TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES

Por:   •  24/5/2022  •  Seminário  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

EDUARDA EVELLYN DA SILVA MÉRIDA

201802193286

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES

CABO FRIO

2021

EDUARDA EVELLYN DA SILVA MÉRIDA

Relatóriode conclusão apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a aprovação na disciplina Prática e Estágio Supervisionado das Organizações Escolares.

___________________________________________________________________________

Manuela Chagas Manhães

Coordenadora do Curso de Pedagogia

___________________________________________________________________________

Andréa do Nascimento Sant’Anna

Profa. de Prática de Estágio Supervisionado  das Organizações Escolares

___________________________________________________________________________

Eduarda Evellyn da Silva Mérida

Estagiária

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O presente estágio tem como propósito expor experiência vivenciadas no estágio de docência na educação básica em uma instituição de ensino na cidade de São Pedro da Aldeia no estado do Rio de Janeiro.

A disciplina de estágio de docência na educação básica possui carga horária de 132 (cento e trinta e duas) horas sendo divididas em atividades complementares e aulas online das quais foram destinadas para apreciação de textos e troca de experiências com os colegas. Lendo alguns artigos sobre o estágio, o educador Paulo Freire retrata relacionar a teoria com a prática quando ele coloca que “Os homens são seres do que fazer é exatamente porque seu fazer é ação e reflexão”é a práxis é a transformação do mundo. Diante de tantos desafios que se encontra a educação atual é de extrema importância pensar numa formação voltada para a ousadia em transformar em querer mudar.

Analisar a importância do estágio para a atuação do profissional de educação é de grande relevância para a formação docente, desta forma para o graduando do curso de pedagogia o estágio se trata de um momento que segundo Freire “quando vivemos a autencidade exigida pela prática de ensinar aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com sabedoria”.

Como menciona a constituição federal 1988 é direito de todos uma educação de qualidade, que tem como pleno objetivo o desenvolvimento da pessoa humana. Sendo um direito assegurado pela Constituição Federal 1988 e tendo como base legal para que essa educação venha acontecer a LDB 1996 a lei que regulamenta o sistema de ensino do país, organiza as diretrizes da educação nacional, níveis de ensino profissionais entre outros.

Portanto este estágio tem como objetivo geral entender a importância da prática educacional em sala de aula.


CAPÍTULO I - APRESENTAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO

O estágio foi realizado no meado do mês de agosto no segundo semestre de 2021 no Centro Educacional Araújo- CNPJ 09.515.504/0001-19 localizada na Rua Euclides da Cunha, 200, Bairro São João- São Pedro da Aldeia, RJ a mesma pertence a rede privada de ensino, a escola atende acerca de 290 educandos matriculados no ano de 2021, como estamos voltando aos poucos de uma pandemia, o sistema da escola está sendo sistema híbrido, alguns pais optaram por deixar seus filhos estudando remoto. A escola tem dois (2) turnos manhã e tarde atendendo da Educação infantil ao 9° ano, na parte da manhã é do 1º ao 5º ano no turno da tarde contando com três turmas de educação infantil (Pré I e II)

A escola dispõe de um espaço físico amplo dividido em sete (7) salas de aula no prédio infantil, 10 salas do 1° ao 9° ano, 1 quadra coberta destinado as aulas de Educação Física e recreação,1 cantina,10 banheiros divididos em masculinos, femininos, funcionários e professores,1 diretoria,1 secretaria,1almoxarifado,1 dispensa,2 áreas cobertas,1 laboratório de informática e 1 de ciências. No que diz respeito aos recursos de multimídia e pedagógico a escola conta com computadores de uso administrativo e de uso dos alunos, impressora, Televisão, data show, bebedouros, microfones, tela de projeção, mesa de som, ventiladores, ar-condicionado, aparelho de som, caixa de som amplificador, carteiras, notebook, brinquedos e jogos pedagógicos entre outros materiais de uso permanente. O corpo diretivo conta com o gestor, coordenadora, supervisora e orientadora, no docente a escola dispõe de 24 professores. No corpo técnico e de apoio a escola conta com 12 funcionários que exercem as tarefas de merendeiras, auxiliares de serviços gerais, porteiros e tarefas administrativas.

O planejamento é realizado através de um encontro com os professores e a coordenação da escola. A formação continuada acontece a cada 15 dias de forma coletiva com os professores, coordenadora e supervisora. A turma em que foi realizado o estágio foi a turma do 4º ano, com 25 alunos, sendo 12 meninas e 13 meninos na faixa etária de 9 anos de idade professora regente: Maria Alice de Souza Oliveira.

Sempre procurando o melhor para professores e educandos, a escola investe em programas e projetos que viabilize o saber através de programas e projetos. Programas como a Residência Pedagógica, Alfabetização, entre outros projetos mencionados pelo Projeto Político Pedagógico de conteúdos curriculares e temas transversais, promove eventos sócios educativos e culturais e palestras para docentes e discentes.

Por meio de consulta ao projeto político pedagógico e em entrevista com a pedagoga da escola estagiada, foi possível identificar que a concepção de educação adotada pela escola é a concepção de homem, de sociedade, do papel do pedagogo e do professor, é um processo contínuo e dinâmico de reflexão, de tomada de decisões, e de acompanhamento das atividades dos alunos. A pedagoga entrevistada acrescenta que a avaliação na escola acontece de forma contínua, diagnóstica e processual, por meio de observações, acompanhamentos, e registros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com