TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Por:   •  15/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]


UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FLÁVIA CAROLINA DA SILVA VILHALVA- 2319907005

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

ITAQUIRAI- MS

2020

 

FLÁVIA CAROLINA DA SILVA VILHALVA- 2319907005

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp Educacional como requisito parcial para aproveitamento da disciplina de Estágio Obrigatório do Ensino Fundamental- Anos Iniciais do curso de Pedagogia.

ITAQUIRAÍ-MS

2020

 

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO ...................................................................................04
  • LEITURAS OBRIGATÓRIAS.............................................................05
  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).....................................07
  • ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA..................................08
  • ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC............................................................................................09
  • CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.................................................................10
  • PLANOS DE AULA............................................................................11

 

INTRODUÇÃO:

O trabalho a ser apresentado trata-se de um relatório de estágio do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, cujo objetivo é apresentar os conhecimentos obtidos durante o semestre para o futuro exercício da docência.

O presente relatório de estágio obrigatório em Ensino Fundamental - Anos Iniciais está organizado de modo que atende tanto aos quesitos teóricos quanto aos práticos do exercício da docência para a turma de Ensino Fundamental.

Portanto, o relatório apresenta de maneira clara os resumos das ferramentas teóricas utilizadas para a compreensão da estrutura pedagógica da escola, tais como em sequência didática, o Projeto Político Pedagógico -PPP, em seguida, a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, a abordagem dos temas transversais contemporâneos da BNCC, metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, e por fim, os planos de aula para uma determinada turma de Ensino Fundamental.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Ao longo da história a educação sempre passou por várias transformações, por mudanças de conceitos, evoluções e também retrocessos. E também, debates, divergências em que tipo de educação que se pretende aos alunos. No contexto atual de acordo com o artigo elaborado por Juares da Silva Thiesen intitulado: A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem,  uma defesa, pesquisas em torno da utilização da interdisciplinaridade no contexto educacional e seus benefícios para um aprendizado significativo aos alunos.

De acordo com o autor THIESEN (2008), essa interdisciplinaridade é tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico. Na epistemologia, o foco é o estudo, o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.

A interdisciplinaridade é então articular as áreas do conhecimento, com diversos profissionais se debruçando sobre determinada temática e contribuindo assim para um ensino mais amplo e articulado com as diversas realidades do país.

Portanto, o ensino por meio da interdisciplinaridade, está sendo constituído historicamente, pois de acordo com seus defensores, a sociedade está se transformando cada vez mais, estamos em um contexto mais amplo, e que exige uma aprendizagem que seja de acordo com a realidade existente. Ou seja, um ensino que abarque as diversas áreas do conhecimento de forma articulada.

Sendo assim, o papel da interdisciplinaridade, sob a perspectiva de diversos pesquisadores, pensadores é superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causados por algumas tendências do início da modernidade. Além disso, vem buscando romper com o caráter de hiperespecialização e com a fragmentação dos saberes, já que é um movimento contemporâneo que emergiu na perspectiva da dialogicidade e da integração das ciências e do conhecimento.

De modo que, conforme esclarece THIESEN (2008), a interdisciplinaridade está sempre situada no campo onde se pensa a possibilidade de superar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas e onde simultaneamente se exprime a resistência sobre um saber parcelado.

Contudo, mesmo que a temática da interdisciplinaridade esteja em debate tanto nas agências formadoras quanto nas escolas, sobretudo nas discussões sobre projeto político-pedagógico, os desafios para a superação de um ensino tradicional são ainda enormes. Pois, ainda que haja todo um debate em torno de um ensino interdisciplinar, no contexto educacional, é difícil encontrar experiências verdadeiramente interdisciplinares.

Conclui-se então, que a interdisciplinaridade busca romper com paradigmas de ensino que fragmentam o conhecimento.  Portanto, possibilita a aproximação entre teoria e prática, e contribui para uma formação mais crítica, criativa e responsável.

Desse modo, é um movimento de importante articulação entre ensinar e aprender. E tem a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de conteúdos, de avaliação e nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com