TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EMMATEMÁTICANO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Por:   •  12/1/2019  •  Monografia  •  4.789 Palavras (20 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 20

UNIJALES[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES

CURSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DEVANIRA MIRANDA ZANONI

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EMMATEMÁTICANO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

APUCARANA - PR

2017

DAVANIRA MIRANDA ZANONI[pic 3]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Relatório apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado, do Curso de Matemática da UNIJALES - Centro Universitário de Jales, como requisito parcial e obrigatório para aprovação nesta disciplina.

APUCARANA - PR

2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3

2.OBJETIVOS        5

3. METODOLOGIA.................................................................................................................5

3.3 Cronograma.........................................................................................................................5

4. ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP         7

5. PLANO DE AÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL II .......................................................13

5.1 Plano de Aula 6º ano...........................................................................................................14

5.2 Plano de Aula 7º ano...........................................................................................................16

5.3 Plano de Aula 8º ano...........................................................................................................18

5.4 Plano de Aula 9º ano...........................................................................................................20

6. PLANO DE AÇÃO ENSINO MÉDIO..............................................................................22

6.1 Plano de Aula 1º .................................................................................................................23

6.2 Plano de Aula 2º..................................................................................................................25

6.3 Plano de Aula 3º..................................................................................................................27

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................29

REFERÊNCIAS......................................................................................................................30


  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é um momento muito importante e fundamental no ciclo acadêmico.

É a hora em que o estudante entra em contato com as práticas pedagógicas, as metodologias de trabalho, e começa a refletir e vivenciar o meio da instituição escolar.

O estágio oportuniza ao acadêmico aquisição de ferramentas que podem ser utilizadas nas esferas práticas e também teóricas, instrumentos essenciais para a formação de um bom profissional crítico, e de bom senso.

Os conhecimentos que são adquiridos ao longo de todo processo de graduação são colocados em prática na hora do estágio supervisionado.

Nesse momento, o acadêmico é convidado a realizar uma observação de todo o ambiente escolar, relações interpessoais, o contexto em que a comunidade está inserida, bem como as práticas adotadas pelos docentes em sala de aula.

Através dessas observações podemos vivenciar como é o cotidiano do profissional e da escola que futuramente estaremos atuando, respeitando as dificuldades e objetivações da qual ela passa.

A prática do estágio deve ser embasada no cotidiano da instituição, com atividades que proporcione ao acadêmico a evolução como futuro profissional, e também possa crescer na sociedade na qual ele vive.

O professor regente deve ter em mente a importância da sua colaboração com o estudante, pois ele também será o responsável por passar as orientações que julga necessárias para o mesmo, e este, deve ter em mente que o trabalho coletivo é essencial para um bom ambiente de aprendizagem.

Segundo Carvalho (2003), a grade curricular de um estágio de licenciatura deve ser interpretada como momentos primordiais na formação acadêmica, aliando a teoria e prática para que trabalhem em conjunto, ampliando seu contato com a realidade educacional e direta com os estudantes.

Sendo assim, Pimenta (1997), nos diz que o estágio é fundamental na formação docente, porque oportuniza ao acadêmico condições para atuação no ambiente escolar, e olhar crítico com relações aos problemas educacionais existentes.

O projeto de estágio supervisionado foi realizado com base nas orientações, e também seguindo o modelo proposto pela instituição, visando a aquisição de novos conhecimentos e metodologias para o futuro trabalho docente.

Ele divide-se em partes que oportunizam sempre o contato com escola, professor, aluno e comunidade aliando teoria e prática com a mesma finalidade.

Os conteúdos inseridos nos planos buscam contemplar a necessidade de cada série especifica, aliando e contextualizando a realidade da comunidade escolar.

A primeira parte do Projeto de Estágio consiste na realização de um plano de aula da disciplina de matemática para as turmas do 6º ao 9º   do ensino fundamental II, de acordo agora com o Projeto Político Pedagógico do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Godoy Moreira – Ensino Fundamental e Médio.

Na segunda parte do projeto, encontram-se os planos de aulas de matemática referentes às turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

Na última parte do projeto está encontra-se uma síntese de cinco problemas que estão relacionados a educação especial, que é muito importante o docente conhecer, estudar para que possa futuramente atuante na área desenvolver trabalhos com inclusão destes na sociedade.

Também há para cada síntese do problema uma atividade na qual o professor poderá trabalhar em sala de aula.

A inclusão de estudantes no meio escolar é amparada pela Lei de Diretrizes e Bases educacional Resolução nº 17/ 2001 (2001, p.17), e também diz que a escola inclusiva exige uma postura crítica de acordo com o Projeto Político Pedagógico da instituição, observando as metodologias do ensino, a avaliação, e a postura dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (787.7 Kb)   docx (544.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com