nome de Recreação Infantil, pertencendo ao CESC-GV por 14 anos, sendo que em 1993 foi criado o nome fantasia Recreação Infantil ‘CRESCER”. Em 1999 passou a pertencer a uma nova empresa inicialmente denominada Recreação Infantil-SESC-CAGV, depois Recreação Infantil ”EDUCAR”-LTDA em em 2002 tornou-se enfim Instituto Infantil ‘EDUCAR-LTDA. Atualmente a escola se localiza na Avenida Veneza n° 724, Bairro Grã-Duquesa, administrada pela Diretora Ana Lucia Teixeira Fernandes Genelhu, oferece atividades de berçário, maternal I e II, 1° e 2º período, nos turnos matutino e vespertino. A escola utiliza-se da concepção construtiva, onde o ensino é visto com apresentação de informações que oportunizem ou contribuam para a reflexão do aprendiz, com ênfase no “como se aprende” visando a compreensão do sujeito com meta fundamental, enfatizando que toda organização deve envolver aprendizagem perfeita com base na realidade do aluno e baseado no PDE. É uma instituição privada, mantida pelas socias Ana Lucia Teixeira Fernandes Genelhu e Daniela Barbosa Avelar Marques.  Busca-se através  do currículo desenvolvido valorizar as experiências e conhecimentos prévios dos educandos e os inserir no contexto escolar; possibilitar a construção do conhecimento; propiciar a construção de valores éticos e morais, bem como desenvolver nos educandos habilidades e capacidades básicas essenciais à formação, efetividade, respeito ao próximo e ao meio ambiente. A escola proucura sempre integrar a família nas atividades interdiciplinares além de ter uma comunicasão direta e contínua com a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (98.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com