TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  23/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO

ALUNO: M

M., aluno do 4º ano desta instituição de ensino, tem 10 anos e apresenta quadro de Baixa Visão e Deficiência intelectual.  O aluno iniciou o 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Assis Brasil, onde não se alfabetizou, pois não tinha as adaptações e recursos condizentes com suas necessidades. Seguiu para o 2º e 3º  anos, sem  o apoio  do Atendimento Educacional Especializado e atualmente, matriculado nesta escola, estará incluído na turma do 4º ano e no turno contrário,  iniciará os atendimentos na Sala de Recursos Multifuncionais.

Área Cognitiva:  Com relação à coleta das produções do aluno para análise do seu processo de aprendizagem, observou-se que o aluno apresenta limitações no desenvolvimento cognitivo, que podem ser decorrentes da Deficiência Visual e Intelectual. O aluno compreende o mundo que o cerca, as ordens e enunciados, compreende e cumpre o que lhe é solicitado, não está alfabetizado, portanto não realiza leitura. Apresenta baixa percepção visual, principalmente para detalhes, imagens, formas, cores, letras e números em tamanho normal. Não demonstra reconhecimento em classificações de cores, formas e tamanhos de imagens normais. Demonstra iniciativa nas atividades e em explorar materiais, não reconhece e nomeia letras, números ou sílabas, mesmo ampliadas. Apresenta boa percepção auditiva, distinguindo sons e vozes conhecidas com facilidade; consegue distinguir sons vocais e não vocais, reproduzir sons e localizar a fonte sonora.  Quanto à orientação espacial, apresenta certa dificuldade na orientação em espaços desconhecidos, mas se locomove bem na sala de aula e em espaços conhecidos utilizando o resíduo visual. Marcos consegue através do tato, distinguir objetos, formas, tamanhos, posição, quantidades, temperaturas, texturas, mas sua percepção tátil pode ser desenvolvida, para melhorar sua habilidade manual. Apresenta dificuldades na percepção sinestésica. O aluno consegue reconhecer sabores doces, amargos, azedos, salgados; consegue discriminar odores. Apresenta dificuldades na capacidade de memorização e compreensão das relações de igualdade e diferença. Não demonstra autonomia no uso do computador. Observou-se que necessita de atividades ampliadas, em fonte caixa alta tamanho 60 e imagens ampliadas.   Desenvolve as atividades dentro de suas possibilidades e necessita de mediação para realizar a maioria delas. O aluno apresenta resultado insuficiente e abaixo do esperado aos padrões do grupo etário-escolar a que pertence. Não acompanha os conteúdos programáticos do ano em que frequenta, necessitando de adequações do conteúdo, adaptações, estratégias e mediação para desenvolver suas atividades. 

Interação Social:  É um aluno muito comunicativo e sociável, relaciona-se bem com todos, sendo bem incluído no grande grupo.

Linguagem: O aluno apresenta boa linguagem compreensiva. Necessita desenvolver a linguagem expressiva para melhorar sua expressão e comunicação e se fazer entender. 

Psicomotora: Marcos demonstra compreensão do esquema corporal, pois reconhece e nomeia partes do corpo. Necessita desenvolver ainda a coordenação motora fina, para melhorar na manipulação de objetos e combinação de movimentos, além das atividades manuais. Apresenta lentidão nas atividades que envolvem a coordenação motora ampla como correr, caminhar, subir e descer escada sem apoio, jogar futebol, entre outros. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (869.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com