TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

                 RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA II

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

JANAÍNA PEREIRA DA ROCHA TEIXEIRA

                

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA II

PICOS – PI

2016


JANAÍNA PEREIRA DA ROCHA TEIXEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado na Escola I do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí, como requisito para aprovação na disciplina.  

Orientadoras: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Rodrigues Martins

 Prof.ª Ma. Maria Cézar de Sousa

E Prof.ª  Ma. Luísa Xavier

PICOS – PI

2016


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...

1.1 Delimitações do Estágio Supervisionado

  1. DESENVOLVIMENTO...............................................................................................

2.1 Registros das observações

2.2 Registros das regências

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................
  2. REFERÊNCIAS............................................................................................................
  3. ANEXOS.......................................................................................................................
  4. APÊNDICES......................................................................................................

1-INTRODUÇÃO

É fato que o Estágio Supervisionado na Educação Infantil é uma oportunidade importante e singular para o acadêmico de Pedagogia, em específico, o qual  se pode observar a rotina da sala de aula de alunos em uma faixa etária que está ocorrendo o processo de alfabetização, o contato com as letras, o conhecimento de um novo mundo. É quando o aluno passar a desenvolver a leitura e muitas outras etapas que serão fundamentais para seu bom desenvolvimento cognitivo e que serão necessários para que obtenha o conhecimento.

Diferindo do Estágio Supervisionado I, no estágio II a vivência em sala de aula intensifica-se pois além da observação, um fator bem mais importante, a regência, é acrescentada. Assim, o estágio foi dividido em duas etapas:

A primeira etapa é a observação, onde podemos observar a estrutura física da escola, materiais e equipamentos existentes, organização e funcionamento, média de alunos por turma, bem como o quadro de pessoal docente e colaboradores. Ainda na observação, podemos ver como acontece à rotina em sala de aula, como a professora titular e professora auxiliar se porta quanto à ministração de suas aulas, quais os métodos de ensino adotados pelas mesmas, assim como os recursos pedagógicos, dentre vários outros aspectos. Ainda observando, é possível identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, a importância do planejamento, da utilização do ensino lúdico e o comportamento dos alunos, este sendo um quesito relevante.

Na segunda etapa, a regência, essa propicia ao acadêmico de fato, uma vivencia na sala de aula, é quando este pode finalmente por em prática alguns requisitos básicos que devem ser indispensáveis à prática educativa sendo: domínio de conteúdo, postura diante dos alunos, habilidades e competências para ensinar onde devem servir como estratégias para lidar com problemas e dificuldades de aprendizagem. É um grande desafio para o estagiário, visto que, terá que unir prática a teoria e vice-versa, podemos perceber como os conteúdos teóricos podem ser úteis na prática e como podem ajudar a eliminar as falhas existentes.  

O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia (PIMENTA E LIMA, 2004). Esse estágio possibilitou-me observar as crianças como seres em construção, que para esse processo utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de busca do conhecimento por meios específicos a cada uma e buscam desvendar todas as suas curiosidades.

Para mim, foi mais um estágio desafiador, tendo que conciliar meu trabalho, universidade e estágio. Em outra instancia, mesmo já tendo experiência e convívio no meio educacional a mais de dois anos, as vivencias do estágio nos traz conflitos diversos quanto a nossa prática, bem como os cuidados de estagiar em uma escola de rede privada e muito conhecida na cidade. Educar, na educação infantil, é proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens que visam incentivar a reflexão, o diálogo, a corresponsabilidade, a solidariedade, autonomia e o respeito às diferenças. Em minha sala pude vivenciar experiências maravilhosas com duas crianças especiais, diagnosticadas por autismo de grau leve e de grau mais avançado, essas experiências nos fazem quanto pedagogos, refletir se de fato a inclusão acontece no âmbito escolar em especifico em sala de aula, me sinto realizada em poder contribuir e conseguir ministrar as aulas com os mesmos acompanhando e correspondendo aos objetivos propostos em cada aula. O estágio passa a ser a melhor maneira de aprender a ser, conviver, fazer e aprender.

1.2- Delimitação do Estágio Supervisionado

O estágio foi realizado no Instituto Educacional Incentivo (Colégio Machado Internacional), uma das escolas do Grupo Educacional Machado de Assis na cidade de Picos-PI.

Segundo Vergés & Sana (2009 p 10):

A educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de desenvolver a criança até os seis anos de idade, ou seja, desenvolver na criança uma imagem positiva de si, reconhecendo o seu próprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e os professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (277.4 Kb)   docx (174.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com