TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: A INCLUSÃO

Por:   •  3/2/2016  •  Monografia  •  5.030 Palavras (21 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14][pic 15]


AGRADECIMENTOS

À Professora Mariana Botura Matara Abra  meu orientador e amigo de todas as horas, que acompanhou.

Aos professores que contribuíram, aos mestres  minha gratidão pelo resultado  e esforço comum por transmitir seus conhecimentos transformando minhas idéias em realizações.

 

[pic 16]

[pic 17][pic 18]

PERSEL, Silvane de Fátima dos Santos. A Importância da Inclusão na Escola:. 2014. 18 Folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Pós Graduação em Especialização em Educação Especial Inclusiva – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Reserva do Iguaçu, 2014.

RESUMO

Com o presente trabalho pretende provocar uma análise a respeito de inclusão, levando em conta os paradigmas e princípios que vem sendo progressivamente definido. A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências, que vivem juntamente com seus familiares na busca de seus direitos e lugar na sociedade, Portanto este aluno com necessidades especiais tem sido colocado à parte no dia a dia nas salas de aula.  Muitas das vezes por dificuldades enfrentadas pelos professores e pela instituição estes estão sendo prejudicados. Desse modo devem-se olhar as diferenças com outros olhos, de forma a valorizar o que se pode aprender com elas sem que as diferenças prejudiquem o aluno de aprender. Portanto vê-se que a verdadeira inclusão nada mais é que as pessoas especiais usufruam de seus direitos, sendo beneficiados e respeitados com suas diferenças, sem sofrerem por suas necessidades especiais.

Palavra-chave: Inclusão, família, necessidades especiais.

[pic 19]

PERSEL, Silvane de Fátima dos Santos. The Importance of Inclusion at School: 2014. 18 page  Working End of Course Specialization in Special Education Inclusive - Center for Business and Applied Social Sciences , University of North Paraná , the Iguaçu Reserve, 2014.

.

ABSTRACT

        The present work aims to provoke an analysis about inclusion , taking into account the principles and paradigms that has been progressively defined . Inclusion is a global movement to fight people with disabilities who live with their families in pursuit of their rights and place in society , so that students with special needs have been set apart day by day in the classroom . Often difficulties faced by teachers and the institution they are being harmed . Thus should look up the differences with other eyes , to appreciate what we can learn from them without differences hinder the student to learn . So we see that true inclusion is nothing more than special people enjoy their rights , being benefited and respected their differences without suffering for their special needs .

       Keyword : Inclusion , family, special needs .

[pic 20]

SUMÁRIO

1.I NTRODUÇÃO............................................................9

2.DESENVOLVIMENTO................................................12

2.1. OSPRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO  NCLUSIVA.....18 

3 CONCLUSÃO.............................................................23 

REFERÊNCIAS..............................................................25

[pic 21]

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. (MITTLER, 2003, p. 21).

Portanto estas palavras nos levam a pensar que a inclusão é uma longa caminhada onde deve ser percorrida com força de vontade e coragem, pois sabemos que por sermos educadores precisamos estar atentos aos desafios que precisa ser enfrentado no dia a dia, portanto é preciso que cada vez mais busquemos conhecimentos para sabermos lidar com a inclusão e caminharmos nesta longa caminhada sem tropeçar, pois é importante termos em mente que a inclusão não é somente aquela criança que possuem deficiência física, pois tem também aquela criança humilde, pois muitas das vezes ela se sente excluída e nesse momento é preciso ter consciência e fazer com que essa criança se sinta incluída ao meio onde está se tiver rejeição de ninguém apenas por ser diferente.

Pensando em ampliar conhecimentos teóricos e práticos e tendo como ponto principal a necessidade de aprender como se dá o processo de ensino - aprendizagem na educação especial a fim de buscar aprender um trabalho com criatividade onde o mesmo se torne tanto para o professor como para o aluno, algo satisfatório e não um processo difícil, cheio de obstáculos. Vejo que é de fundamental importância realizar uma pesquisa aprofundada nas escolas, junto aos professores, em livros e outros materiais que permitam adquirir conhecimentos relevantes na área da Educação especial.

Portanto é importante deixarmos bem claro que na educação especial o educador precisa estar sempre buscando diferentes conhecimentos, por que eles são mais sensíveis e nem todos conseguem aprender tudo o que o educador ensina, alguns tem mais dificuldades em aprender outros já tem um pouco mais de facilidade, por isso tem um processo mais rápido no ensino-aprendizagem.  

O educador conhecendo os diferentes recursos pedagógicos pode orientar a metodologia do seu trabalho e para isso se faz necessário uma formação profissional já que se entende que uma maneira de melhorar o processo ensino-aprendizagem é buscar algo que ajude a minimizar a falta de interesse, a despreocupação com os estudos, a indisciplina que levam os alunos a terem sérias dificuldades de aprendizagem sendo esta a grande preocupação para parte da educação hoje. Utilizar métodos qualificados é encontrar meios de enfrentar o desafio de educar com criatividade e dinamismo para assim poder descobrir formas interessantes de lidar com essa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com