TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final do Estágio Supervisionado II em Saúde Mental

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.209 Palavras (37 Páginas)  •  1.699 Visualizações

Página 1 de 37

1. INTRODUÇÃO

Serão apresentados a seguir os aspectos introdutórios envolvidos no desenvolvimento do relatório de estágio da disciplina Estagio Supervisionado II, onde os alunos do 6° período de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira de Goiânia-GO, experienciam a articulação entre teoria e prática acerca do profissional psicólogo dentro de uma clínica psiquiátrica. Referindo-se a tais aspectos, entende-se que para compreender o que precisa analisar dentro de uma instituição necessita-se de uma compreensão ampla do que envolve, engloba e influencia a mesma. Além de apresentar a importância entre a teoria e a prática da saúde mental dentro das instituições, tem-se a finalidade de fazer um levantamento de como os profissionais e internos dessas instituições se relacionam e como os estagiários podem ajudar no processo de recuperação dos internos e ao mesmo tempo aprender com eles. Através do método de aplicação de testes, como anamnese procura-se observar, avaliar e interpretar as percepções, experiências e informações adquiridas do paciente e levantar um possível diagnóstico.

O estágio supervisionado neste contexto propõe a observação das atividades psicológicas e psiquiátricas efetivadas em um ambiente clínico através da relação interinstitucional, estabelecida entre o supervisor e o estagiário. Nesse sentido, OLIVEIRA e CUNHA (2006, p. 6), afirmam:

Podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua, de forma eficaz, para sua absorção pelo mercado de trabalho. Enquadram-se nesse tipo de atividade as experiências de convivência em um ambiente de trabalho com cumprimento de tarefas com prazos estabelecidos, trabalho em um ambiente hierarquizado e com componentes cooperativistas ou corporativistas, etc. O objetivo é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional clássica, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. Espera-se que, com isso, que o aluno tenha a opção de incorporar atitudes práticas e adquirir uma visão crítica de sua área de atuação profissional.

Desta maneira, o estágio supervisionado tem por finalidade permitir o desenvolvimento de habilidades nos alunos no contato com situações, contextos e instituições, a fim de articular na prática a teoria apreendida dentro da sala de aula. Assim, o estágio supervisionado é parte integradora do currículo, onde o aluno pela primeira vez assume sua identidade profissional e sente na pele o compromisso com a instituição, com o sentido do profissionalismo e de toda a teoria apreendida representada pela sua inclusão no mercado de trabalho. (ANDRADE, 2005, P.2).

O Estágio Supervisionado II teve como campo a Casa de Eurípedes, nome fantasia do Hospital Espírita Eurípedes Barsanulfo, uma associação jurídica de direito privado, de caráter científico e filosófico espírita, uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que presta os seguintes serviços como assistência hospitalar em saúde mental para pessoas com transtornos mentais e atividades educacionais, culturais e esportivas complementares ao ensino regular.

O fundador e primeiro presidente foi o Sr. Elisiário Dantas que mantinha a instituição exclusivamente das doações de pessoas generosas e de promoções, almoços, jantares, rifas entre outros. Todas as abordagens terapêuticas obedecem a um modelo multidisciplinar, com base no respeito absoluto às diversidades de crenças e consciências individuais, o que possibilita sempre resultados mais eficazes, mediante um Programa Terapêutico Individual.

  • As práticas multidisciplinares
  • Utilização da moderna farmacoterapia psiquiátrica, alopática e fitoterápica.
  • Medicações de última geração.
  • Musicoterapia, ar terapia e a terapia ocupacional.
  • Atendimentos psicoterapêuticos individuais e em grupo.
  • Tratamento espiritual através da prece, do fluido da terapia e da desobessão espiritual.
  • As unidades especializadas:
  • Unidade Ambulatorial
  • Unidade de Dependência Química
  • Unidade de Hospital Integral
  • Unidade de Hospital – Dia
  • Os atendimentos ambulatoriais
  • Consultas em:
  • Psiquiatria,
  • Psicologia,
  • Grupos terapêuticos de prevenção de recaídas para dependência química e outros transtornos mentais e
  • Ambulatório da família.
  • Atualmente, Dr. Jeziel Ramos, médico psiquiatra, é o diretor presidente da Instituição.

Há mais de dez anos por iniciativa da Sra. Josefina Portela Nascente a Casa de Eurípedes oferece cursos de Espiritismo que visam o aperfeiçoamento do ser, baseando-se nas obras codificadas por Allan Kardec através dos ensinamentos dos Espíritos.

Existe também paralelo à instituição desde o ano de 2011 o Colégio Allan Kardec, que é uma proposta alternativa aos modelos tradicionais de educação e cultura que se pauta pela ideia de que todo e qualquer ser humano possui uma natureza espiritual, divina, alegre e amorosa, a ser resgatada.

O tempo de duração do estágio em saúde mental é de 30 horas, sendo um processo obrigatório para o curso de formação em psicologia:

As normas de estágio supervisionado têm por ordenamentos legais a Lei 4.119 de 28 de Agosto de 1962, que dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo; o decreto 53.604 de 21 de janeiro de 1964, que regulamenta esta lei; as Diretrizes Curriculares divulgadas pelo Ministério da Educação, em maio de 2004, assim como a Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008, esta lei dispõe sobre o estágio de estudantes. (Ministério da Educação. Lei 4.119).

O Estágio é um processo burocrático exigido para a formação dos graduandos em psicologia, e possui exigências que o definem:

Constitui estágio supervisionado o conjunto de atividades de formação, programadas e diretamente supervisionadas por membros do corpo docente capacitados para tal prática, devidamente cadastrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP), com experiências comprovada, habilitado para a prática de supervisão. (GOULART, João. Lei 4.119).

Com a prática de inserir o aluno no campo da psicologia clínica, observando não só as maneiras de trabalhar com psicoterapia, mas apresentar os diversos espaços onde o trabalho clínico é possível de acontecer, trazendo a diversidade para as questões que se apresentam. Importante iniciar com os itens básicos de uma anamnese (identificação; queixa principal; histórico da doença atual; antecedentes sociais, familiares e pessoais; e hipótese diagnóstica) e quais questões abordar no atendimento inicial, quais os tipos de perguntas devemos realizar e o que devemos fazer a fim de identificar o diagnóstico do paciente, observando as atividades realizadas em campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)   pdf (380.5 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com