TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA– 3º PERÍODO

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  3.654 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                      Ana Luiza Dias Gomes                R.A C650HE0

                      Letícia Cristina Vendrami          R.A C606EB4

RELATÓRIO SOBRE JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA– 3º PERÍODO

RIBEIRÃO PRETO

2016

                      Ana Luiza Dias Gomes               R.A C650HE-0

                      Letícia Cristina Vendrami          R.A C606EB4

RELATÓRIO SOBRE JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA– 3º PERÍODO

Relatório sobre jogos e brinquedos na infância- construção de um jogo para crianças de 0 a 10 anos.

Orientador: Profª. Natália Menin

 

RIBEIRÃO PRETO

2016

SUMÁRIO

1. Apresentação........................................................................................

4

2. Escolha do brinquedo/ Objetivo.........................................................

5

3. Considerações finais ...........................................................................

6

Referências Bibliográficas.....................................................................

7


1. APRESENTAÇÃO

O referente trabalho tem a finalidade de mostrar o quanto os jogos e as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento infantil. O brincar de forma lúdica desenvolve a criatividade e os conhecimentos através das atividades com a intenção de educar, ensinar e ao mesmo tempo divertir.

Através das interações que as brincadeiras e os jogos proporcionam, as crianças desenvolvem-se cognitivamente, corporalmente e afetivamente. A aprendizagem com diversão é mais significativa para as crianças.

Este relatório apresenta teoricamente a importância dos jogos e brincadeiras na infância e a criação de um jogo para crianças de zero (zero) a 10 (dez) anos, com o objetivo de atrair a atenção das mesmas e tornar a aprendizagem mais prazerosa.

 

2. ESCOLHA DO BRINQUEDO / OBJETIVO

A escolha do brinquedo foi pensada para facilitar a aprendizagem das operações matemáticas de adição e subtração. Foi criado um jogo de boliche com números de um (um) a 10(dez), usando garrafas pets e E.V.A. (espuma vinílica acetinada) e uma bola de plástico. O objetivo é derrubar as garrafas com a bola e verificar os números das garrafas caídas durante o jogo. Visto o número é possível que se some ou se subtraia, tendo como mediador o professor que escolherá a operação a ser realizada. Caso todas as garrafas serem derrubadas, é possível que se faça uma ordenação dos números na lousa, assim como as somas e subtrações.

O nome do jogo é “boliche matemático” e a intenção é que as operações sejam aprendidas com diversão, quebrando o paradigma de que matemática é difícil. O jogo é destinado para as crianças das séries inicias, onde tais operações começam a serem desenvolvidas.

Os materiais escolhidos para o jogo foram pensados de acordo com a facilidade de encontrá-los, o seu baixo custo e a simplicidade de sua construção, visto que as Escolas Públicas atuais deixam a desejar no que se refere às condições materiais para a utilização de jogos pedagógicos.

Outro fator importante é que os materias são recicláveis, contribuindo para uma consciência ecológica necessária. A reciclagem além de reduzir a quantidade de lixo, também recupera produtos, economizando energia, matéria prima e gastos, reduzindo significativamente a degradação ambiental.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O “brincar” para as crianças é de grande importância para o aprendizado. Segundo Vygotsky (1998), é através da interação com o meio que a criança se desenvolve. Sendo assim, as brincadeiras e os jogos permitem esta interação e convivência com as outras crianças. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com